Buscar

Lista Zootecnia Forças

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS – CURSO DE ZOOTECNIA – 2017.1
Prof. Paulo Tarso
1) A tensão para a qual uma linha de pescar arrebenta é chamada de “resistência” da linha. Qual é a resistência mínima necessária para que a linha faça parar um salmão de 90 N de peso em 11 cm se o peixe está inicialmente se deslocando a 2,8 m/s? Considere uma desaceleração constante.
2) Sob a ação de duas forças, uma partícula se move com velocidade constante de v = 5i + 5j. Se uma das forças é F = 3N i – 2N j, quanto vale a outra força?
3) Na Figura 1 um caixote de massa m = 100 kg é empurrado por uma força horizontal F que o faz subir uma rampa sem atrito com velocidade constante. Quais são os módulos de F e da força que a rampa exerce sobre o caixote?
4) Um elevador que pesa 280 kN move-se para cima. Qual é a tensão no cabo do elevador se a velocidade (a) está aumentando a uma taxa de 1,2 m/s2 e (b) está diminuindo a uma taxa de 1,2 m/s2 ?
5) As duas únicas forças que agem sobre um corpo têm módulos de 20 N e 35 N e direções que diferemde 80o. A aceleração resultante tem um módulo de 20 m/s2. Qual é a massa do corpo?
6) Na Figura 2, o bloco A de 4 kg e o bloco B de 6 kg estão conectados por uma corda de massa desprezível. A força FA = 12N i atua sobre o bloco A; a força FB = 24N i atua sobre o bloco B. Qual é a tensão na corda?
7) Um objeto está pendurado em uma balança de mola presa ao teto de um elevador. A balança indica 65 N quando o elevador está parado. Qual é a leitura da balança quando o elevador está subindo (a) com velocidade constante de 7,5 m/s; (b) com uma velocidade de 7,5 m/s e uma desaceleração de 2,4 m/s2 ?
8) Um bloco de 4 kg é empurrado ao longo de um piso horizontal por uma força F de módulo 16 N que faz um ângulo de 40o com a horizontal (Figura 3). O coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o piso é igual a 0,25. Calcule (a) o módulo da força de atrito que o piso exerce sobre o bloco e (b) o módulo da aceleração do bloco.
9) Um pequeno plano inclinado formado por uma placa de aço faz um pequeno ângulo em relação à horizontal. Sobre este plano encontra-se uma caixa, também de aço, com massa de 0,1 kg. Verifica-se que para qualquer ângulo de inclinação menor do que 25o, a caixa fica parada sobre o plano, mas para qualquer valor ligeiramente maior, ela começa a deslizar. Calcular o coeficiente de atrito entre a caixa e o plano inclinado (Figura 4).
10) Uma estudante pretende determinar os coeficientes de atrito estático e atrito cinético entre uma caixa e uma tábua. Ela coloca a caixa sobre a tábua e levanta lentamente uma das extremidades da tábua. Quando o ângulo de inclinação em relação à horizontal chega a 30o, a caixa começa a escorregar e percorre 2,5 m alo longo da tábua em 4 s, com aceleração constante. Quais são (a) o coeficiente de atrito estático e (b) o coeficiente de atrito cinético entre a caixa e a tábua?
11) Quando um bloco de 40 N desliza para baixo em um plano inclinado de 25o com a horizontal, sua aceleração é de 0,8 m/s2, dirigida para cima ao longo do plano. Qual é o coeficiente de atrito cinético entre o bloco e o plano?
12) Uma pessoa empurra horizontalmente um caixote de 60 kg com uma força de 230 N para deslocá-lo sbore um piso plano. O coeficiente de atrito cinético é 0.35. (a) Qual é o módulo da força de atrito? (b) Qual é o módulo da aceleração do caixote?

Outros materiais