Buscar

TECIDO NERVOSO

Prévia do material em texto

TECIDO NERVOSO
Controla as funções do corpo e permite a percepção dos sentidos.
constituição
Neurônios: unidade funcional e estrutural do sistema nervoso; célula excitável e altamente especializada; especializadas em receber, processar e enviar informações. 
Soma, corpo celular ou pericário: é o centro trófico da célula; local de síntese de proteínas neuronais e constituintes das células e membranas; função de recepção e integração de estímulos excitatórios ou inibitórios.
Dendritos: são geralmente curtos e ramificados; especializados em receber estímulos; aumentam consideravelmente a superfície receptora de neurônios.
Axônio: conduzem os impulsos nervosos.
Classifição dos neurônios de acordo com o número de prolongamentos ou polaridade:
Classificação quanto a forma ou corpo celular 
Células de glia ou neuróglia: responsáveis pela sustentação, nutrição e defesa.
Astrócitos: são as maiores e mais abundantes células da neuróglia; suporte para os neurônios, nutrição e troca de matabólitos entre o plasma e o neurônio, absorção de glicose, mantém a homeostase e o microambiente iônico em torno do neurônio.
Neurópilo
Sistema nervoso central (SNC): localizado dentro da cavidade craniana e do canal vertebral.
Sistema nervoso periférico (SNP): localizados fora do SNC.
Nervos periféricos: são feixes de fibras nervosas (axônios) localizados fora do SNC. São sustentados por tecido conjuntivo.
Gânglios nervosos: são grupos de corpos celulares de neurônios presentes em nervos sensoriais. Acúmulos de corpos de neurônios localizados fora do SNC; são periféricos; protegidos por cápsula de tecido conjuntivo. 
Nervos: são feixes de fibras nervosas (axônios) localizados fora do SNC.
Sinapses: são junções entre neurônios ou células efetoras (músculo ou glândulas), especializadas na transmição do impulso nervoso.
Tipos de sinapses
Axoaxônica
Axossomática
Axodendrítica
Sinapse química
Sinapse elétrica
Transporte axonal: o transporte ocorre ao longo dos microtubulos por meio de proteínas motoras.
transporte anterógrafo (cinesina):vesículas são conduzidas do corpo celular até o terminal axônico.
Transporte retrógrado (dineína): organelas senescentes e vesículas vazias presentes no axônio alcançam o corpo celular por meio do transporte retrógrado.
Oligodendrócitos: formam a bainha de mielina no SNC; funcionam como isolantes elétricos; os prolongamentos da membrana que se enrolam em volta dos axônios, produzindo a bainha de mielina
Bainha de mielina: impulso saltatório.
Células de schwann: produzem a bainha de mielina no SNP; isolantes elétricos; cada células de schawann forma mielina em torno de um segmento de um único axônio. 
Células ependimárias: são células epiteliais cilíndricas ou cúbicas; revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal; formam os plexos coroides.
Plexos coróides: são células ependimárias especializadas na secreção do líquido cefalorraquidiano.
função: secretar líquido cefalorraquidiano (líquor ou líquido cerebrospinhal)
OBS: função do líquor: proteção mecânica contra traumatismo; transporte de micronutrientes; excreção de nutrientes; mediador de respostas imunológicas.
Micróglia: são pequenas alongadas, com prolongamentos curtos e irregulares; atuam como fagócitos e células apresentadoras de antígenos; são derivados de precursores da medula óssea; representam o sistema mononuclear fagocitário no SNC.
Células satélites: são células da glia periférica; função: suporte físico, metabólico e proteção dos neurônios.
Meninges: membranas de tecido conjuntivo que envolvem o sistema nervoso central;
Medula espinhal: constituída de substância branca.
Cérebro e cerebelo: córtex cerebral e córtex cerebelar são constituídos por substância cinzenta. Substância cinzenta no córtex cerebral está organizada em seis camadas. Substância cinzenta no córtex cerebelar está organizada em três camadas

Continue navegando