Buscar

Direito Empresarial e Direito Comercial Atps

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Empresarial e Direito Comercial
 Direito Empresarial ou ainda Direito Comercial  são nomes dados a um mesmo ramo das ciências jurídicas, constituindo uma subdivisão do chamado Direito Privado. Tal divisão irá cuidar da atividade empresarial e de seu executante, o empresário, estabelecendo um corpo de normas disciplinadoras importantes na condução harmônica da atividade com os interesses do coletivo.
 O principal documento do direito empresarial no Brasil é o Código Civil, que prevê as disposições importantes para empresários e empresas, em uma parte dedicada especialmente à matéria o Livro II, "do Direito de Empresa" que se estende do artigo 966 ao 1195.
 Como mencionado, o principal ator dentro do direito empresarial é o empresário, e este possui uma definição específica no mesmo artigo 966:
"Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços"
 Importante lembrar que sócios de sociedade empresária não são empresários, sendo considerados empreendedores ou investidores. Por sua vez, o empresário distingue-se da sociedade empresária, pois um é pessoa física (empresário) e o outro pessoa jurídica (sociedade empresária).
 Já a empresa deve ser entendida como atividade revestida de duas características singulares, ou seja: é econômica e é organizada. Tecnicamente, o termo empresa deve ser utilizado como sinônimo de "empreendimento".
 De acordo com o Código Civil, as empresas podem se organizar de cinco formas distintas:
sociedade por nome coletivo - é empresa por sociedade, onde todos os sócios respondem pela dívidas de forma ilimitada.
sociedade comandita simples - organizada em sócio comanditários, de responsabilidade limitada e comanditados de responsabilidade ilimitada
sociedade comandita por ações - sociedade onde o capital está dividido em ações, regendo-se pelas normas relacionadas às sociedades anônimas.
sociedade anônima (companhia), conforme reza o artigo 1088 do Código Civil, sociedade onde o capital divide-se em ações, obrigando-se cada sócio ou acionista apenas pelo preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.
sociedade limitada - prevista no Código Civil, no seu artigo 1052, em tal sociedade a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, sendo que todos respondem solidariamente pela integralização do capital social, dividindo-se este em quotas iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio.
 Além destas sociedades, o direito empresarial prevê a figura da sociedade simples, aquela que não é registrada em Registro Público de Empresas Mercantis (requisito obrigatório a todas as cinco modalidades previstas acima), sendo por isso, impedida de postular direitos perante a justiça comum. Na prática, as empresas no Brasil estão distribuídas entre sociedades limitadas ou anônimas, sendo que as outras modalidades existem praticamente apenas no papel.
 Não está relacionado ao mundo empresarial, mas é citado no Código Civil, a figura do Profissional Liberal, exatamente no parágrafo primeiro do primeiro artigo no Código Civil dedicado ao direito empresarial, o 966:
"Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa".
Bibliografia
PINHEIRO, Adriano Martins. Noções básicas acerca do Direito Empresarial. Disponível em <http://www.artigonal.com/doutrina-artigos/nocoes-basicas-acerca-do-direito-empresarial-1360124.html>. Acesso em: 07 set. 2011.
Empresa e a sua evolução e o Empresário
http://www.direitobrasil.adv.br/artigos/eee.pdf
 Empresa significa empreendimento, associação de pessoas para exploração de um negócio. É o conjunto de atividades do empresário. É toda organização econômica civil, ou empresarial, instituída para a exploração de um determinado ramo de negócio. Empresa é a atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Evidentemente, atividade, aqui, não significa um ato isolado, mas uma série pré-determinada e coordenada de atos, visando uma finalidade produtiva. O termo empresa vem sendo empregado em inúmeros sentidos, principalmente no de estabelecimento empresarial. Em face do emprego inadequado do termo na legislação civil, comercial, trabalhista e fiscal, o conceito de empresa, universalizado, passa a ter sua compreensão dificultada.
 O Código Civil brasileiro, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, não define a empresa, mas sim o empresário em seu artigo 966, inspirando-se no artigo 2.082 do Código Civil italiano, assim: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços".
 Sobre o aspecto objetivo, a empresa apresenta-se como uma combinação de elementos pessoais e reais, visando um resultado econômico (lucro) e realizada em vista de um intento especulativo de uma pessoa (empresário) que a organiza, gere, administra e dá impulso para seu eficiente funcionamento.
Empresário
 Não se considera empresário as pessoas naturais que exercem atividade civil profissional em caráter individual, sem uma organização que suplante a sua atuação pessoal. 
 O empresário é o sujeito que exercita a empresa, assim, empresário comerciante é aquele que exercita a empresa individual comercial.
 O vocábulo, empresário, vem em substituição da antiga expressão comerciante, tendo ambos o mesmo significado. No entanto, podemos fazer distinção entre as figuras do comerciante e do empresário, porque aquele se caracterizava pelo temperamento empreendedor, porém egoísta, exclusivista, alheio aos interesses da coletividade, enquanto que, este, o organizador, o empreendedor, consciente dos seus deveres e obrigações para com a organização produtiva, coloca-se ao lado de seus empregados em benefício do progresso da empresa. 
 O empresário comerciante atual organiza a sua atividade, coordenando o seu capital ou os seus bens, com o trabalho de outrem, ou não; porém, o conjunto desses bens e pessoas inativas não configura a empresa, porque esta nasce apenas ao ser iniciada a atividade, ou colocada em funcionamento, sob a orientação do empresário.
Passo 2
 A empresa pesquisada com nome de Spice Gourmet – Soluções em Alimentação, localizada á Avenida Nilo Peçanha, 11, grupo 904 – Centro – Rio de Janeiro, RJ, com mais de 20 anos no mercado de food service a empresa oferece soluções em alimentação industrial. 
 A cada novo cliente, surgem diferentes demandas e para supri-las a empresa conta com uma equipe especializada em desenvolver um planejamento específico para esta necessidade. 
 A empresa Spice Gourmet é composta por gestores com longa experiência no ramo e uma equipe de mais de 1.500 funcionários altamente capacitados e comprometidos sempre em busca de novos cardápios e soluções nutritivas que atendem uma dieta balanceada, inovação em tecnologia de produção e rigoroso critério de seleção de fornecedores garantindo a qualidade de suas refeições. 
 Atuando principalmente no setor de construção civil e naval, a Spice Gourmet se especializou em soluções para empresas nesta área. Elaborando o cardápio de acordo com a carga de trabalho e a atividade exercida. 
 
