Buscar

Ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ferramentas tecnológicas com alunos de inclusão
A inclusão digital na educação inclusiva, atualmente é tarefa complexa e extremamente necessária nas escolas, é uma prática inovadora que enfatiza uma melhor qualidade de ensino para os alunos inclusos, é um desafio para o cotidiano escolar, seja ele privado ou público. Precisa-se aprender mais sobre a diversidade humana para uma melhor compreensão das diferenças de cada ser humano ser, agir e pensar.
É preciso que haja o desenvolvimento das tecnologias de inclusão digital, havendo assim uma inclusão social, ou seja a participação dos alunos inclusos da vida em sociedade. 
Com a inclusão das tecnologias nas escolas, criaram-se os softwares com várias atividades para as múltiplas deficiências, como motora, cognitiva, visual e auditiva e altas habilidades, possibilitando os mesmos a utilizar o computador. Para alunos com deficiência visual criou-se softwares que realizam a leitura da tela ou alterar configuração de visualização. Para os surdos utiliza-se dicionários em libras, para pessoas com deficiência motora vários equipamentos vêm sendo desenvolvido: teclado com características especiais, mouses diferentes e novos dispositivos que permitem captar os comandos que o aluno deseja realizar.
A criança com altas habilidades/superdotação, exige estratégias e procedimentos de ensino diferente daquele utilizado em escolas especiais, onde o professor da sala regular deverá disponibilizar-se destas ferramentas tecnológicas no ambiente escolar para que o aluno possa realizar suas atividades em grupo havendo uma melhor socialização do superdotado com os colegas e ampliado o conhecimento dos demais.
Computadores nas escolas propicia aos alunos inclusos uma tecnologia de base, aprendendo a localizar-se e utilizar-se melhor de informações.
Para o enriquecimento da prática pedagógica no âmbito da escola as ferramentas de inclusão devem ser utilizadas da melhor maneira possível trazendo assim evoluções cognitivas para a educação. Essas tecnologias têm como objetivo de proporcionar aos alunos com algum tipo de deficiência uma participação prazerosa das aulas. 
 As mudanças ( inclusão da tecnologia na educação inclusiva) chegaram para somar no ensino aprendizagem do aluno.
A implantação da inclusão digital vêm aprimorando às aulas ministradas pelos professores e estimulado a participação dos alunos, está havendo o avanço e melhora das habilidades funcionais da pessoa com deficiência, em diferentes fases da sua vida, proporciona também condições efetivas de melhoria da qualidade de vida e autonomia.
A proposta de usar a tecnologia é estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente escolar. Por esse motivo, é relevante que as ferramentas escolhidas promovam a interação entre as crianças e de forma lúdica contribuam para o seu desenvolvimento. O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina. Outra sugestão é escolher atividades que aprimorem a tomada de decisões, a concentração e atenção.
Para que essa evolução seja possível, os educadores capacitem-se para interagir com as novas tecnologias , que reconheçam a importância das novas formas de relacionar informação e de comunicar, visando a preparar os alunos para serem sujeitos que possam exercer a cidadania da informação. A escola deverá rever seu Projetos Políticos Pedagógicos, reformulando-os o que for necessário para propiciar a inclusão de alunos com necessidades especiais e estar presente e acompanhar seu progresso, de acordo com as necessidades. 
MARTINS, R. Como a tecnologia está transformando o ensino especial. 23 de setembro de 2014.

Outros materiais