Buscar

Teste do conhecimento aula 06 a 10 Seminários integrados em Serviço Social

Prévia do material em texto

Teste de conhecimento – Seminários integrados em Serviço Social
Aula 06
	
	 1a Questão (Ref.: 201504681828)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O capitalismo pressupõe a divisão entre as classes sociais: Quais são elas(es)?Assinale a alternativa correta: 
		
	
	os trabalhadores de um lado, e por outro, os profissionais de qualquer área da produção, que recebem um salário pelo seu trabalho profissional. 
	
	os proprietários dos bens de produção e, por outro lado, os trabalhadores, os profissionais de qualquer área, que recebem um salário pelo seu trabalho profissional.
	
	os proprietários dos bens e meios para a produção, como as máquinas, as matérias primas, as empresas e, por outro lado, os trabalhadores, os profissionais de qualquer área, que recebem um salário pelo seu trabalho profissional.
	
	Os Grupos de Direita.
	
	A Monarquia.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504681847)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Em seu livro "A Riqueza das Nações", Adam Smith (1723 -1790), afirmava as principais idéias do liberalismo econômico:
		
	
	O trabalhador pode vender sua força-de-trabalho aos representantes do mercado livre.
	
	A prosperidade econômica e a acumulação de riquezas eram concebidas através da atividade rural e nem comercial, e não através do trabalho livre, sem nenhum agente regulador ou interventor, por exemplo, o Estado - setor público.
	
	A prosperidade econômica e a acumulação de riquezas são concebidas através da atividade rural e comercial e o trabalho livre deve ser regulado por um interventor, por exemplo, o Estado - setor público.
	
	A chamada "mão invisível" era responsável por trazer benefícios para toda a sociedade, além de promover a evolução generalizada.
	
	Para Adam Smith eram necessárias intervenções na economia, o próprio mercado dispunha de mecanismos próprios de regulação. 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505215270)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Ao refletirmos sobre o crescimento da ação não governamental, em relação às políticas sociais como um fenômeno social, é importante recordar que estamos entendendo que:
		
	
	o capitalismo é eterno
	
	O capitalismo é um determinado modo de produção e organização social/política. Este tem diferentes estágios e produz suas próprias crises; 
	
	o capitalismo é incessante
	
	o capitalismo é genérico
	
	o capitalismo só tem uma fase: a de ouro.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504681849)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Elaine Behring (2009, p. 304), caracteriza as tendências da política social no contexto do liberalismo da seguinte maneira:
		
	
	Uma terceira tendência segue do início do século XX até 1945, final da II Guerra Mundial.
	
	Uma segunda tendência segue do início do século XX até 1945, final da II Guerra Mundial.
	
	Uma primeira tendência segue até a grande crise de 1929/1932, conhecida como a "quebra da bolsa de Nova York" - EUA. 
	
	Uma segunda de 1930 a 1970, quando prevalece o: Modelo fordista- keneysiano.
	
	Uma primeira tendência vai de 1848 até final do século XIX. 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504681850)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Durante os anos de 1930 a 1970 prevaleceu nas economias capitalistas o modelo de acumulação denominado de Modelo fordista-keynesiano. Esse modelo apresenta algumas características peculiares, são elas:
		
	
	Os trabalhadores eram classificados em qualificados e semi - qualificados no estilo de Taylor os operários que montavam os carros, tinham conhecimento especializado e lhes era negado o controle independente do ritmo de produção. 
	
	Flexibilidade nos mercados e nas alocações dos contratos de trabalho coordenados pelo Estado através da legislação específica.
	
	Rigidez nos mercados e nas alocações dos contratos de trabalho coordenados pelo Estado através da legislação específica.
	
	Os bens públicos são constituídos pela seguridade social, assistência médica, educação mantidos pelos investimentos do setor privado, elevando assim a produtividade e o consumo, além de garantir o nível de emprego.
	
	Desregulação dos mercados de trabalho: caberia ao Estado intervir, direta ou indiretamente, sobre os acordos salariais e os direitos dos trabalhadores na produção, bem como fornecer bens públicos à população, 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504715351)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Durante os anos de 1930 a 1970, surgiu nas economias capitalistas, o modelo de acumulação denominado de modelo fordista-keynesiano. Abaixo estão algumas características desse modelo, EXCETO:
		
	
	Substituição da força humana pelas máquinas. 
	
	Substituição das máquinas pela força humana.
	
	Classificação dos trabalhadores em qualificados e semi-qualificados. 
	
	Regulação dos mercados de trabalho.
	
	Rigidez nos contratos de trabalho.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505215846)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	São exemplos de direitos sociais:
		
	
	educação on line, auxílio combustível, vale gás
	
	vale aluguel, aposentadoria e vale luz.
	
	direito a férias, vale gás e auxílio creche
	
	vale gás, vale aluguel, aposentadorias
	
	aposentadorias; direito às férias; auxílio maternidade;
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504681950)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado desenvolvimentismo, que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades. Nesse modelo, o Estado: 
		
	
	enfatiza a construção de grandes monopólios e o saneamento da economia para reduzir a inflação e o déficit público.
	
	assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e de modernização econômica e social.
	
	promove captação de investimentos privados estrangeiros para realizar investimento no mercado financeiro.
	
	realiza investimento em infraestrutura econômica, combinando-o a um esforço de enxugamento dos gastos públicos.
	
	atua menos no campo econômico e concentra-se em seu papel como agente político.
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201504681952)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O pensamento neoliberal defende uma segmentação entre as esferas do Estado e do mercado. O neoliberalismo entende a existência e permanência das questões econômicas no âmbito do mercado, enquanto, ao Estado, cabem os processos da política formal e, eventualmente, algumas atividades sociais. Desse modo, trata-se de uma concepção do Estado como público e de tudo o que não é estatal como privado. Nesse sentido, o modelo de Estado que mais se aproxima ao ideal do pensamento neoliberal é aquele que:
		
	
	amplia suas responsabilidades no tratamento da questão social, prioriza a questão econômica como determinante do sistema e se distancia da sociedade.
	
	fornece a estrutura necessária para a livre concorrência do mercado, atua de forma descentralizada e reconhece a universalização dos direitos sociais a todos os cidadãos.
	
	reduz suas intervenções no campo social, apela à solidariedade e se apresenta como parceiro da sociedade em suas responsabilidades sociais.
	
	centraliza o poder de dirigir os interesses particulares de frações da população, não toma conhecimento da atuação da sociedade civil e tem como meta a luta contra a tirania da maioria.
	
	promove a democracia governada, restringe a participação política ao silencioso ato eleitoral e assegura a legitimação total da dominação da sociedade.2a Questão (Ref.: 201504681852)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	John Maynard Keynes (1883 - 1946) foi um economista britânico cujos ideais serviram de influência para a macroeconomia moderna. Na década de 1930, Keynes iniciou uma revolução no pensamento econômico. Suas idéias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como economia keynesiana. Quais idéias eram estas?
		
	
	Defendeu uma política econômica de Estado Fascista, através da qual os governos usariam medidas fiscais e monetárias para minimizar os efeitos adversos dos ciclos econômicos do capitalismo como: recessão, depressão e booms. 
	
	Após a eclosão da Terceira Guerra Mundial (1939 -1945), as ideias econômicas de Keynes não foram mais adotadas pelas principais potências econômicas do Ocidente Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), as ideias econômicas de Keynes não foram mais adotadas pelas principais potências econômicas do Ocidente 
	
	Durante as décadas de 1980 e 1990, o sucesso da economia keynesiana foi tão retumbante que quase todos os governos capitalistas adotaram suas recomendações.
	