Missão: Desenvolver soluções em alimentação, ajustadas às necessidades dos consumidores e clientes nos mais diversos setores de atividade e regiões do país.
Produtos oferecidos:
Restaurante Corporativo - Estrutura de restaurante padrão com esteiras e distribuição harmônica de mesas permitindo fácil circulação de grande fluxo de pessoas.
Cheiro Verde - Variedade de folhas, legumes, frutas, grãos e massas, sempre acompanhados de uma porção de proteína.O próprio consumidor escolhe os itens e o molho enquanto o chef mistura e serve a salada no prato.
Quero Mais - Ambiente descontraído com quiosques modernos com estrutura para um lanche. Todos os clássicos sanduíches como cheeseburger, cachorro-quente, misto-quente e salgados variados como coxinhas e risoles. Ou ainda o personalizado “monte você mesmo”, onde o próprio consumidor escolhe entre uma variedade de pães, pastas, frios e complementos e prepara o seu sanduíche. Sempre acompanhado de sucos, refrigerantes e café.
Catering - Refeição transportada com os critérios de segurança SPICE, garantindo a qualidade e o sabor dos alimentos.
 Contato na empresa: Alexandre Fernandes Ramos. Cargo: Supervisor de logística.
http://www.spicegourmet.com.br/site/

Continue navegando