Buscar

Modelo Reportagem (EaD)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INOVAÇÕES TECNOLOGICAS NA EDUCAÇÃO
	 Inovar é preciso !!!
Nome Isabela Vitoria – RU:1511558
Polo: 
Desde o fim do Séc XIX, as grandes invenções ou inovações tecnológicas do mundo das comunicações tem sido associadas ao seu potencial de uso pela educação.
Em um mundo cada vez mais conectado, é inevitável que a relação tecnológica e a educação esteja cada vez mais próxima. 
As idéias que os inventores e visionários tinham tanto da tecnologia como da educação, eles desejavam ver suas invenções produzindo benefícios para toda a humanidade,nem tudo, ou muito pouco, do que os inventores imaginavam com relação a essa ligação tecnologia- educação, foi posto em prática. 
A escola pouco mudou a arquitetura da sala de aula continuam priveligiando as carteiras infileiradas. Os professores continuam sendo formados para exercer a função de transmitir conteúdos.
Até mesmo as tecnologias, quando incorporadas,apenas substituem antigas ferramentas, agregando pouco valor ao processo pedagógico.
O uso da tecnologia na educação deve ser visto como uma evolução natural dos métodos de ensino
. 
Segundo o psicólogo e um dos mais importantes pensadores Jean Piaget: “ o principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas, e não apenas repetir o que outras gerações fizeram”. Essa afirmação, ganha cada vez mais importância em nossos tempos de inovações tecnológicas acelerada, em que não há como imaginar a educação sem o uso de aparelhos tecnológicos.
Cada vez mais o ambiente escolar se integram a um universo de informações.
Umas das inovações tecnológicas mais usada no Brasil, é a Educação á Distancia, modalidade de ensino cada vez mais presente na educação brasileira, que alcança grande número de pessoas, de diferentes classes sociais e econômicas interessadas em avançar nos estudos.
Nesta virada de século, a educação a distancia apresenta- se como o fenômeno principal de mudanças na educação.Ela traz mudanças não só para o educar mas também para o aprender.
O aparecimento de cursos online no mundo globalizado vem possibilitando a oferta de conhecimento em todas as áreas. Surge a necessidade do aprimoramento tecnológico a cada dia que passa para acompanhar as mudanças educacionais.
Na educação, quem inova? o professor? o pesquisador? o técnico? o aluno? a instituição escolaro ou o Estado? Costuma-se dizer que as inovações que afetam os setores dominantes da sociedade. Essa inovação se dá de acordo com a visão de mundo dos agentes inovadores, de acordo com a concepção daqueles que defendem o papel da educação nos processos de mudança dos padrões culturais e de práticas sociais.
Na educação priorizamos o incentivamos a mudança, mas reproduzimos, na prática, os modelos tradicionais, com verniz moderno. De um modo geral, as instituições educacionais têm uma dificuldade extrema em inovar, experimentar, reinventar modelos pedagógicos inovadores, participativos, tanto presenciais quanto virtuais.
Normalmente os textos jornalísticos possuem um design diferenciado: textos em colunas, fotos, gráficos, tabelas, charges etc. Não se esqueça de agregar esses elementos à sua produção.
Os professores destacam uma forte resistência à inovação, que não significa a inexistência de espaço pedagógico para o ensino virtual, uma vez que também verificamos o espírito inovador do professor.
As instituições educacionais precisam estimular seus professores a se interessarem por essa modalidade inovadora. Pois o conhecimento técnico e Básico para que o profissional de educação, conhecendo os recursos que o computador pode oferecer, planeje uma aula com abordagem dinâmica e eficaz. Além disso, os recursos tecnológicos precisam estar disponíveis para que o professor sinta-se confortável na utilização diária da internet, com fácil e rápido acesso à comunicação por e-mail, aos sites necessários, listas de discussões, etc..
Obviamente, o domínio e a competência do professor sobre o conteúdo são de fundamental importância no ensino virtual, assim como também o são para o ensino presencial. 
Esta nova prática educacional, procura surgimento tanto de um novo aluno quanto de um novo professor,. ambos abertos para o aprendizado continuo e um comportamento inovador. 
Antes, entretanto, este professor precisa ser sensibilizado para receber à inovação. 
Ele precisa de vontade, motivação e coragem para mudar suas praticam educacionais tradicionais, tão convencionalmente fiéis na presencialidade, e perceber a força e o potencial desta nova ferramenta de ensino que é a Educação à Distancia.

Outros materiais