Buscar

Cultura Brasileira A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de A2 para 02-10
NOME DO ALUNO: VANESSA VELOSO DE OLIVEIRA.
Primeira Parte
Resolva todas as questões de múltipla escolha. Para marcar sua resposta troque a cor da fonte para vermelho.
	1_ Qual das definições a seguir NÃO corresponde ao conceito de cultura?
	A
	Um complexo de crenças, conhecimentos, moral, leis e costumes compartilhados socialmente pelo ser humano. 
	B
	Padrões de comportamento social, que regulamentam as personalidades e dão o tom dos grupos sociais.
	C
	Um conjunto de normas e regras, um ‘receituário’ de como o mundo pode e deve ser classificado.
	D
	São regras sociais eternas, idênticas em todas as sociedades conhecidas, pois assim regulamentam os comportamentos dos seus grupos.
	2_ Por que é correto afirmar que a importância do conceito de cultura está nas mudanças de atitude frente ao outro?
	A
	Pois assim percebemos o quanto refletimos e ponderamos sobre as variáveis que compõem a complexidade da nossa realidade social a todo momento.
	B
	Pois assim percebemos o quanto refletimos e ponderamos sobre as variáveis que compõem a complexidade da nossa realidade social a todo momento.
	C
	Pois, ao perceber que o outro não é semelhante a nós, nos colocamos em seu lugar para, por meio da alteridade, melhor compreender a complexidade de nossas diferenças.
	D
	Pois assim percebemos que nossas regras sempre são mais legítimas do que as das outras culturas.
	3_ O que significa dizer que a vida social é profundamente influenciada e condicionada pela cultura?
	A
	Que a única coisa que não podemos controlar culturalmente é a hora em que sentimos sono ou fome, pois estes fenômenos dependem de características da natureza.
	B
	Que por mais que naturalizemos alguns comportamentos considerados normais, todos eles são culturalmente definidos, ajudando-nos a organizar a vida social.
	C
	Que há regras culturais que são socialmente imutáveis, e que mesmo que lutemos contra elas, não é possível modificar nosso comportamento.
	D
	Que, apesar de influenciar a vida social, a cultura não influencia a visão de mundo do ser humano.
	4_ As ciências sociais contemporâneas procuram estabelecer sínteses teóricas entre as noções de sociedade e indivíduo, Estrutura e ação ou ordem e criatividade. A esse respeito marque a alternativa correta.
	A
	A conduta social do indivíduo é capaz de influenciar os demais e produzir novas configurações sociais, que, por seu turno, condicionam o comportamento de todos.
	B
	A ação do indivíduo é capaz de alterar a estrutura social.
	C
	Nas interações sociais ocorre inevitavelmente a superação das iniciativas individuais que se diluem no todo.
	D
	Apenas as elites são capazes de influenciar e alterar a ordem social.
	
Segunda Parte
	
	
Escolha apenas DUAS questões para responder.
	5_ De acordo com Gilberto Freyre, quais as razões pelas quais a colonização do Brasil pelos portugueses logrou êxito? Pode-se afirmar que se tratou de um processo pacífico? Por que?
	 O português diferentemente dos outros povos europeus, especialmente os de origem nórdica, teve um grande facilidade em se adaptar em terras de clima tropical. Sem contar que a mobilidade foi um dos segredos da vitória portuguesa, pois Portugal se localiza em um ponto favorável. Sucesso da colonização deveu-se a aclimatabilidade e a miscibilidade do português, características que supriram a falta de capital humano. Miscibilidade: favorecida pela sexualidade exacerbada de um catolicismo “amaciado” pela influência árabe e judaica. Foi misturando-se com mulheres de cor logo ao primeiro contato e multiplicando-se em filhos mestiços. Aclimatabilidade: Clima em Portugal é próximo ao da Europa, portanto a vinda para os trópicos não seria de difícil adaptação. Miscigenação foi o grande trunfo do português na colonização e constituição da nação brasileira: adaptação biológica e social. Não foi um processo pacífico, pois houve forte resistência dos nativos. A insistência dos colonos portugueses em escravizar os índios convertê-los ao Cristianismo e tentar impor sua cultura, implicando em atos de violência de parte a parte originou-se um ódio mortal aos invasores.
	6_ A análise de Gilberto Freyre sobre a colonização do Brasil por ser de caráter culturalista revelou-lhe o mulato no seu justo valor? Qual o sentido dessa afirmação?
	Sim, revelou o mulato no seu justo valor. Freyre não se “convenceu” da igualdade genética, metal dos negros e índios em relação aos brancos. Pois eles foram separados dos traços de raça os efeitos de raça ou da experiência cultural. Então, o “justo valor” do negro e do mulato fica na dependência de influências positivas no meio e na cultura. Será preciso “separar” meio e cultura dos traços da raça biológica. Freyre, afirma que a escravidão dos negros vem desde essa época, e a “escravidão sexual” das mulatas também.
	7_ Roberto Da Matta afirma que as relações de dominação no Brasil evidenciam uma lógica relacional nas interações sociais? O que significa esse raciocínio?
	
		
	8_ O que significa dizer, no entender de Roberto Da Matta, que em casa somos supercidadãos e na rua ocorre uma ausência total de reconhecimento? E de que forma essa dicotomia entre a casa e a rua afeta a compreensão que temos sobre o trabalho?

Continue navegando