	Após a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939 -1945), as ideias econômicas de Keynes não foram mais adotadas pelas principais potências econômicas do Ocidente
	
	Opunha-se às ideias da economia neoclássica que defendiam os mercados livres que ofereceriam automaticamente empregos aos trabalhadores, contanto que eles fossem flexíveis na sua procura salarial. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504681853)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A influência de Keynes na política econômica declinou na década de 1970 como resultado de problemas que começaram a afligir as economias norte americana e britânica como a Crise do Petróleo. O modelo Fordista-Keynesiano predominou após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) com o Welfare State, ou Estado de Bem Estar social até o início dos anos 70:
		
	
	Uma terceira tendência desde 1945 defende os mercados livres e o estado mínimo como os economistas Hayek, Popper e Gondon Hamilton.
	
	Uma terceira tendência desde 1945 defende os mercados livres e o estado mínimo como os economistas Hayek, Popper e Milton Friedman.
	
	Uma terceira tendência inicia-se a partir da crise do petróleo nos anos 70, adotando a rigidez nos mercados e nas alocações dos contratos de trabalho coordenados pelo Estado através da legislação específica.
	
	Uma terceira tendência desde 1945 defende os mercados livres e o estado mínimo como os economistas Hayek, Popper e Karl Marx.
	
	Uma terceira tendência, a partir dos anos 70, leva os países capitalistas à adoção do modelo bem-estar social, baseando-se em economistas neoclássicos.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505215846)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	São exemplos de direitos sociais:
		
	
	vale aluguel, aposentadoria e vale luz.
	
	aposentadorias; direito às férias; auxílio maternidade;
	
	vale gás, vale aluguel, aposentadorias
	
	direito a férias, vale gás e auxílio creche
	
	educação on line, auxílio combustível, vale gás
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504681950)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A partir da década de 1950, estruturou-se em países de capitalismo periférico, entre eles o Brasil, um modelo de desenvolvimento denominado desenvolvimentismo, que marcou profundamente o modo de funcionamento dessas sociedades. Nesse modelo, o Estado: 
		
	
	promove captação de investimentos privados estrangeiros para realizar investimento no mercado financeiro.
	
	assume o papel de agente central do processo de industrialização acelerada e de modernização econômica e social.
	
	enfatiza a construção de grandes monopólios e o saneamento da economia para reduzir a inflação e o déficit público.
	
	atua menos no campo econômico e concentra-se em seu papel como agente político.
	
	realiza investimento em infraestrutura econômica, combinando-o a um esforço de enxugamento dos gastos públicos.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504681849)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Elaine Behring (2009, p. 304), caracteriza as tendências da política social no contexto do liberalismo da seguinte maneira:
		
	
	Uma primeira tendência vai de 1848 até final do século XIX. 
	
	Uma segunda de 1930 a 1970, quando prevalece o: Modelo fordista- keneysiano.
	
	Uma terceira tendência segue do início do século XX até 1945, final da II Guerra Mundial.
	
	Uma primeira tendência segue até a grande crise de 1929/1932, conhecida como a "quebra da bolsa de Nova York" - EUA. 
	
	Uma segunda tendência segue do início do século XX até 1945, final da II Guerra Mundial.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504681850)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Durante os anos de 1930 a 1970 prevaleceu nas economias capitalistas o modelo de acumulação denominado de Modelo fordista-keynesiano. Esse modelo apresenta algumas características peculiares, são elas:
		
	
	Desregulação dos mercados de trabalho: caberia ao Estado intervir, direta ou indiretamente, sobre os acordos salariais e os direitos dos trabalhadores na produção, bem como fornecer bens públicos à população, 
	
	Os trabalhadores eram classificados em qualificados e semi - qualificados no estilo de Taylor os operários que montavam os carros, tinham conhecimento especializado e lhes era negado o controle independente do ritmo de produção. 
	
	Os bens públicos são constituídos pela seguridade social, assistência médica, educação mantidos pelos investimentos do setor privado, elevando assim a produtividade e o consumo, além de garantir o nível de emprego.
	
	Rigidez nos mercados e nas alocações dos contratos de trabalho coordenados pelo Estado através da legislação específica.
	
	Flexibilidade nos mercados e nas alocações dos contratos de trabalho coordenados pelo Estado através da legislação específica.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504715351)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Durante os anos de 1930 a 1970, surgiu nas economias capitalistas, o modelo de acumulação denominado de modelo fordista-keynesiano. Abaixo estão algumas características desse modelo, EXCETO:
		
	
	Substituição das máquinas pela força humana.
	
	Regulação dos mercados de trabalho.
	
	Classificação dos trabalhadores em qualificados e semi-qualificados. 
	
	Rigidez nos contratos de trabalho.
	
	Substituição da força humana pelas máquinas. 
	
Aula 07
	
	 1a Questão (Ref.: 201504681858)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A transição da década de 1970 a de 1980 é um período que marca um momento importante no desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, especialmente no diz respeito ao enfrentamento à ditadura militar brasileira e pela denúncia do "Conservadorismo Profissional". Este se refere à: 
		
	
	A perspectiva moral católica do Apos→ladoSocial,daAçãoSocialCatólica¿(∈sπradanopadreBelga¿Daens¿,presentenosurgimen→doServiçoSocialnosanos19301940.
	
	O Apostolado Social, do Protestantismo, inspirada no padre Belga "Daens", presente no surgimento do Serviço Social na década de 1920.
	
	A Ação Budista presente no surgimento do Serviço Social nos anos 1920/1950. 
	
	O Apostolado Social, da Ação Social Católica, inspirada no padre Belga ¿Daens¿, presente no surgimento do Serviço Social na década de 1920.
	
	A Ação Social Católica presente no surgimento do Serviço Social nos anos 1920/1950. 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505224319)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O Serviço Social institucionaliza-se na sociedade capitalista como ação interventiva de cunho socioeducativo,inscrita no campo político-ideológico, executando políticas sociais públicas e privadas, respondendo a interesses contraditórios das classes sociais, que estão em luta permanente. Nessa relação com as políticas sociais, os processos interventivos do Serviço Social configuram-se como 
		
	
	serviços neutros, objetivando o bem comum
	
	instrumentos a serviço das classes subalternas. 
	
	instrumentos a serviço da classe dominante. 
	
	mecanismos auxiliares no repasse de bens e serviços direcionados à reprodução do trabalhador. 
	
	instrumentos de uma profissão responsável pela transformação da sociedade. 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504715353)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A investigação a partir do enfoque do método____________, visa em situar e compreender os fenômenos sociais em seu complexo e contraditório processo de produção e reprodução, estabelecido por diversas causas e inseridos no âmbito da totalidade. Complete a lacuna com a palavra CORRETA:
		
	
	Tecnocrático. B) Fenomenológico. C) Dialético. D) Funcionalista. E) Burocrático. Resposta: C 
	
	Dialético.
	
	Fenomenológico.
	
	Funcionalista.
	
