Buscar

provinha 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Provinha 3 – 19/10/2017
O arquivo CEOSAL2.RAW contém dados de 177 diretores, os quais podem ser utilizados para examinar os efeitos do desempenho da firma sobre o salário do CEO (variável salary). O desempenho da firma pode ser medido pelas suas vendas anuais em milhares de US$ (sales), lucros anuais (profits) em milhares de US$, valor de mercado da firma (mktvl) e outras variáveis do tipo. 
Reporte a média e o desvio padrão dessas variáveis. 
Estime um modelo com elasticidade constante entre salário anual e vendas. Reporte os resultados e interprete o coeficiente associado a vendas.
Incorpore ao modelo em (ii) o valor de mercado da firma, considerando um modelo de elasticidade constante para ambas as variáveis independentes. Interprete agora o valor de e estimados. 
Houve mudança no efeito estimado das vendas no modelo de regressão múltipla em comparação com o modelo de regressão simples? Explique o porquê. 
Acrescente a variável lucros (profits) ao modelo da parte (iii) e comente as mudanças observadas. 
Calcule o coeficiente de correlação entre os lucros (profits) e o log do valor de mercado da firma (lmktvl) e responda: o modelo em (v) sofre de multicolinearidade? Quais as implicações de uma correlação dessas para as propriedades dos estimadores de MQO? Explique. 
Por que a variável lucros (profits) não pode ser incluída na forma logarítmica? 
Você diria que as variáveis de desempenho dessa firma explicam muito da variação nos salários do CEO?
Acrescente a variável “anos como CEO da empresa” (ceoten) ao modelo da parte (v). Qual é o retorno percentual estimado para um ano a mais da permanência do CEO no emprego atual, mantendo fixos os outros fatores?

Outros materiais