Buscar

RELATÓRIO DEESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
SOFIA CÉLIA PEREIRA – RU 1916839
SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO EDUCACIONAL
 FORMAL E INFORMAL
JUIZ DE FORA
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
SOFIA CÉLIA PEREIRA – RU 1916839
SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado Gestão Esducacional Formal e Informal: apresentado ao curso de 2ª Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER
JUIZ DE FORA
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...........................................................................................................03
2. A ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA...............................................................04
2.1 Identificação do Espaço Educativo.......................................................................04
3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA........................................................04
4. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES.................................05
4.1 Caracterização Estrutural.....................................................................................05
4.2 Caracterização dos Profissionais que Atuam na Escola......................................06
4.3 Contextualização das Observações de Estágio ..................................................07
4.4 Caracterização dos Espaços de Observação......................................................07
4.5 Caracterização dos Envolvidos............................................................................07
5.CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA................................................08
5.1 Descrição das Atividades da Pedagoga...............................................................09
6. ATENDIMENTO À COMUNIDADE........................................................................10
7.PLANO DE AÇÃO – GESTÃO ESCOLAR.............................................................12
8.CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................14
9.REFERÊNCIAS .....................................................................................................15
10. ANEXOS..............................................................................................................16
INTRODUÇÃO
Denomina-se estágio a prática realizada por um ou mais estudantes para pôr em prática seus conhecimentos e suas competências. O objetivo desta prática consiste em proporcionar experiência laboral ao estagiário e prepará-lo para que possa desenvolver- se no setor de atividade vinculada à sua futura profissão. O estágio Supervisionado – Gestão Escolar (Formal e Informal) foi realizado na Escola Estadual “Dr. Alfredo Castelo Branco” pela acadêmica Sofia Célia Pereira no período de 12 de setembro de 2017 a 13 de outubro de 2017.
O estágio teve como objetivo refletir sobre a prática pedagógica enfatizando os elementos norteadores da ação do pedagogo na unidade escolar. A sua realização é de suma importância, permitindo uma aproximação da realidade escolar, através do conhecimento do exercício da profissão e da identificação da relação da teoria com a prática.
A metodologia adotada no estágio supervisionado-Gestão Escolar (Formal e Informal) consistiu na visita a escola, leitura e análise do Projeto Político Pedagógico, entrevista com a pedagoga e a secretária escolar, participação nas reuniões de planejamento e de pais, conselho de classe e observação participativa junto ao corpo docente.
O relatório discorre sobre as características físicas da escola, sua concepção pedagógica, a caracterização da equipe pedagógica e dos profissionais que atuam na escola e o processo realizado pela gestão escolar para funcionamento da organização do trabalho pedagógico no cotidiano.
2. A ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA
2.1 Identificação do Espaço Educativo
O Estágio Supervisionado – Gestão Escolar: Formal e Informal foi realizado na Escola Estadual “Dr. Alfredo Castelo Branco”, situada à rua Oswaldo Lopes, número 135, no bairro São José CEP36660-000, localizada na cidade de Além Paraíba, no estado de Minas Gerias. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (32) 3462-6890 e do e-mail escola.96458@educacao.mg.gov.br.
Os horários de funcionamento da escola são de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 18:00 horas. 
 A instituição oferta atendimento na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Telessala e Projeto Educação Integral e Integrada. A mesma atende a um total de 420 alunos. 
O estágio foi realizado no período de 12 de setembro de 2017 a 13 de outubro de 2017 no turno vespertino.
3. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Feita a leitura do Projeto Político Pedagógico e entrevista com a pedagoga da percebe-se que a visão de homem, educação e sociedade fazem parte do da opinião da Escola Estadual “Dr. Alfredo Castelo Branco”.
A concepção pedagógica baseia-se no compromisso com a aprendizagem e com a educação de qualidade para todos os cidadãos. Tendo por objetivo envolver todos os atores desse processo numa construção coletiva, em busca da excelência da educação, a partir de valores, princípios e crenças presentes no grupo e que diz respeito ao futuro do homem e da sociedade, sua melhor maneira de adquirir, transmitir e produzir conhecimentos capazes de orientar e motivar a caminhada do ser humano para a busca de sua autorealização, compreensão do sentido da vida e elaboração consolidada de um repertório saudável de conhecimentos e de vivências que lhe proporcionem a alegria de viver, de amar de servir.