	Burocrático. 
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505224322)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O serviço social tem, junto às questões ambientais, um espaço que vale a pena ser ocupado pelas inúmeras possibilidades de estudos interdisciplinares que apresentam, não só frente às questões ligadas ao desenvolvimento urbano, à preservação do meio ambiente e à geração de renda, mas também pela importância da qual se revestem essas questões, que criam inúmeras oportunidades de intervenção ao serviço social, em ações de mobilização, organização das populações ameaçadas pela degradação do seu meio ambiente ou de educação dessa mesma população para sua preservação. COUTO, M. C. e PAGANI, A. M, M. Conversando sobre as questões ambientais e o serviço social. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2010 (adaptado). Nesse contexto, a educação ambiental é compreendida como um dos processos mais importantes de construção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes, tendo como objetivo 
		
	
	garantir o sigilo sobre informações ambientais que possam causar prejuízos às comunidades e que comprometam a segurança nacional
	
	fortalecer a interferência de povos possuidores de consciência ambiental sobre povos que desenvolvem procedimentos de destruição do meio. 
	
	estimular as práticas preservacionistas calcadas no senso comum, valorizando-as em relação à ciência e tecnologia. 
	
	incentivar a responsabilização do poder público na preservação do equilíbrio do meio ambiente, restringindo-se a defesa da qualidade ambiental ao Estado
	
	estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504681951)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, afetando as suas condições e as relações em que se realiza o exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. A análise crítica desse quadro requer um diagnóstico mais complexo sobre os processos sociais e a profissão neles inscrita. IAMAMOTO, M. V. As dimensões ético-políticas e teóricometodológicas no Serviço Social contemporâneo. Serviço social e saúde: Formação e Trabalho Profissional, Cortez, 2006, p. 76 (adaptado). A partir do texto e considerando o exercício da assistência social no contexto atual, assinale a alternativa correta. 
		
	
	A prática profissional interfere diretamente no cotidiano da população, razão pela qual o cotidiano alcança a centralidade da atenção profissional.
	
	O contexto sócio-histórico traz os elementos necessários para o profissional categorizar os problemas sociais e os vulnerabilizados, facilitando a priorização das ações e as opções técnicas. Tais procedimentos encontram respaldo no projeto ético-político profissional para a definição das estratégias de intervenção.
	
	É sob o escopo das questões sócio-históricas que os problemas sociais configuram-se como pessoais e delimitam os elementos teórico-metodológicos e ético-políticos que norteiam as estratégias profissionais.
	
	Os limites e possibilidades da intervenção estão impressos no terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão e nas referências éticas, políticas e metodológicas do assistente social.
	
	A prática profissional é uma relação singular entre o assistente social e o cliente e estabelece as bases para as estratégias profissionais, pois o serviço social é uma profissão do agir.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505214054)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	As políticas sociais podem ser pensadas de maneiras distintas no capitalismo contemporâneo, segundo Behring (2009, p. 303). Estas maneiras são :
		
	
	podem ser pensadas de forma psicologizante.
	
	Do ponto de vista da perspectiva dialética materialista trata-se de analisar as políticas sociais como processo histórico. Os mesmos dados numéricos podem ser interpretados de maneiras distintas, por exemplo, como resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado (setor público) e sociedade civil, no âmbito dos conflitos e luta de classes que envolvem o processo de produção capitalista.
	
	conflitos e luta de classes que envolvem o processo de produção capitalista
	
	¿Do ponto de vista da perspectiva dialética materialista trata-se de analisar as políticas sociais como processo A-histórico. ¿
	
	Podem ser pensadas de forma positivista.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504681856)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Boschetti (2009, p.579), adverte que ¿não queremos reproduzir essas abordagens, já fartamente debatidas na literatura especializada sobre metodologias avaliativas¿. Na opinião da autora: 
		
	
	As metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista e generalista, pois enfatizam métodos e técnicas e carecem de análise qualitativa, dedicadas ao conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente fenomenológica, carecem de análise do conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias subjetivas padecem de uma preocupação essencialmente fenomenológica, carecem de análise do conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias comparativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista, pois enfatizam técnicas e carecem de análise de conteúdo das políticas sociais e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista, pois enfatizam técnicas e carecem de análise de conteúdo das políticas sociais e ou programa avaliados. 
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505224311)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	(FGV/2015) Desde fins da década de 90, políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família no Brasil, o Progressa no México, o Programa Familiar na Argentina, o Família em Ação na Colômbia, foram implementadas na América Latina, Ásia e África, por orientação e/ou financiamento do Banco Mundial e do Bird. Considerando as diretrizes políticas gestadas no presente contexto socioeconômico, esses programas estão voltados às seguintes estratégias: 
		
	
	garantia de renda mínima, fortalecimento do mercado interno e pacto social;
	
	redução da desigualdade social, contenção do gasto público e regulaçãodo mercado;
	
	focalização das políticas sociais, contenção dos gastos sociais e controle social.
	
	universalização de direitos, ampliação da cidadania e combate à miséria;
	
	focalização dos direitos sociais, redistribuição de renda e assistencialismo;
	
	 1a Questão (Ref.: 201505215247)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Para Bochetti, 2009, sobre a avaliação de políticas:
		
	
	é uma avaliação processual
	
	é uma avaliação participativa
	
	é uma avaliação assimétrica
	
	toda e qualquer avaliação de políticas sociais (ou de programas e projetos) deve se sobrepor à mera composição de técnicas e instrumentos, e se situar no âmbito da identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado. 
	
	é um modelo clássico de avaliação de processo
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505224307)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	As políticas sociais não são apenas espaços de confrontação de tomadas de decisão, mas constituem elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais. Desse modo (Behring & Boschetti apud Boschetti, 2009) Nesse sentido, as autoras afirmam que a análise e a avaliação de políticas sociais 
		
	
	preocupam-se com a relação entre os beneficiários destas políticas e as melhorias nos territórios por eles ocupados.
	
	ultrapassam a disposição de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício ou com a eficiência e eficácia.
	
	situam-se no significado do papel do Estado e das classes sociais na construção de relações de solidariedade orgânica com a sociedade civil.
	
	atêm-se à dinâmica quantitativa das ações, pois é fundamental ter o conhecimento dos impactos financeiros dos programas. 
	
	utilizam técnicas de aferição quanti-qualitativas, a fim de projetar demandas e necessidades de situações-limite, pois estas é que necessitam ser cobertas pelas políticas sociais.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504681865)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O advento do neoliberalismo, com a privatização do Estado, a desregulamentação dos direitos do trabalho e a desmontagem do setor produtivo estatal repassa à sociedade civil, ao terceiro setor as responsabilidades para com as necessidades sociais. Para o autor, o que fazem as organizações do Terceiro Setor é:
		
	
	Contribuir para aumentar os direitos sociais já conseguidos, 
	
	desenvolver ações de inclusão e cidadania.
	
	provocar ganhos econômicos a enormes parcelas das populações,
	
	Agudizar e reforçar a indigência.
	
	adotar medidas de direitos em países da periferia do capitalismo. 
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505215216)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Para Bochetti, 2009, a avaliação de políticas e programas:
		
	
	é importante para a empresa privada
	
	é essencial ao Estado
	
	Padece de uma preocupação essencialmente tecnicista e generalista, pois enfatizam métodos e técnicas e carecem de análise qualitativa, dedicadas ao conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	padece de uma preocupação essencialmente generalista.
	
	padece de uma preocupação essencialmente tecnicista. 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504681949)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	- O assistente social, tanto em sua prática investigativa para conhecimento da realidade quanto em sua atuação junto aos movimentos sociais, necessita do aporte teórico de autores clássicos. Desses, alguns conceitos teóricos devem ser priorizados, objetivando perceber a realidade tal qual ela é. GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2000 (adaptado). Assinale a alternativa que apresenta conceitos fundamentais que devem ser considerados pelo assistente social em sua prática. 
		
