Buscar

AD2 Ciencias na Educação 2 2017 2 GABARITO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2017.2
Disciplina: Ciências e Educação
Coordenador (a): 	Fátima Branquinho
Tutor (a): Adriana Matias da Silva
Aluno (a): _________________________________________ Matr.:_____________________
Polo: _________________ 
QUESTÕES
1) Sabemos que a condição de saúde da criança é fundamental para que a mesma se desenvolva física e intelectualmente. Neste contexto, é importante que nós educadores saibamos identificar os riscos de se adquirir parasitos, a forma de transmissão e como pode ser evitada. Cite pelo menos três dos parasitos mais comuns que acometem o ser humano e como isso pode ser evitado. (2,0)
R: Os endoparasitas muito comuns são Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermiculares (Oxiurus) e podem ser adquiridos pela ingestão de ovos presentes nas mãos ou alimentos. As condições do meio, como o saneamento (instalação para remoção de excretas, as condições de esgoto e de oferecimento de água), são fundamentais para a transmissão das verminoses intestinais, bem como condições de higiene pessoal.
Os ectoparasitas muito comuns são Pediculus capitis (Piolho) e Sarcoptes scabiei (sarna) o estabelecimento desses parasitos pode ser evitado com medidas de higiene e controle com soluções capazes de eliminá-los. O uso do pente fino e uso de cabelos presos, quando compridos, também são eficazes.
2) “Podemos dizer que o uso indevido dos recursos ambientais, presentes na natureza, pode se traduzir em riscos ou prejuízos para todos os seres que constituem a biosfera”. Cite 3 intervenções humanas no meio ambiente que colocam o homem em risco de sobrevivência e suas possíveis conseqüências. (1,5)
R.: Esgotamento dos recursos naturais (Risco de racionamento de energia, possíveis guerras, crise econômica...)
	Contaminação da água (Risco de doenças, perda da biodiversidade com reflexos na economia...)
	Diminuição da diversidade e monoculturas (Perda de recursos genéticos, esgotamento dos solos...)
3) Na aula 15 do seu módulo de Ciências Naturais 2 é apresentado o caminho percorrido pelo ar em nosso organismo: fossas nasais → faringe→ laringe→ traquéia → brônquios→ bronquíolos→ alvéolos, onde ocorre a hematose (troca de CO2 e O2). Algumas pessoas, porém, não inspiram o ar pelo nariz, o que pode acarretar uma série de problemas. Explique porque pessoas que inspiram pela boca têm maior probabilidade de adquirir doenças do aparelho respiratório? Qual a importância de inspirar o ar pelo nariz e não pela boca? Cite as principais doenças respiratórias que afetam a espécie humana. (2,0).
Devemos inspirar o ar pelo nariz e não pela boca porque o ar inspirado pelo nariz chega aos pulmões mais limpo que o ar inspirado pela boca (no nariz há pêlos e muco que auxiliam no processo de retenção de impurezas contidas no ar). Além de filtrado o ar é também aquecido e umidificado no nariz.
4) Leia o texto com atenção:
A QUESTÃO DE GÊNERO E A EDUCAÇÃO FORMAL
Não há dúvidas de que a escola é o local onde mais se difundem valores e conceitos, ainda que muitos nos pareçam inadequados. Louro (1997) afirma que a escola não é apenas uma difusora de conceitos, mas produtora dos mesmos. Quando falamos nestes valores e conceitos, incluímos também o gênero e suas implicações.
Suplicy (1995, p.60) destaca que:
“Essa mesma educação incute valores acerca de qual comportamento social e pessoal esperar do homem ou da mulher. Os valores consagram padrões masculinos e femininos, negando inclusive as imensas diferenças existentes no interior do conjunto das mulheres ou dos homens.”
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCN) referentes à orientação sexual (Brasil, 1996), este tema que inclui também as questões de gênero, é transversal, ou seja, deveria ser tratado por professores de várias disciplinas. Apesar disso, a sexualidade ainda é um tema que desperta certo temor na grande maioria dos profissionais da educação, que se julgam despreparados, por suas crenças, dentre outras razões. Deste modo este assunto é, muitas vezes, excluído quando o currículo é elaborado e trabalhado. 
Mas, muitas vezes, o professor de ciências e biologia se preocupa apenas com os aspectos morfológicos e fisiológicos do sistema uro-genital ou reprodutor, esquecendo-se de aspectos mais amplos que também são indicados pelo PCN, como o estímulo ao respeito à diversidade de valores e comportamentos relativos à sexualidade. E, é justamente no respeito à diversidade de valores e comportamentos, que as questões referentes ao gênero devem ser encaradas e discutidas, objetivando a problematização das práticas sexistas da sociedade e conseqüentemente da escola.
Segundo este documento:
“A discussão sobre as relações de gênero tem como objetivo combater as relações autoritárias, questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres e apontar para sua transformação. A flexibilização dos padrões visa permitir a expressão de potencialidades existentes em cada ser humano e que são dificultadas pelos estereótipos de gênero” (Brasil, 1996).
Embora a igualdade dos gêneros masculino e feminino seja desejável, o que percebemos é que a escola atua como um centro difusor do sexismo, ainda que de maneira inconsciente. É importante lembrar que a escola, inserida na sociedade reproduz seus conceitos, inclusive aqueles que critica. Isto pode ser observado na linguagem oral, escrita, nas figuras dos livros didáticos, etc.
Gonçalves, P. As relações de Gênero e a vivencia da sexualidade adolescente. 
Trabalho final –especialização em ensino de ciências. Agosto/2006.
Este texto faz referencia à escola como centro difusor das questões de gênero de forma a manter os padrões e estereótipos já “cristalizados” em nossa sociedade, embora contrarie as recomendações dos parâmetros curriculares nacionais (PCN). 
a) Pesquise em livros didáticos cenas e textos que retratem a situação citada acima. (1,5)
 Livre, mas coerente com o que foi pedido.
b) Proponha uma forma de trabalhar as questões de gênero em sua escola de maneia a diminuir preconceitos e promover o crescimento de uma sociedade na qual os direitos e deveres sejam os mesmos para todos. (1,5)
Livre, mas coerente com o que foi pedido.
5) A discussão sobre os problemas ambientais gerados pelo homem tem aparecido frequentemente na mídia nos últimos anos. Reuniões entre países são realizadas buscando minimizar estes efeitos deletérios, embora pouco seja feito pelos governos que mais poluem o planeta. 
Uma importante fonte de poluição são as indústrias. Comente as principais formas de degradação ambiental gerada pelas indústrias. (1,5)
As indústrias poluem a atmosfera, os ambientes aquáticos dulcícolas e marinhos (principalmente na zona litorânea) e o solo, através da geração de resíduos tóxicos provenientes dos processos industriais. Além disso, as indústrias promovem degradação ambiental decorrente da sua necessidade de matéria-prima e de energia.

Continue navegando