Buscar

Atividade discursiva de Hidrologia e Drenagem Para entregar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O propósito fundamental da estabilização e proteção de margens, sob o ponto de vista hidráulico, é manter a seção do curso d’água estável e dentro dos limites estabelecidos para sua utilização, seja como via de navegação, componente de um sistema de drenagem, aproveitamento hidrelétrico ou abastecimento de água (BRIGHETTI e MARTINS, 2001).
Quais os principais objetivos da estabilização dos taludes e margens?
Principais Objetivos: contribuir com a estabilidade geotécnica; manter a forma da seção transversal; melhorar o alinhamento do fluxo; evitar a erosão das margens com perda de material e dados aos terrenos adjacentes; contribuir com a manutenção, aspectos visuais e paisagísticos, limpeza e etc.
Exemplos Específicos: proteção de propriedades às margens do curso d’água proteção de portos; encontros e acessos; tráfego junto às margens; ancoradouros e acesso à eclusas; proteção de pistas de, pontes, proteção de tomadas d’água e estruturas de descarga.
O processo de hidráulica sobre as margens ocorre na forma de correntes, que arrastam o material constituinte e na forma de ondas, provocadas pelo próprio escoamento, vento, operação de estruturas hidráulicas ou pelo movimento das embarcações.
As formas de proteção usualmente empregadas contra a ação hidráulica, são classificadas em dois grupos, os revestimentos ou proteções diretas ou contínuas e os diques e espigões, considerados como proteções indiretas ou descontínuas. As proteções do tipo ‘revestimentos’ são usualmente paralelas ao eixo do canal enquanto os espigões apresentam algum angulo com o escoamento.

Outros materiais