	
	Classes, estamentos, papéis em Durkheim, função e organização da cultura em Weber e estrutura, infraestrutura e superestrutura em Marx. 
	
	Anomia/disnomia em Durkheim, burocracia em Weber e consciência e luta de classes em Marx. 
	
	Organização em Durkheim, desorganização em Weber e consciência de classes em Marx.
	
	Ação social e suicídio em Durkheim, anomia/disnomia em Weber e consciência individual, capital e trabalho em Marx.
	
	Luta de classe em Durkheim, burocracia e aparelhos de estado em Weber e estratificação social em Marx.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504681855)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Segundo Ivanete Boschetti (2009, p.578), para avaliação de políticas, programas e projetos sociais é necessário levar em consideração:
		
	
	A ênfase deve ser dada na aplicação de métodos e técnicas avaliativas, acerca do conteúdo e papel do Estado e das políticas sociais. 
	
	as funções e papel do estado na produção das desigualdades sociais.
	
	Que a ênfase dada na aplicação de um arsenal de métodos e técnicas avaliativas, não deve ser desprovida de reflexão crítica acerca do conteúdo e papel do Estado e das políticas sociais. 
	
	as funções e papel do município na produção das desigualdades sociais.
	
	A profusão de produções teóricas preocupadas com a medição e desempenho de uma suposta intervenção técnica e neutra do Estado. 
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504681856)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Boschetti (2009, p.579), adverte que ¿não queremos reproduzir essas abordagens, já fartamente debatidas na literatura especializada sobre metodologias avaliativas¿. Na opinião da autora: 
		
	
	As metodologias subjetivas padecem de uma preocupação essencialmente fenomenológica, carecem de análise do conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista, pois enfatizam técnicas e carecem de análise de conteúdo das políticas sociais e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista e generalista, pois enfatizam métodos e técnicas e carecem de análise qualitativa, dedicadas ao conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias comparativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista, pois enfatizam técnicas e carecem de análise de conteúdo das políticas sociais e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente fenomenológica, carecem de análise do conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505224311)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	(FGV/2015) Desde fins da década de 90, políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família no Brasil, o Progressa no México, o Programa Familiar na Argentina, o Família em Ação na Colômbia, foram implementadas na América Latina, Ásia e África, por orientação e/ou financiamento do Banco Mundial e do Bird. Considerando as diretrizes políticas gestadas no presente contexto socioeconômico, esses programas estão voltados às seguintes estratégias: 
		
	
	redução da desigualdade social, contenção do gasto público e regulação do mercado;
	
	garantia de renda mínima, fortalecimento do mercado interno e pacto social;
	
	universalização de direitos, ampliação da cidadania e combate à miséria;
	
	focalização das políticas sociais, contenção dos gastos sociais e controle social.
	
	focalização dos direitos sociais, redistribuição de renda e assistencialismo;
	
	 1a Questão (Ref.: 201505215247)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	ParaBochetti, 2009, sobre a avaliação de políticas:
		
	
	é uma avaliação participativa
	
	toda e qualquer avaliação de políticas sociais (ou de programas e projetos) deve se sobrepor à mera composição de técnicas e instrumentos, e se situar no âmbito da identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado. 
	
	é um modelo clássico de avaliação de processo
	
	é uma avaliação assimétrica
	
	é uma avaliação processual
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505224307)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	As políticas sociais não são apenas espaços de confrontação de tomadas de decisão, mas constituem elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais. Desse modo (Behring & Boschetti apud Boschetti, 2009) Nesse sentido, as autoras afirmam que a análise e a avaliação de políticas sociais 
		
	
	situam-se no significado do papel do Estado e das classes sociais na construção de relações de solidariedade orgânica com a sociedade civil.
	
	atêm-se à dinâmica quantitativa das ações, pois é fundamental ter o conhecimento dos impactos financeiros dos programas. 
	
	ultrapassam a disposição de métodos e técnicas racionais e operativos, preocupados com a relação custo-benefício ou com a eficiência e eficácia.
	
	preocupam-se com a relação entre os beneficiários destas políticas e as melhorias nos territórios por eles ocupados.
	
	utilizam técnicas de aferição quanti-qualitativas, a fim de projetar demandas e necessidades de situações-limite, pois estas é que necessitam ser cobertas pelas políticas sociais.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504681865)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O advento do neoliberalismo, com a privatização do Estado, a desregulamentação dos direitos do trabalho e a desmontagem do setor produtivo estatal repassa à sociedade civil, ao terceiro setor as responsabilidades para com as necessidades sociais. Para o autor, o que fazem as organizações do Terceiro Setor é:
		
	
	Contribuir para aumentar os direitos sociais já conseguidos, 
	
	desenvolver ações de inclusão e cidadania.
	
	provocar ganhos econômicos a enormes parcelas das populações,
	
	Agudizar e reforçar a indigência.
	
	adotar medidas de direitos em países da periferia do capitalismo. 
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505215216)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Para Bochetti, 2009, a avaliação de políticas e programas:
		
	
	padece de uma preocupação essencialmente tecnicista. 
	
	é importante para a empresa privada
	
	padece de uma preocupação essencialmente generalista.
	
	é essencial ao Estado
	
	Padece de uma preocupação essencialmente tecnicista e generalista, pois enfatizam métodos e técnicas e carecem de análise qualitativa, dedicadas ao conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504681949)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	- O assistente social, tanto em sua prática investigativa para conhecimento da realidade quanto em sua atuação junto aos movimentos sociais, necessita do aporte teórico de autores clássicos. Desses, alguns conceitos teóricos devem ser priorizados, objetivando perceber a realidade tal qual ela é. GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2000 (adaptado). Assinale a alternativa que apresenta conceitos fundamentais que devem ser considerados pelo assistente social em sua prática. 
		
	
	Organização em Durkheim, desorganização em Weber e consciência de classes em Marx.
	
	Anomia/disnomia em Durkheim, burocracia em Weber e consciência e luta de classes em Marx. 
	
	Ação social e suicídio em Durkheim, anomia/disnomia em Weber e consciência individual, capital e trabalho em Marx.
	
	Classes, estamentos, papéis em Durkheim, função e organização da cultura em Weber e estrutura, infraestrutura e superestrutura em Marx. 
	
	Luta de classe em Durkheim, burocracia e aparelhos de estado em Weber e estratificação social em Marx.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504681855)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Segundo Ivanete Boschetti (2009, p.578), para avaliação de políticas, programas e projetos sociais é necessário levar em consideração:
		
	
	as funções e papel do estado na produção das desigualdades sociais.
	
	Que a ênfase dada na aplicação de um arsenal de métodos e técnicas avaliativas, não deve ser desprovida de reflexão crítica acerca do conteúdo e papel do Estado e das políticas sociais. 
	
	A ênfase deve ser dada na aplicação de métodos e técnicas avaliativas, acerca do conteúdo e papel do Estado e das políticas sociais. 
	
