Buscar

PROVA PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

Estudo de caso:
Questão orientadora: Como a teoria de Vygotsky pode auxiliar esse professor no que diz respeito aos conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal?
O discente deverá fundamentar a escolha da ação do professor com relação aos seus dois alunos com os conceitos de interação social e ZDP. 
Para Vygotsky o desenvolvimento do indivíduo se dá pela interação com o outro com o mundo. E é preciso conhecer o que o aluno já é capaz de realizar zona de desenvolvimento real e atuar naquilo que faz com auxílio zona de desenvolvimento proximal. É preciso que os dois alunos destacados no estudo de caso interajam com os demais alunos e tenham as suas especificidades consideradas. Portanto, a decisão mais acertada de acordo com a teoria de Vygotsky é trabalhar com o mesmo planejamento mas com atividades diferenciadas.O discente deverá fundamentar a escolha da ação do professor com relação aos seus dois alunos com os conceitos de interação social e ZDP. 
Para Vygotsky, a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizado. E a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã. Aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha. Assim, a decisão mais acertada, de acordo com a teoria de Vygotsky, é trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas. O professor deve escolher manter o mesmo planejamento para toda turma, entretanto deve introduzir atividades diferenciadas, para auxiliar os dois alunos no seu processo de desenvolvimento social, moral e intelectual. Através disso, os alunos não sentiriam excluídos em relação ao resto da turma, pois o mesmo planejamento estaria sendo aplicado aos dois. Se levarmos em consideração a teoria de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky, iremos observar que os dois alunos citados na problematização iriam através dessa teoria primeiramente absorver o que a turma estivesse produzindo com o professor e somente depois iriam ter a base necessária para desenvolver essa habilidades. Torna-se necessária a ajuda do professor para estimular os dois alunos em relação a classe, assim o que hoje os mesmos ouviram futuramente se concretizariam.
Objetivas:
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Bebês nascem, crianças crescem, vivem e atuam no meio social. Wallon entende que a criança é um ser geneticamente social, ..sendo um ser biológico que nasce já social e membro de um grupo com cultura e linguagem próprias". 
Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível dizer que o enfoque sobre o qual Wallon desenvolveu sua teoria foi chamado de... Interacionista.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Revendo a escrita na escola da perspectiva de Vygotsky, percebe-se que o ensino, 
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
I –  (V) A teoria de Vigotski traz contribuições indispensáveis para a educação, principalmente nas questões ligadas à linguagem.
II – (F) Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente após o ingresso da criança na escola.
III – (V) Para Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação de conceitos científicos.
Questão 3/10 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A teoria de aprendizagem significativa, trazida por Ausubel, é o oposto da educação reacionária e violenta. ". 
Conforme os conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, Ausubel é um importante representante da aprendizagem significativa, e, portanto, da psicologia...
Cognitivista.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, esse tipo de filosofia pertence a qual período histórico?
Idade Média.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Considerando-se os currículos escolares e a massa de informação que eles contêm, Ausubel (1980) a define como sendo a aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva". 
De acordo os conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, como se chama a forma de organizar o ensino em diagramas, que indicam as relações entre os conceitos, proposta por Ausubel? 
Mapa conceitual.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu levar mais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. 
...terá condições de lidar com problemas dessa natureza".
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da Epistemologia Genética (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a seguir:
 I – (F) Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende.
II – (V) Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou-se na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social.
III – (F) Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto.
IV – (V) Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. 
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Na Grécia antiga, [...] era o escravo que conduzia as crianças até os preceptores, que lhes ensinariam os conhecimentos necessários à sua época. No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, como se chamava esse escravo participante do processo educativo das crianças?
Pedagogo.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[...] Rogers, em sua oposição ao behaviorismo e em suas críticas a pontos fundamentais da teoria e da técnica da psicanálise, antecipava e inspirava as posições contestatórias que a Terceira ... autoatualização". 
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o que é a “autoatualização” proposta por Carls Rogers?
 
