Buscar

RESUMO ARTIGO FISIOLOGIA CORRELAÇÃO ENTRE CADÁVERES CARBONIZADOS E A DOSAGEM DA (1)

Prévia do material em texto

CORRELAÇÃO ENTRE CADÁVERES CARBONIZADOS E A DOSAGEM DA 
CARBOXIHEMOGLOBINA
O estudo apresentado em pesquisa que compõe o artigo Correlação Entre Cadáveres Carbonizados e a Dosagem Da Carboxihemoglobina se prestou á fazer uma correlação de mortes por dosagem de carboxihemiglobina em cadáveres carbonizados para isso foram utilizados a variação de COHb com o sinal de Montalti. Levando em consideração que resultados laboratoriais podem ser influenciados por fatores externos tais como, idade da vitima, influencia de uso de drogas ilícitas e álcool. Em pessoas com morte por carbonização são feitos os exames para conhecer se a morte aconteceu através da intoxicação por monóxido de carbono ou por carbonização. São utilizado o exame de sangue espectrometria de massa, que é um detector específico que determinam a concentração de COHb no sangue e o sinal de Montalti que tem resultado positivo quando encontra fuligem nas vias respiratórias. Em casos onde é encontrada concentração de COHb acima de 40% a 50% é considerada morte por asfixia ocasionado por intoxicação de COHb que nessas porcentagens são letais.
Mesmo em mortes ocasionadas por carbonização, comum em incêndios, é muito frequente acontecer uma contribuição da intoxicação por COHb, pois mesmo que não seja em dosagem letal, causa mal estar, lentidão e desmaio da vítima impedindo que consiga sair do espaço do incêndio e isso acaba levando a morte.
Em vitimas por intoxicação por COHB, são presentes lesões inalatórios que leva a asfixia pela falta Oxigênio, que é substituído por CO no sangue impedindo a respiração normal. A intoxicação por monóxido de carbono só se dá em pessoas com vida, pela inalação de fumaça e substancias tóxicas. Em vitimas carbonizadas são feitos exames para detectar se há intoxicação por COHb afim de conhecer a causa real da morte, pois o cadáver pode ter sido carbonizado para esconder outro tipo de crimes.
A conclusão que nos mostra o artigo é de que é de suma importância a correlação de dosagem de intoxicação por COHb em cadáveres carbonizados para determinar a causa real da morte. Este processo auxilia a esclarecer crimes e causa mortis dúbias e incorporam inquéritos criminais. É um recurso disponível para a justiça e são feitos através do Instituto Médico Legal do estado.

Continue navegando

Outros materiais