	A profusão de produções teóricas preocupadas com a medição e desempenho de uma suposta intervenção técnica e neutra do Estado. 
	
	as funções e papel do município na produção das desigualdades sociais.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504681856)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Boschetti (2009, p.579), adverte que ¿não queremos reproduzir essas abordagens, já fartamente debatidas na literatura especializada sobre metodologias avaliativas¿. Na opinião da autora: 
		
	
	As metodologias subjetivas padecem de uma preocupação essencialmente fenomenológica, carecem de análise do conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente fenomenológica, carecem de análise do conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias comparativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista, pois enfatizam técnicas e carecem de análise de conteúdo das políticas sociais e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista, pois enfatizam técnicas e carecem de análise de conteúdo das políticas sociais e ou programa avaliados. 
	
	As metodologias avaliativas padecem de uma preocupação essencialmente tecnicista e generalista, pois enfatizam métodos e técnicas e carecem de análise qualitativa, dedicadas ao conteúdo e significado da política social e ou programa avaliados. 
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505224311)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	(FGV/2015) Desde fins da década de 90, políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família no Brasil, o Progressa no México, o Programa Familiar na Argentina, o Família em Ação na Colômbia, foram implementadas na América Latina, Ásia e África, por orientação e/ou financiamento do Banco Mundial e do Bird. Considerando as diretrizes políticas gestadas no presente contexto socioeconômico, esses programas estão voltados às seguintes estratégias: 
		
	
	focalização dos direitos sociais, redistribuição de renda e assistencialismo;
	
	focalização das políticas sociais, contenção dos gastos sociais e controle social.
	
	universalização de direitos, ampliação da cidadania e combate à miséria;
	
	garantia de renda mínima, fortalecimento do mercado interno e pacto social;
	
	redução da desigualdade social, contenção do gasto público e regulação do mercado;
Aula 08
	
	 1a Questão (Ref.: 201505215311)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Conforme Marilda Iamamoto (2009), Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais, este profissional pode exercer uma dupla função:
		
	
	caritativa e solidária
	
	coercitiva e pragmática
	
	Pode representar uma invasão da privacidade através de condutas autoritárias e burocráticas,como extensão do braço coercitivo do Estado (ou da empresa) ou pode abrir possibilidades para o acesso das famílias a recursos e serviços, além de acumular um conjunto de informações sobre as expressões contemporâneas da questão social pela via do estudo social. 
	
	caritativo e coercitivo
	
	solidário e empreendedor
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504715356)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Abaixo estão algumas características do modelo taylorista/fordista, EXCETO:
		
	
	Produção homogeneizada e padronizada.
	
	Trabalho possui uma rotina.
	
	Produção heterogeneizada e padronizada.
	
	Parcelamento das tarefas dos trabalhadores.
	
	Produção em massa. 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504681946)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O conceito de responsabilidade social aplicado à gestão dos negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente.¿ (ETHOS. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social). Sobre o conceito de Responsabilidade Social, marque a melhor alternativa:
		
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de agregar valor à marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio e com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz, mas não controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de diminuir o valor da marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio e com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz e controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de agregar valor à marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio e com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz e controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de agregar valor à marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio, mas não com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz e controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504681864)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Para contextualizar o período histórico onde o "crescimento da ação não governamental" em relação às políticas sociais manifestou-se como um fenômeno social é necessário compreender: 
		
	
	O capitalismo possui um único estágio em seu desenvolvimento, é cíclico, histórico e produz suas próprias crises. 
	
	O "crescimento da ação não governamental" é uma forma de se garantir os direitos a todos os cidadãos, dividindo a responsabilidade do estado com a sociedade civil. 
	
	O capitalismo como um determinado modo de organização social e política. 
	
	O Estado de Bem-Estar Social como preconiza o neoliberalismo, repassa ao setor privado responsabilidades do cuidado com as necessidades sociais. 
	
	O estado na sociedade capitalista pode ser: o Estado de Bem Estar Social ou Welfare State, garantindo benefícios e direitos sociais. 
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505215328)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O que seria Estado de Bem Estar Social no capitalismo?
		
	
	É aquele que garante somente benefícios
	
	é aquele que garante cesta básica
	
	É aquele que garante benefícios e direitos sociais;
	
	é aquele que oferece benesses
	
	é aquele que oferece subsídios ao terceiro setor
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504681752)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	São diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público que se apresenta através dos programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou não, com a participação de entes públicos ou privados, para garantir um direito de cidadania. Esta definição está relacionada ao conceito de:
		
	
	Políticas Públicas, que entraram na pauta atual com grande relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, culturais, econômicas e políticas. 
	
	Políticas Públicas, que entraram na pauta atual com grande relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, somente.
	
	Políticas Públicas, que entraram na pauta atual com pequena relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, culturais, econômicas e políticas.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Vantagens Públicas, que entraram na pauta atual com grande relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, culturais, econômicas e políticas.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505215282)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Para o autor Carlos Montano o terceiro setor:
		
	
	agudiza e reforça a indigência. Evidentemente, seu texto visa provocar uma discussão que leve em conta um repensar do universo de ação desse Terceiro Setor, sobretudo no que diz respeito aos procedimentos políticos e operacionais que adota em países da periferia do capitalismo. 
	
	existe para auxiliar o Estado
	
	reproduz a pobreza
	
	é essencial para atendimento da emergências
	
	agudiza e reforça a indigência. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201504681953)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O serviço social tem, junto às questões ambientais, um espaço que vale a pena ser ocupado pelas inúmeras possibilidades de estudos interdisciplinares que apresentam, não só frente às questões ligadas ao desenvolvimento urbano, à preservação do meio ambiente e à geração de renda, mas também pela importância da qual se revestem essas questões, que criam inúmeras oportunidades de intervenção ao serviço social, em ações de mobilização, organização das populações ameaçadas pela degradação do seu meio ambiente ou de educação dessa mesma população para sua preservação. COLITO, M. C.; PAGANI, A. M. M. Conversando sobre as questões ambientais e o serviço social. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2010 (adaptado). Nesse contexto, a educação ambiental é compreendida como um dos processos mais importantes de construção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes, tendo como objetivo: 
		
	
	estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
	
	incentivar a responsabilização do poder público na preservação do equilíbrio do meio ambiente, restringindo-se à defesa da qualidade ambiental ao Estado. 
	
	estimular as práticas preservacionistas calcadas no senso comum, valorizando-as em relação à ciência e tecnologia.
	
	garantir o sigilo sobre informações ambientais que possam causar prejuízos às comunidades e que comprometam a segurança nacional.
	
	fortalecer a interferência de povos possuidores de consciência ambiental sobre povos que desenvolvem procedimentos de destruição do meio.
	
	 1a Questão (Ref.: 201504681866)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Para o enfrentamento do crescimento daação não governamental e a "mercantilização" das políticas sociais é importante ter claro que:
		
	
	Nos primeiros anos de 1990, inicia-se uma nova "crise" do capitalismo, motivada entre outros determinantes pela crise do petróleo, pois ele é uma fonte esgotável. 
	
	O sistema capitalista, nestas condições, não vai busca várias formas de restabelecer padrão de acumulação. 
	
	Nos primeiros anos de 1980, inicia-se uma nova "crise" do capitalismo, motivada entre outros determinantes pela crise do petróleo, uma fonte esgotável.
	
	A economia capitalista necessitou reestruturar suas formas de produção, em função do movimento de pensadores liberais que a denominavam "reestruturação produtiva". 
	