De acordo com Projeto Político Pedagógico a proposta pedagógica nasce do movimento de “ação-reflexão-ação” que nunca estará pronto e acabado. É um trabalho construído e vivenciado em todos os momentos e por todos os envolvidos no processo educativo da escola. A elaboração da proposta pedagógico é um mecanismo importante de gestão democrática, passa portanto pela reflexão coletiva dos princípios básicos que fundamentam as definições das finalidades da escola; da estrutura organizacional; das relações de trabalho; da relação aluno/professor; dos processos de decisão; do tempo escolar; da organização dos alunos; dos conteúdos curriculares; dos procedimentos didáticos; da linha metodológica da ação pedagógica; das estratégias de trabalho; de avaliação e de recuperação; das atividades culturais de lazer; das atividades de convívio social e outros.
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES
4.1Caracterização Estrutural
A Escola Estadual ‘Dr. Alfredo Castelo Branco”, possui espaço físico adequado, contendo 02 rampas de acesso para alunos cadeirantes, salas iluminadas e amplas, e banheiros adequados ao tamanho das crianças. A infra-estrutura física da escola é composta de: 11 salas de aulas, 01 laboratório de informática, 01 sala de multimeios, refeitório, cozinha, depósito para merenda, almoxarifado, pátio, 01 banheiro para funcionários com 04 sanitários (masculino e feminino), 02 banheiros, feminino e masculino, para os alunos, 01 sala dos professores, 01 sala de recursos, 01 secretaria, 01 sala do especialista, 01 sala da direção, e 01 recepção. 
A limpeza é feita diariamente, as funcionárias responsáveis, estão sempre em atividade. A ornamentação é criativa e é feito uso constante de EVAs coloridos, nas salas de aula ela é elaborada levando em consideração a etapa curricular. Recentemente o muro da escola e a parede do refeitório foram pintados pela professora de Interprete de Libras; já nas as salas é de acordo com a etapa curricular que as ocupam.
A escola é dotada de recursos tecnológicos como computadores,notebooks, impressoras, xérox multifuncionais, fax, internet, câmera digital, 02 projetores, 01 lousa digital, 01 TV de plasma 40 polegadas; 02 DVDs player, Microsistem/USB).
4.2 Caracterização dos Profissionais que Atuam na EscolaOs profissionais que integram o quadro de servidores da escola são habilitados para lecionar dentro da sua área de formação e a maioria possui pós-graduação. Apenas o professor de matemática, Wendel de Oliveira que está na escola há 11 anos, tem Mestrado e atualmente está afastado pois está cursando o Doutorado no Peru. A diretora do colégio é graduada em Ciências Biológicas.
	Os projetos “Educação Integral e integrada” e “Telessala” fazem parte das ações da escola. O primeiro conta com 02 professores formados em matemática, 
01 em Artes Visuais, 01 em Ciências Biológicas,01 em Educação Física, e 01 em Letras e todos possuem pós – graduados em suas respectivas áreas;o segundo conta com uma professora é formada em História e pós – graduada em História do Brasil e Gestão do Trabalho Pedagógico.
 	Nem todos os profissionais participam de uma formação continuada. A Secretaria de Educação de Minas Gerais tem contemplado os projetos: Telessala, Intérprete de Libras e Educação Integral e Integrada. As capacitações ocorrem sempre em Belo Horizonte e não contemplam os professores do ensino regular. 
 	Muitos dos professores que atuam na escola são contratados pelo Processo de Designação da secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Deste grupo alguns são professores aprovados no concurso de 2015 e aguardam nomeação, outros são profissionais que atuam nos dois projetos ofertados pela escola. A maioria do corpo docente têm graduações específicas nas disciplinas ministradas; exceto o professor de Filosofia formado em Letras e pós graduado em Docência do Ensino Superior.
