Buscar

Aplicação prática teórica PAD 1, 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CAMPUS SÃO JOSÉ - SANTA CATARINA
CURSO DE DIREITO
PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - 2016.1
PROFESSORA EDELU KAWAHALA
APLICAÇÃO PRÁTICA TEÓRICA - AULA 1
1- a) (x) errado
 b) (x) certo
2- a) Esse menino é muito triste.
Muitas vezes ouvimos essa expressão e não percebemos que por trás dessa afirmação possa existir alguma situação que é própria do estudo e prática do conhecimento psicológico. Afirmar que alguém é triste remete a um caso crônico e persistente, é muito diferente de afirmar que alguém está triste. Assim, o senso comum acaba por entrar, mesmo que de forma descompromissada, no domínio da psicologia.
3- Acreditar que os psicólogos “adivinham” as coisas, como foi apresentado no caso concreto, é um grande erro. Mesmo que a “psicologia do senso comum” atribua esse poder ao psicólogo o seu trabalho é voltado para o estudo crítico e científico dos fenômenos da psique humana. Quando Sicrana sente que está bem por causa de sua psicoterapia, entendemos que isso é o resultado de esforços por parte dela juntamente com o psicólogo que aplica e desenvolve os conhecimentos próprios do saber da psicologia enquanto área do saber humano no processo terapêutico. 
APLICAÇÃO PRÁTICA TEÓRICA - AULA 02
1- c) O indivíduo é um ser social em constante interação com as relações sociais, econômicas e políticas.
2- a) Errado 
b) Certo
3- Uma situação onde o psicólogo jurídico pode transformar a realidade de um indivíduo pode ser na acolhida e entrevista com crianças vítimas de abuso sexual ou qualquer outro tipo de violência. Neste caso, o psicólogo irá elaborar relatório que possa fundamentar a decisão da autoridade judiciária competente pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta desta criança. A ausência de um psicólogo ou a presença de um profissional mal qualificado pode provocar consequências desastrosas para a vida de alguém ou mesmo de toda uma família.

Outros materiais