	A economia capitalista necessitou reestruturar suas formas de produção, por isso o nome dado a este momento do capitalismo como ¿reestruturação produtiva¿. 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504681953)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O serviço social tem, junto às questões ambientais, um espaço que vale a pena ser ocupado pelas inúmeras possibilidades de estudos interdisciplinares que apresentam, não só frente às questões ligadas ao desenvolvimento urbano, à preservação do meio ambiente e à geração de renda, mas também pela importância da qual se revestem essas questões, que criam inúmeras oportunidades de intervenção ao serviço social, em ações de mobilização, organização das populações ameaçadas pela degradação do seu meio ambiente ou de educação dessa mesma população para sua preservação. COLITO, M. C.; PAGANI, A. M. M. Conversando sobre as questões ambientais e o serviço social. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2010 (adaptado). Nesse contexto, a educação ambiental é compreendida como um dos processos mais importantes de construção de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes, tendo como objetivo: 
		
	
	garantir o sigilo sobre informações ambientais que possam causar prejuízos às comunidades e que comprometam a segurança nacional.
	
	fortalecer a interferência de povos possuidores de consciência ambiental sobre povos que desenvolvem procedimentos de destruição do meio.
	
	incentivar a responsabilização do poder público na preservação do equilíbrio do meio ambiente, restringindo-se à defesa da qualidade ambiental ao Estado. 
	
	estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.
	
	estimular as práticas preservacionistas calcadas no senso comum, valorizando-as em relação à ciência e tecnologia.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504715356)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Abaixo estão algumas características do modelo taylorista/fordista, EXCETO:
		
	
	Produção em massa. 
	
	Parcelamento das tarefas dos trabalhadores.
	
	Produção heterogeneizada e padronizada.
	
	Produção homogeneizada e padronizada.
	
	Trabalho possui uma rotina.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504681946)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O conceito de responsabilidade social aplicado à gestão dos negócios se traduz como um compromisso ético voltado para a criação de valores para todos os públicos com os quais a empresa se relaciona: clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, acionistas, governo, meio ambiente.¿ (ETHOS. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social). Sobre o conceito de Responsabilidade Social, marque a melhor alternativa:
		
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de agregar valor à marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio e com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz, mas não controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de agregar valor à marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio, mas não com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz e controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de agregar valor à marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio e com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz e controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	Responsabilidade Social passou a ser uma estratégia, dentro das empresas, de diminuir o valor da marca por meio de iniciativas, que, em conjunto, representem uma preocupação com o meio e com as pessoas que integram este meio. Assim, é preciso que as ações de responsabilidade social sejam planejadas de forma eficaz e controladas através de indicadores e análise crítica.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504681864)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Para contextualizar o período histórico onde o "crescimento da ação não governamental" em relação às políticas sociais manifestou-se como um fenômeno social é necessário compreender: 
		
	
	O "crescimento da ação não governamental" é uma forma de se garantir os direitos a todos os cidadãos, dividindo a responsabilidade do estado com a sociedade civil. 
	
	O capitalismo como um determinado modo de organização social e política. 
	
	O estado na sociedade capitalista pode ser: o Estado de Bem Estar Social ou Welfare State, garantindo benefícios e direitos sociais. 
	
	O Estado de Bem-Estar Social como preconiza o neoliberalismo, repassa ao setor privado responsabilidades do cuidado com as necessidades sociais. 
	
	O capitalismo possui um único estágio em seu desenvolvimento, é cíclico, histórico e produz suas próprias crises. 
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505215328)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O que seria Estado de Bem Estar Social no capitalismo?
		
	
	é aquele que oferece subsídios ao terceiro setor
	
	É aquele que garante somente benefícios
	
	é aquele que garante cesta básica
	
	É aquele que garante benefícios e direitos sociais;
	
	é aquele que oferece benesses
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504681752)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	São diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público que se apresenta através dos programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou não, com a participação de entes públicos ou privados, para garantir um direito de cidadania. Esta definição está relacionada ao conceito de:
		
	
	Políticas Públicas, que entraram na pauta atual com grande relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, culturais, econômicas e políticas. 
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Políticas Públicas, que entraram na pauta atual com grande relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, somente.
	
	Vantagens Públicas, que entraram na pauta atual com grande relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, culturais, econômicas e políticas.
	
	Políticas Públicas, que entraram na pauta atual com pequena relevância, sobretudo por organizar os planejamentos traçados pelo governo para as diferentes esferas sociais, culturais, econômicas e políticas.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505215282)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Para o autor Carlos Montano o terceiro setor:
		
	
	agudiza e reforçaa indigência. 
	
	existe para auxiliar o Estado
	
	é essencial para atendimento da emergências
	
	agudiza e reforça a indigência. Evidentemente, seu texto visa provocar uma discussão que leve em conta um repensar do universo de ação desse Terceiro Setor, sobretudo no que diz respeito aos procedimentos políticos e operacionais que adota em países da periferia do capitalismo. 
	
	reproduz a pobreza
Aula 09
	
	 1a Questão (Ref.: 201505215369)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Onde estão os espaços ocupacionais dos assistentes sociais? 
		
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar no judiciário; 
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar somente em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e na assessoria a organizações e movimentos sociais. 
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar no, legislativo. 
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar no Estado , nas esferas do poder executivo, legislativo e judiciário , em empresas privadas capitalistas, em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e na assessoria a organizações e movimentos sociais. 
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar somente no Estado. 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505215828)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O espaço profissional é um produto histórico, adverte Marilda Iamamoto (1992), condicionado
		
	
	Ao tipo de administração de cada projeto
	
	Pelo nível de luta pela hegemonia que se estabelece entre as classes fundamentais e suas respectivas alianças; e pelo tipo de respostas teórico-práticas densas de conteúdo político, dadas pela categoria profissional. 
	
	Ao clima organizacional
	
	Ao tipo de gestão de cada programa.
	
	A identidade particular de cada assistente social
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505215865)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A instituição da seguridade social, como núcleo central do Estado social após a Segunda Guerra Mundial (1945), foi determinante:
		
	
	Na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão globalizado. 
	
	Na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão econômico. 
	
	Na regulação das relações econômicas 
	
	Na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão keynesiano-fordista. 
	
	Na vida cotidiana em sociedade
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505217341)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No cenário contemporâneo as políticas sociais tem como característica?
		
	
	Serem bem articuladas
	
	Serem totalmente inclusivas
	
	Não existe políticas sociais
	
	Aquelas voltadas à preservação dos mínimos vitais dos segmentos da crescente população excedente lançados ao pauperismo; e ao seu controle político, preservando o direito à sobrevivência de imensos contingentes sociais e alimentando o consenso de classe necessário à luta hegemônica. 
	
	Serem universais
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505215818)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O Estado de Bem-Estar Social (Welfare State), segundo Marilda Iamamoto, na contemporaneidade: 
		
	
	Tende a ser transferido ao foro privado dos indivíduos e famílias, dependente do trabalho voluntário ou dos rendimentos familiares dos diferentes segmentos sociais, na aquisição de bens e serviços mercantis, restando ao Estado, preferencialmente, a responsabilidade no alívio da pobreza extrema.
	
	Está fortemente articulado no Brasil
	
	No Brasil garante a proteção integral das famílias.
	