 	 As coordenadoras dos Projetos Telessala e Educação Integral e Integrada a primeira é graduada em Pedagogia e a segunda em Matemática, ambas são pós- graduadas em Gestão Escolar.
 	A secretária é formada em História com pós-graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico.
Na parte da limpeza e cuidados com os alunos a escola conta com os Auxiliares de Serviços de Educação Básica (ASBs). No início de cada ano letivo a secretária monta a escala de serviço. Todos têm Ensino Médio completo e uma auxiliar cursa Educação Física.
4.3 Contextualização das Observações do Estágio
	Por meio de observações feitas no período de 18 de setembro a 17 de outubro de 2017; constatou-se que a maioria dos alunos atendidos residem em bairros localizados na preferia. Muitos enfrentam problemas sociais (familiares), e distorcem por vezes valores essenciais ao bom convívio, por conta das dificuldades vivenciadas em seus bairros. 
A situação socioeconômica dos alunos gera um contraste com a localização da Escola, que está inserida em uma área nobre da cidade, que apresenta um elevado padrão de vida. No entorno encontra-se a Secretária Municipal de Saúde, Hemocentro, praça pública, campo municipal de futebol, Correios, Conselho Tutelar, comércio em geral e repartições públicas.
4.4 Caracterização dos Espaços de Observação
A escola Estadual “Dr. Alfredo Castelo Branco” não possui acessibilidade segura, pois as rampas não apresentam piso antiderrapante, não há corrimão nas escadas e o chão da entrada é escorregadio e o risco de queda é iminente. A pintura do muro e da parede do refeitório está sendo refeita, a iluminação assim como a ventilação são favorecidas pelo grande número de janelas. A limpeza e ornamentação são apropriadas. A escola possui vários recursos tecnológicos, os móveis são distribuídos adequadamente apresentando bom estado de conservação.
4.6 Caracterização dos Envolvidos
	A Escola atende 420 alunos matriculados. Possui 03 turmas de Educação Infantil, 05 dos Anos Iniciais Ensino Fundamental, 07 dos Ensino Fundamental II e 03 do Ensino Médio.As turmas são distribuídas em dois turnos, matutino e vespertino. Existem 04 turmas do Projeto Educação Integral e Integrada e 01telessala. Os alunos são supervisionados em suas	 atividades diárias e a comunicação entre eles e os professores é constantes.
5. CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA
A equipe pedagógica da Escola Estadual “Dr. Alfredo Castelo” é composta pela diretora, 01 secretária e duas pedagogas.
A diretora Karita Batista da Rocha Andretta, é graduada em Ciências Biológicas, com pós - graduação em: Reino Fungi, sua experiência na área educacional é como professora lecionou na escola por seis anos. Seu tempo de serviço é de 10 anos e há 1 ano está à frente da direção. 
A secretária Patrícia Oliveira é formada em História e possui pós-graduação em Gestão do Trabalho Pedagógico, estando nesta função há um ano e meio. Sua experiência na área educacional é extensa com 20 anos de magistério, lecionou em creches, escolas particulares e atualmente é professora da Rede Municipal da cidade do Carmo-RJ. Sua função consiste em gerir o setor de Recursos Humanos da escola, fazer designação, resolver todos os assuntos referentes a 19ª Superintendência de Leopoldina e enviar para a mesma as pastas funcionais dos servidores que irão aposentar. Está no segundo mandato de tesoureira, administra os ATBs -Assistente Técnica Em Educação Básica(funcionários da secretaria) e os ASBs (auxiliar de serviços gerais).
As duas Pedagogas trabalham em diferentes turnos. A do turno da manhã Aline dos Anjos é formada em Pedagogia e Geografia, possui pós-graduação em Orientação Escolar; e Gestão Ambiental. Sua experiência na área educacional é de 16 anos como professora de Educação Infantil, na rede municipal.Está na escola há 5 anos na escola como pedagoga. A Pedagoga do turno da tarde, Cláudia de Lima Silva Ottero, é formada em Letras/Inglês com pós –graduação em Gestão Escolar. Sua experiência educacional é de 16 anos como Assistente Técnica em Educação Básica, estando na escola há 1 ano.