É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançar.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas predominantes na União Soviética pós-revolução dc 1917, Nessa perspectiva, o sentido da palavra é...
Inesgotável.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"O processo de construção do comportamento (o ser humano não dispõe de instintos ou savoir inné) inicia-se com as montagens hereditárias (que não agem, ainda, coordenadamente). [...]". 
Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o momento de equilíbrio entre o indivíduoe o meio físico e social é chamado de...
Equilibração majorante.
DISCURSIVA
Questão 1/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] é por meio dos significados originados no grupo cultural que o indivíduo estabelece conceitos. Os conceitos surgem, então, pela generalização dos significados, realizada por meio de signos e pela interiorização.
Os signos são instrumentos psicológicos por meio dos quais os sujeitos possuem o controle sobre a realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva o conceito de signos na perspectiva Vygostiskyana.
Resposta: O signo é uma marca externa que auxilia o sujeito em tarefas que exigem memória ou atenção para a regulação das atividades psicológicas, são representações da realidade e refere-se a elementos ausentes do espaço e tempo presente, possibilita as relações mentais como imaginar, fazer planos e ter intenções. "Por exemplo, não podemos falar com o outro por transmissão de pensamento; para isso, utilizamos um instrumento tipicamente psicológico: o signo. Segundo Vigotski (2001), os signos são instrumentos psicológicos por excelência e referem-se a tudo o que está situado fora do indivíduo, sendo que, por meio de atividades internas e externas, irão atingir dire- tamente o outro. Consequentemente, o ser humano somente planeja porque dispõe do pensamento; por sua vez, para a expressão do pensa- mento, ele necessita do signo para representá-lo. O tema do pensamento e da linguagem situa-se entre aquelas questões de psi- cologia em que aparece em primeiro plano a relação entre as diversas funções psicológicas, entre as diferentes modalidades de atividade da consciência" 
Questão 2/3
Leia o excerto a seguir:
"O Estágio operatório concreto ocorre por volta dos 7 aos 9 anos de idade. O início desse estágio coincide com o início da escolarização, e há um consenso que profundas mudanças na forma de pensar acontecem nesse período. Nesse período há mais flexibilidade de pensamento e conseguem solucionar problemas mentalmente".
No período operatório-concreto a criança já consegue realizar operações a partir da sua realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva quando ocorre a apropriação do conhecimento nesse período.
Resposta: Para conhecer é preciso construir, transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao seu ponto de partida. É por essa razão que aprendemos somente quando operamos com o conhecimento, quando interagimos ativamente, não quando copiamos. Primeiro vem a produção, depois a apropriação. A criança do operatório concreto consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta.
Questão 3/3
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Uma questão central para esse debate é que, segundo Vygotsky, nenhuma das principais tendências vigentes no seu tempo lograva buscar uma explicação para o que há de especificamente humano no ser humano a partir da sua própria condição. Indício disso é o fato de que, em meio ao dualismo entre naturalistas e mentalistas, observam-se também possibilidades duais quanto ao tratamento do conceito de sentido, pois só era presumível associá-lo a uma esfera exterior, sendo capturável pelas sensações e percepções, ou ao âmbito de uma interioridade autossuficiente em relação à cultura [...]".
A psicologia vygotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, explique o conceito de sentido formulado por Vygotski.
Resposta: Sentido, para Vygotski, é composto por um processo diferente do significado, em que abrange a subjetividade e sua unidade essencial é a emoção. Entretanto, devemos lembrar que a aparência é enganosa e que a fala muitas vezes não revela as suas contradições. Consequentemente, precisamos apreender as relações que ocorrem no plano interno, que dão sentido aos significados das palavras. Encontramos aqui a categoria sentido , que Vigotski apresenta em sua última obra. Diferentemente do significado, que é produzido e se transforma em conceitos que são instituídos no plano verbal, o sentido é composto por um processo diferente: abrange a subjetividade, e sua unidade essencial é a emoção. Conforme descreve Rey (2005), o pensamento somente é processo psicológico porque é permeado por sentimentos, isto é, são as emoções que definem a disponibilidade dos recursos subjetivos para o desenvolvimento de uma atividade.

Continue navegando