Buscar

estudo dirigido CITOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)O que é uma célula- é uma unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente por material genético, citoplasma e membrana plasmática.
2)Diferencie célula procarionte de célula eucarionte:
Procarionte- organismo celular simples que não possuí compartimentação membranosa de seus produtos intracelulares, ou seja, nucléolo disperso no citoplasma, sem organelas citoplasmáticas;
Eucarionte- célula complexa e com muitos compartimentos celulares, organelas citoplasmáticas, núcleo separado por um envoltório nuclear.
3)Diferencie seres:
Anaeróbicos- seres que não precisam de oxigênio para realizar respiração celular, primitivos.
Aeróbicos- seres que fazem o uso de oxigênio para realização de respiração celular.
Heterotróficos- fazem o consumo de um alimento do meio externo.
Autotróficos- produzem o próprio alimento através da fotossíntese, glicose+ gás carbônico+ energia-oxigênio 
4) Descreva a teoria de evolução celular:
Primeiramente, na atmosfera haviam muitos gases, os chamados gases primitivos, compostos por: amônia, metano, água e hidrogênio. Que com ação de descargas elétricas consecutivas formaram aminoácidos; os aglomerados de aminoácidos formaram as proteínas; então a aglomeração dessas proteínas+H2O deu origem aos coacervados, que era basicamente um bolo de proteína envolto de uma película de agua( isso não formava uma célula, pois primeiramente, células tem capacidade de reprodução independente, mas já era um sistema isolado, uma vez que havia meio externo e interno delimitado); esses coacervados + muitos outros compostos achados na “sopa nutritiva” deram origem ao que chamamos de 1 ser vivo, que era uma bactéria unicelular, anaeróbica, de reprodução assexuada, heterotrófica, um procarionte. 
5) Descreva a teoria de endossimbiose:
Nada mais é do que uma serie de invaginações e fagocitose. Primeiramente, as primeiras células procariontes se modificaram, cada uma já fazia alguma coisa diferente, uma comia sozinha, outra respirava. Com a evolução a membrana que antes delimitava a célula se invaginou e se tornou membrana nuclear, dando origem a uma célula mais dividida e complexa, então aquelas bactérias com especializações diferentes foram englobadas pelas células que tiveram membrana invaginada. A bactéria primitiva anaeróbica evoluiu para uma bactéria aeróbica, que se invaginou na parede celular da célula com núcleo individualizado, mas não foi uma só bactéria aeróbica, foram varias, que passaram a se chamar de organelas celulares, e a aeróbica se chamava motocondria, responsável pela respiração celular. A mesma coisa ocorreu com a bactéria autotrófica, que foi englobada e passou a se chamar de cloroplasto, mais comum em células vegetais. 
6) Quais foram as alterações na atmosfera
Liberação de oxigênio, formação da camada de ozônio, sintetização de moléculas complexas, invaginação da memb. Plasmática formando a parede nuclear e organelas e formação de seres multicelulares.
7) Cite diferenças na composição de células procariontes e eucariontes:
Eucariontes: Presença de envoltório nuclear e citoplasmático; membranas diversas; organelas; citoesqueleto; e cromossomos localizados no núcleo. 
Procariontes: presença de membrana plasmática; cromossomos localizados no nucleoíde. 
8) Cite os seres com características diferenciadas e caracterize-os:
Vírus- são seres não celulares com reprodução dependente da célula parasitada e são parasitas obrigatórios;
Clamidias e Ricketsias- são células incompletas devido a incapacidade de reprodução independente, necessitam de estar no interior de outras células para multiplicarem-se, são parasitas celulares obrigatórios. 
9) Como está organizado o nível de organização dos seres vivos.
Átomos> moléculas> células> tecidos> órgãos> sistemas e aparelhos.

Outros materiais