ANÁLISE DA ABERTURA DE.Os Simpsons.DE BANKSY
3 pág.

ANÁLISE DA ABERTURA DE.Os Simpsons.DE BANKSY


DisciplinaCiências Humanas e Sociais162 materiais1.026 seguidores
Pré-visualização1 página
ANÁLISE DA ABERTURA DE \u201cOs Simpsons\u201d DE BANKSY
Avaliação Geral:
 O vídeo mostra claramente a exploração da mão de obra barata de adultos e crianças nos lembrando que isso acontece só não sabemos especificamente onde, mas nesse ramo de grandes indústrias que procura lucrar mais por menos e produzir de forma rápida e ascendente é real, sem distinguir o certo do errado explorando pessoas principalmente crianças, em condições precárias, e por cima de tudo isso as indústrias e empresas lucram as mercadorias produzidas em um lugar repleto de sujeira em péssimas condições pagando uma quantia ínfima aos operários, são vendidas no mercado com um valor acima do que realmente vale.
Fetichismo da mercadoria e mais valia
Karl Marx observou que o valor das manufaturas de um produto não correspondia ao valor quando lançado no mercado, sendo este valor maior do que o esperado. O vídeo mostra esse fenômeno, que foi denominado por Marx como "Fetiche da Mercadoria" é visto que há uma discrepância no valor da mercadoria feito em um ambiente com condições precárias por pessoas que recebem menos do que deveriam receber, atribuindo valores a mais no produto transformando-o um produto de custo muito alto (de marca). Esse fenômeno de exploração dos assalariados e os capitalistas lucrando a mais da mão de obra dos operários é chamado de mais-valia que segundo Karl Marx é um processo de extorsão por meio da apropriação do trabalho excedente na produção de produtos com valor de troca.
Indústria cultural
É uma expressão que se refere ao modo de fazer cultura a partir da produção industrial, ou seja, de gerar arte para fins lucrativos, e assim cria-se uma padronização de arte, pois a indústria procura agradar aos vários tipos de público para obter um bom lucro por isso que a indústria cultural não produz uma arte mais rebuscada pois o padrão só lhes permitem produzir o que agrada ao público (conteúdos de qualidade inferior), em razão disso muitas vezes não há espaço para algo novo. Em relação ao vídeo percebe-se que \u201cOs Simpsons\u201d por mais que seja muito polêmico agrada a maioria das classes, dessa forma, a indústria produz diversos produtos que satisfaça o público, tornando-os incapazes de discernir um bom conteúdo de um mal conteúdo e também os subordinando ao seu monopólio.
Sociedade de consumo
É uma sentença utilizada para representar os avanços de produção do sistema capitalista. Concluímos que no vídeo a mercadoria produzida relacionada aos \u201cOs Simpsons\u201d promove um grande consumo no mercado fazendo com que cresça o capital, o crescimento econômico e social é traçado pelo aumento do consumo resultando em lucro ao comércio e às grandes empresas gerando mais renda e mais empregos, e com isso promovendo mais consumo.