	Existe em todos os países do mundo
	
	Nunca existiu no mundo
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504715360)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Percebemos que na atualidade desenvolve-se novas frentes de trabalho de atuação para o assistente social e essas demandas originam-se a partir da necessidade de: I- Implementação de Conselhos de Direitos; II- Elaboração de Planos Plurianuais de Assistência Social; III- Assessoria e Consultoria; IV- Trabalho individualizado. Assinale a alternativa correta
		
	
	I, III.
	
	I, II. 
	
	II, III, IV.
	
	I, II, III.
	
	I, IV.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505216703)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social bem como em distintos segmentos das classes subalternas em suas relações com o poder. Pode-se verificar esta postura relacionadas 
		
	
	ao espaço ocupado pelos assistentes sociais nas políticas públicas atuais.
	
	à ampliação de tipos de serviços oferecidos a todos os contribuintes da seguridade social.
	
	às conquistas, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas
	
	ao aumento de postos de atendimento a populações de baixa renda nos estados da federação.
	
	às ações de intervenção no setor privado em relação a questões sociais.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505215881)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No modelo de acumulação denominado fordista-keynesiano (1930 ¿ 1970) o Estado, pelo menos nos países capitalistas ¿desenvolvidos¿ era denominado de:
		
	
	Welfare street
	
	Estado de Bem-Estar Social ou Welfare State
	
	Estado de submissão
	
	Estado de graça
	
	Estado de Mal Estar
	
	 1a Questão (Ref.: 201505215822)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No cenário contemporâneo as políticas sociais tem como característica :
		
	
	Serem universais
	
	Serem bem articuladas
	
	Não existe políticas sociais
	
	à preservação dos mínimos vitais dos segmentos da crescente população excedente lançados ao pauperismo; e ao seu controle político, preservando o direito à sobrevivência de imensos contingentes sociais e alimentando o consenso de classe necessário à luta hegemônica. 
	
	Serem totalmente inclusivas
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505215355)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Sobre o trabalho dos assistentes sociais, Marilda Iamamoto (2009) esclarece:
		
	
	que os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais. 
	
	é benemerente
	
	é multi facetado
	
	que os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais de distintos segmentos das classes subalternas em suas relações com o bloco do poder e nas iniciativas coletivas pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas. 
	
	é técnico essencialmente
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504681948)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Sobre os setores produtivos da sociedade, assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	
	Setor primário: relacionado com a produção de matérias-primas.
	
	Setor secundário: é o das empresas privadas, excluindo-se o industrial.
	
	Terceiro Setor: Formado por Organizações Não Governamentais, entidades filantrópicas, Organizações da Sociedade Civil de interesse público e outras formas de organizações sem fins lucrativos.
	
	Nenhum das respostas.
	
	Setor terciário: relacionado aos serviços prestados.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504681845)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Ao utilizarmos,na análise da sociedade, a categoria questão social estamos realizando uma análise na perspectiva de: 
		
	
	assistir aos trabalhadores na garantia de sua sobrevivência
	
	entender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem na sociedade e na subjetividade dos homens.
	
	não reconhecer as diferenças entre trabalhadores e capitalistas ao acesso aos direitos e as condições de vida.
	
	conhecer a situação em que se encontra a maioria da população que tem na aquisição de mios de produção para garantir sua sobrevivência. 
	
	compreender a sociedade do ponto de vista da igualdade e harmonia na busca de formas de superação social.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505216707)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O espaço profissional do assistente social é um produto histórico condicionado pelo tipo de respostas teórico-práticas densa de conteúdos políticos, dados pela categoria profissional. Esta afirmativa se fundamenta 
		
	
	nas respostas dadas aos setores público e privado em relação à seguridade social.
	
	no estabelecimento de procedimentos metodológicos referentes às questões sociais.
	
	na efetivação de políticas sócio- econômicas das populações atendidas pelo assistente social.
	
	nos modelos das sociedades capitalistas relacionados aos direitos sociais. 
	
	no reconhecimento e ser o trabalho profissional tanto resultante da história quanto os agentes que a ele se dedicam.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505256074)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Sobre o Serviço Social na cena contemporânea, no que se refere as contradições no campo de trabalho do assistente social que é tensionado por interesses distintos podemos afirmar que:
		
	
	No campo de trabalho o assistente necessariamente deve ter uma postura de neutralidade para satisfazer as demandas do capital e dos trabalhadores;
	
	A possibilidade de imprimir uma direção social, tendo como norte o projeto ético e político profissional, ao exercício decorre da relativa autonomia de que dispõe o assistente social resguardada pela legislação profissional e possível de reclamação judicial.
	
	O assistente social tem autonomia absoluta no seu processo de trabalho, pois tem legislação específica que lhe assegura essa independência e sempre estará voltado para os interesses da classe trabalhadora
	
	O assistente social terá como norte da intervenção profissional os interesses institucionais, voltados para a manutenção da ordem social
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505215807)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Segundo Marilda Iamamoto (2009)as raízes históricas das metamorfoses ocorridas necessitam ser contextualizadas por meio da análise dos espaços ocupacionais do assistente social, analisando:
		
	
	Em seu cotidiano complexo
	
	Em seu desempenho econômico
	
	Em sua essência capitalista
	
	A sua expansão e metamorfoses e sob a hegemonia das finanças;
	
	Em sua caracterização histórica
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505217341)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No cenário contemporâneo as políticas sociais tem como característica?
		
	
	Serem universais
	
	Aquelas voltadas à preservação dos mínimos vitais dos segmentos da crescente população excedente lançados ao pauperismo; e ao seu controle político, preservando o direito à sobrevivência de imensos contingentes sociais e alimentando o consenso de classe necessário à luta hegemônica. 
	
	Serem bem articuladas
	
	Não existe políticas sociais
	
	Serem totalmente inclusivas
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201505216703)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social bem como em distintos segmentos das classes subalternas em suas relações com o poder. Pode-se verificar esta postura relacionadas 
		
	
	à ampliação de tipos de serviços oferecidos a todos os contribuintes da seguridade social.
	
	às ações de intervenção no setor privado em relação a questões sociais.
	
	ao espaço ocupado pelos assistentes sociais nas políticas públicas atuais.
	
	às conquistas, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas
	
	ao aumento de postos de atendimento a populações de baixa renda nos estados da federação.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505215369)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Onde estão os espaços ocupacionais dos assistentes sociais? 
		
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar somente no Estado. 
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar no, legislativo. 
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar no judiciário; 
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar no Estado , nas esferas do poder executivo, legislativo e judiciário , em empresas privadas capitalistas, em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e na assessoria a organizações e movimentos sociais. 
	
	Os espaços ocupacionais do assistente social, segundo a autora Marilda Iamamoto, têm lugar somente em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e na assessoria a organizações e movimentos sociais. 
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504715360)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Percebemos que na atualidade desenvolve-se novas frentes de trabalho de atuação para o assistente social e essas demandas originam-se a partir da necessidade de: I- Implementação de Conselhos de Direitos; II- Elaboração de Planos Plurianuais de Assistência Social; III- Assessoria e Consultoria; IV- Trabalho individualizado. Assinale a alternativa correta
		
	
	I, III.
	
	I, II, III.
	
	I, II. 
	
	II, III, IV.
	
	I, IV.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505215881)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No modelo de acumulação denominado fordista-keynesiano (1930 ¿ 1970) o Estado, pelo menos nos países capitalistas ¿desenvolvidos¿ era denominado de:
		
	
	Estado de Bem-Estar Social ou Welfare State
	
	Estado de submissão
	
	Estado de Mal Estar
	
	Estado de graça
	
	Welfare street
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505215818)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O Estado de Bem-Estar Social (Welfare State), segundo Marilda Iamamoto, na contemporaneidade: 
		
	
	Nunca existiu no mundo
	
	Está fortemente articulado no Brasil
	
	Existe em todos os países do mundo
	
	No Brasil garante a proteção integral das famílias.
	
