Buscar

Célula Vegetal e Célula Animal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Célula Vegetal e Célula Animal
INTRODUÇÃO
	As células animais e vegetais são eucariontes e assemelham-se em suas estruturas básicas. As principais diferenças entre elas é a presença nas células vegetais de parede celulósica, plastos, vacúolos citoplasmáticos típicos, núcleo descentralizado e amido como substância de reserva energética.
	Como quase todas as organelas e inclusões celulares são transparentes e incolores, para se fazer a observação das mesmas ao microscópio, faz-se necessário o uso de corantes que tornam visíveis os seus diversos constituintes.
Os corantes são moléculas orgânicas que apresentam em sua estrutura duplas ou tripas ligações, as quais interagem com a luz aumentando as capacidades absortivas. Esta região do corante é denominada de grupo cromóforo, sendo a responsável pela absorção da luz. Estes compostos são empregados na coloração de cortes histológicos facilitando sua visualização.
Com base na carga elétrica os corantes podem ser básicos (catiônicos) ou corantes ácidos (aniônicos). Os primeiros são carregados positivamente, e apresentam afinidade por moléculas carregadas negativamente, e esta interação recebe o nome de basofilia. Como exemplo pode-se citar: azul de metileno e o azul de toluidina, que podendo evidenciar a presença do RNA, DNA e de glicosaminoglicanas ácidas, presentes no tecido conjuntivo de animais e de pectatos encontrados nas paredes celulares de plantas. 
Os corantes aniônicos apresentam carga elétrica negativa ligando-se de forma eletrostática a substratos com carga positiva, carga esta localizada nos aminoácidos lisina, histidina e arginina. A interação entre um corante carregado negativamente, com uma estrutura dotada de carga oposta é denominada de acidofilia. Neste grupo pode-se citar a eosina e o xylidine ponceau

Continue navegando