Buscar

Notícia Aline e Bruna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
APLICATIVO DE INCLUSÃO, SUCESSO EM SALA DE AULA!
Aline Maria de Carvalho Oliveira Coutinho, 1854691
Bruna Costa, 1830438
Livre Ofício - Itajubá
Data 28/08/2017
 
Fonte: www.edgarlisboa.com.br
A Escola Maria Odete Costa é uma das escolas integrantes da Secretaria de Educação do Mato Grosso, localizada na zona urbana de Rondonópolis, funcionando nos turnos matutino e vespertino, ofertando ensino fundamental das séries iniciais 1º ao 5º ano. Em 2010 foi reconhecida como escola referência no atendimento de alunos com TEA (transtorno espectro autista). O sucesso nesse atendimento se deu por um projeto político pedagógico inovador, planejado pelo grupo de professores juntamente com a coordenação pedagógica. Com o objetivo de aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento Educação Básica) deste estabelecimento de ensino, toda a equipe buscou estratégias para implementação de ações que contribuíssem para elevar o índice de desempenho individual de aprovação e a qualidade geral da escola. Foi então pensado na utilização de um aplicativo para dispositivos móveis, chamado ABC autismo, como facilitador do processo de interação entre o aluno com TEA e o ensino regular no processo de alfabetização.
Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets estão cada vez mais presentes na vida das famílias brasileiras, incluindo aquelas nas quais um ou mais membros possuem TEA, que atinge entre 0,7% a 1% da população, com maior incidência em pessoas do sexo masculino.
A escola percebia uma dificuldade de trabalhar em sala de aula com os recursos tradicionais, que prevalecia na instituição e que favorecia a dispersão e tornava o processo cansativo e ineficiente, não conseguindo atingir os objetivos previstos com alunos portadores de TEA. Surgiu então a necessidade de se inovar para poder atingir e ampliar a zona de interesse desses alunos.
O ABC autismo é um aplicativo que tem como função auxiliar no processo de alfabetização e servir como ferramenta de apoio no tratamento e educação de crianças e adolescentes com TEA. O aplicativo foi elaborado a partir de um programa educacional mundialmente utilizado no tratamento e educação de alunos com TEA, chamado de Teacch (Tratamento e educação para autistas e crianças com déficits relacionados com a comunicação). No aplicativo o aluno trabalha com quatro níveis de dificuldade, sendo que nos dois primeiros trabalham com a transposição e discriminação. Já no terceiro nível é exigido um grau de raciocínio maior do aluno. E, no último nível, o aplicativo aborda questão do letramento, onde é ensinada a repartição de sílabas, conhecimento de vogais e formação de palavras.
Com esses recursos os alunos da escola passaram a ter acesso às mesmas oportunidades que os demais alunos, desenvolvendo sua autonomia e sua habilidade especifica, como por exemplo, o desenvolvimento da linguagem oral e a interação social. 
Uma das professoras da escola comentou sobre o uso do aplicativo, “para eles, utilizar o aplicativo é prazeroso porque facilita a compreensão e eles acabam aprendendo coisas de uma forma que, para eles, é mais fácil. O aplicativo despertou interesse e facilitou o aprendizado”.
Dessa forma, a instituição verificou que a utilização de tecnologias assistivas trouxeram resultados significativos no desenvolvimento de atividades, tanto da vida diária quanto educacional dos alunos, atingindo o objetivo de aumentar o IDEB da escola.

Continue navegando