	Tende a ser transferido ao foro privado dos indivíduos e famílias, dependente do trabalho voluntário ou dos rendimentos familiares dos diferentes segmentos sociais, na aquisição de bens e serviços mercantis, restando ao Estado, preferencialmente, a responsabilidade no alívio da pobreza extrema.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201505215865)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A instituição da seguridade social, como núcleo central do Estado social após a Segunda Guerra Mundial (1945), foi determinante:
		
	
	Na vida cotidiana em sociedade
	
	Na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão keynesiano-fordista. 
	
	Na regulação das relações econômicas 
	
	Na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão globalizado. 
	
	Na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão econômico. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505215828)
	Fórumde Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O espaço profissional é um produto histórico, adverte Marilda Iamamoto (1992), condicionado
		
	
	Ao clima organizacional
	
	Ao tipo de administração de cada projeto
	
	Ao tipo de gestão de cada programa.
	
	Pelo nível de luta pela hegemonia que se estabelece entre as classes fundamentais e suas respectivas alianças; e pelo tipo de respostas teórico-práticas densas de conteúdo político, dadas pela categoria profissional. 
	
	A identidade particular de cada assistente social
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505256074)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Sobre o Serviço Social na cena contemporânea, no que se refere as contradições no campo de trabalho do assistente social que é tensionado por interesses distintos podemos afirmar que:
		
	
	O assistente social tem autonomia absoluta no seu processo de trabalho, pois tem legislação específica que lhe assegura essa independência e sempre estará voltado para os interesses da classe trabalhadora
	
	No campo de trabalho o assistente necessariamente deve ter uma postura de neutralidade para satisfazer as demandas do capital e dos trabalhadores;
	
	A possibilidade de imprimir uma direção social, tendo como norte o projeto ético e político profissional, ao exercício decorre da relativa autonomia de que dispõe o assistente social resguardada pela legislação profissional e possível de reclamação judicial.
	
	O assistente social terá como norte da intervenção profissional os interesses institucionais, voltados para a manutenção da ordem social
	
Aula 10
	
	 1a Questão (Ref.: 201505216902)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Na sociedade capitalista, no modelo fordista keynesiano, o estado era denominado nos países desenvolvidos como
		
	
	Estado social capitalista.
	
	Estado de bem-estar social 
	
	Estado keysiano social.
	
	Estado fordista de bem estar.
	
	Estado de capital social.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505215851)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A seguridade social pode ser conceitua como :
		
	
	o conjunto de leis sociais, políticas, programas sociais estabelecidos pelo Estado, como forma de manter a ordem capitalista. E os trabalhadores de terem garantidos os direitos sociais reivindicados. 
	
	o conjunto de leis sociais.
	
	o conjunto de leis sociais, políticas, programas sociais estabelecidos pela ONG, como forma de manter a ordem capitalista. E os trabalhadores de terem garantidos os direitos sociais reivindicados. 
	
	o conjunto de leis sociais, políticas, programas sociais estabelecidos pela empresa privada, como forma de manter a ordem capitalista. E os trabalhadores de terem garantidos os direitos sociais reivindicados. 
	
	o conjunto de leis sociais e políticas. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201505217026)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	4- A seguridade social brasileira estruturou e estabeleceu os critérios de acesso da previdência e da saúde desde o ano de 1923 até a constituição de 1988. O princípio dessa lógica é 
		
	
	destinar o seguro saúde a quem está inserido na atividades informais.
	
	garantir o desenvolvimento do bem-estar social.
	
	garantir proteção , às vezes exclusivamente e, às vezes prioritariamente, ao trabalhador e a sua família.
	
	garantir o recebimento do seguro pelos familiares do contribuinte.
	
	proporcionar seguranças a todos os trabalhadores do setor público.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505217030)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A seguridade social brasileira se destina a quem está inserido em relações formais e estáveis de trabalho e possui duas características centrais. São elas:
		
	
	contribuição mensal e valores relacionados ao desempenho no trabalho.
	
	contribuição prévia e valor de benefícios proporcional à contribuição efetuada.
	
	contribuição anual e valor de benefícios adequados às atividades.
	
	contribuição anual e valor de benefícios adequados ao valor do salário.
	
	contribuição prévia e valores do seguro especificados mensalmente.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505219280)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O seguro de proteção social brasileiro tem duas características:
		
	
	são contributivos e universais
	
	são não contributivos e especiais
	
	Primeiro são condicionados a uma contribuição prévia, ou seja, só têm acesso aqueles que contribuem mensalmente. E depois o valor dos benefícios é proporcional à contribuição efetuada. 
	
	são contributivos e autônomos
	
	são universais e autônomos.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504715364)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Abaixo segue algumas afirmativas sobre Seguridade Social, EXCETO: 
		
	
	É uma política pública que tem como meta a proteção da cidadania. 
	
	Consiste num conjunto de políticas sociais cujo objetivo é amparar e assistir o cidadão e a sua família em diversas situações.
	
	Ela engloba a Saúde, Previdência e Assistência Social.
	
	Ela engloba a Saúde, Assistência e Educação.
	
	A seguridade social é um dever constitucional do Estado brasileiro,
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505219279)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	No Brasil, a lógica do seguro estruturou e estabeleceu os critérios de acesso da previdência e da Saúde desde o ano de 1923 até a Constituição de 1988. Sobre este seguro é possível afirmar:
		
	
	É um tipo de proteção limitada, que garante direito apenas àquele trabalhador que está informal. 
	
	É um tipo de proteção ilimitada, que garante direito apenas àquele trabalhador que está inserido no mercado de trabalho ou que contribui mensalmente como autônomo ou segurado especial à seguridade social. 
	
	É um tipo de proteção limitada, que garante direito apenas àquele trabalhador que está inserido no mercado de trabalho ou que contribui mensalmente como autônomo ou segurado especial à seguridade social. 
	
	É um tipo de proteção ilimitada, que não garante direito ao trabalhador. 
	
	É um tipo de proteção limitada, que garante direito a todos os trabalhadores que está inserido no mercado de trabalho ou que contribui mensalmente como autônomo ou segurado especial à seguridade social. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505217020)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Um dos pilares de estruturação a seguridade social é sua organização com base na lógica do seguro social. Assim ela garante
		
	
	critérios diferenciados de pagamento anual das contribuições.
	
	a organização social das classes trabalhadoras.
	
	a fundamentação das contribuições do setor público.
	
	os direitos da previdência social em praticamente em todos os países capitalistas.
	
	o pagamento de seguros familiares, domiciliares e pessoais.
	
	 1a Questão (Ref.: 201505217038)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A assistência social e a previdência , no âmbito da seguridade social constituem um campo de proteção porque
		
	
	não se ocupam das ocupações de trabalho do setor industrial.
	
	não se estruturam com a ampliação das relações formais e estáveis de trabalho.
	
	se preocupam com as normas de segurança do trabalho.
	
	não se restringem e nem se limitam à lógica de produção e reprodução do capitalismo.
	
	contribuem para o pagamento dos salários dos trabalhadores. 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201505219284)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A seguridade

Continue navegando