Buscar

Filo Mollusca

Prévia do material em texto

TIMBRE DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – IES
Os Moluscos, do grego “Molluscus” = mole, são denominados como esquizocelomados. Isso significa dizer que eles possuem um celoma formado pela esquizocelia que é a formação de fendas no interior das células mesodérmicas. Os celomas dos moluscos são bem reduzidos, limitando-se ás regiões do coração, gônadas. Há algumas vantagens de possuir tal celoma (que na verdade é um pseudoceloma), uma delas é que o tubo digestivo fica separado do corpo, no qual promove um movimento independente entre os dois, outra vantagem é pelo fato de que a cavidade que é cheia de líquido, facilita o fluxo interno. Podemos encontrar moluscos em diversos locais, desde as profundezas e mares tropicais até os mares mais polares e frios (marinhos). 
Podemos também encontrá-los em água doce e em ambiente terrestre. Seu plano corporal é classificado como cefalopediosa, que corresponde a cabeça e aos pés. Eles possuem órgão de alimentação, órgãos sensoriais cefálicos e órgãos de locomoção. A cabeça é bem desenvolvida, geralmente apresenta uma rádula, que é um órgão linguiforme raspador protrátil, seus olhos podem ser simples e também muito complexos, possuem tentáculos. Eles possuem uma estrutura chamada de manto, que cobre toda a massa visceral e na cavidade do manto que se abriga as brânquias ou até mesmo pulmões. Produtos do sistema digestivo, reprodutor e excretor, são jogados na cavidade do manto. Possuem uma concha que serve para sua proteção. 
A maioria dos moluscos são dioicos, ou seja, possuem os sexos em seres diferentes. Tal filo é dividido em algumas classes como, cefalópode, gastrópode, bivalvia dentre outras. Uma das principais características dos moluscos é a presença da concha que é secretada pelo manto e possui três camadas. Uma delas é o perióstraco, que é a camada mais externa e constituída por substâncias orgânicas. A outra é a prismática, que é a camada mediana e é composta por carbonato de cálcio em uma matriz proteica. E por fim, a narcarada, que é a camada mais interna na qual entra em contato com o manto. Na concha de alguns moluscos, especificamente nos bivalvias, há a formação da pérola que ocorre pelo fato de algum fragmento de areia, por exemplo, entra em contato com o manto e é recoberto com o nácar.
 Com o já citado, os moluscos são divididos em algumas classes, uma delas é a Polyplacophora na qual os Quítons são os animais mais conhecidos desta classe. Os Quítons são achatados e possuem oito placas (valvas), eles vivem em substratos rochosos na zona entremarés, o manto forma um cinturão ao redor do seu corpo. Além dos Polyplacophora, há também os Gastropoda. Eles podem viver em água doce, no mar e em ambientes terrestres. Essa classe apresenta uma ‘’torção’’, na qual o ânus e a cavidade do manto, originalmente se localizavam na parte posterior, agora se localizam na parte anterior e abrem-se dorsalmente a boca e a cabeça. 
Alguns gastrópodes apresentam uma concha que geralmente apresentam um opérculo (estrutura localizada na entrada da concha que funciona como uma proteção). Seus hábitos alimentares, geralmente, se resumem a herbivoria, porém há alguns que praticam necrofagia, carnivoria, sedimentivoria e suspensivoria. Sua troca gasosa é feita através de um ctenidio, podendo variar em alguns que poderão apresentar dois ctenidios (brânquias). Alguns são pulmonados, pelo fato de que a cavidade do manto se abre por meio de um orifício chamado pneumostômio.
 Os bivavias não apresentam cabeça nem rádula, sua cefalização é limitada e a maioria tem vida marinha. Eles são formados por duas peças (valvas) que apresentam uma charneira que permite que as valvas se separem ventralmente e as valvas são ligadas pelos músculos adutores. Possuem dois sifões, o inalante e o exalante. Os cefalópodes são todos marinhos e nadam na coluna d’água. Os pés são transformados por um conjunto de apêndices (braços ou tentáculos) com ventosas que circundam a boca. A região ventral do pé forma um sifão saindo da cavidade do manto. As conchas de alguns desses indivíduos possuem câmaras de gás que auxiliam no deslocamento desses indivíduos, o animal habita sempre na última câmara. Nadam expelindo água violentamente pelo sifão, a famigerada top, propulsão a jato. As lulas possuem nadadeiras (projeções do manto) enquanto os polvos se deslocam por meio de arrastamento.

Continue navegando