De acordo com a Secretária a formação continuada dos professores ocorre sempre em Belo Horizonte em áreas específicas como: Telessalas, Educação Integral e Integrada, Interprete de Libras. Para as demais áreas são ofertados cursos virtuais solicitados pela Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina como o Magistra que é uma capacitação on line.
Em 2014 os professores do Ensino Médio participaram do Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio, realizado semanalmente. As professoras do 1º ao 5º ano participaram do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) realizado uma vez por mês em Leopoldina. Segundo a Pedagoga, na área dela, só houve um curso de capacitação que foi um encontro de especialistas ocorrido em Leopoldina.
5.1 Descrição das Atividades da Pedagoga
	A Pedagoga da escola está atenta a todas as propostas que partem da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, em especial ao cumprimento dos objetivos expostos na proposta pedagógica, busca a participação dos representantes de todos os seguimentos da escola, orienta o planejamento dos professores, atende aos pais dos alunos e intercede nas relações da escola com a comunidade.
	Uma vez por semana ,sempre às segundas-feiras, acontece a Reunião de Módulo II; que é destinada ao planejamento, capacitação, execução de relatórios, análise de resultados, reflexão da prática pedagógica com intervenções, Conselhos de Classe, reuniões gerais com todos os funcionários e com os pais ou com alunos.
	As atividades extra –curriculares são reservadas ao professor. Estudos e planejamentos têm carga horária máxima de três horas semanais. A pedagoga organiza uma planilha individual para cada professor, na qual é feita o registro das atividades realizadas que posteriormente são assinadas pela mesma.
	Nas Reuniões de Módulo II também são discutidas questões como o desempenho da Escola nas avaliações do PROALFA e PROEB , sendo sugerido que cada professor trabalhe dentro da sua disciplinada as habilidades de Matemática e Língua Portuguesa, com o objetivo de melhorar o desempenho da escola. 
No período de 19 a 22 de setembro de 2017, ocorreu a “Escola em Movimento” momento no qual os professores de Matemática e Língua Portuguesa, em conjunto com a pedagoga, mostraram aos alunos do 9º ano os resultados obtidos nas avaliações do PROALFAe PROEB de 2016. Ao longo dessa semana a profissional realizou alguns trabalhos em sala de aula com o objetivo de conscientizar os alunos da importância dos estudos, um dos trabalhos feitos para tal fim foi a confecção da “Mandala dos Sonhos”. No dia 23 de setembro de 2017 ocorreu “A Virada da Educação”, a escola abriu as portas para a comunidade e as pedagogas apresentaram os resultados do colégio nas avaliações, seguida das apresentações das atividades produzidas pelos alunos ao longo da semana.
	No conselho de classe a pedagoga conduz a reunião de forma democrática dando espaço para que todos os professores expressem seu ponto de vista. Participam do conselho: Professores, a secretária e as duas pedagogas.O conselho de classe sempre ocorre no final de cada bimestre e tem por objetivo traçar o perfil de cada turma e possíveis estratégias para mediar os problemas de ensino-aprendizagem, a coerência entre prática pedagógica e a proposta da escola.	Durante a reunião com os pais as pedagogas são responsáveis pela organização elaborando avisos em forma de bilhete e distribuindo –os. As reuniões são registradas em livro ata e se realizam no final de cada bimestre, sempre no dia da Reunião de Módulo II, para que todos os professores estejam presentes.
A organização do trabalho das pedagogas consiste em ações anuais que a escola garante em seu calendário escolar de duzentos dias letivos, no mínimo, e oitocentas horas.As ações de atendimento aos pais são praticamente diárias e aos educadores seguem as instruções dos Referenciais Curriculares Nacionais e do Currículo Básico Comum. 
6. ATENDIMENTO À COMUNIDADE
A comunidade participa das atividades da instituição durante os eventos que a escola promove ao longo do ano letivo tais como: Festa da Família, Festa Junina, Feira Cultura, Café Literário e Reunião de Pais. Esses eventos ocorrem sempre na quadra da escola que é ampla, coberta e arejada podendo abrigar um grande número de pessoas.
A relação da Escola com a comunidade é boa, porém poucos pais se envolvem na vida escolar dos filhos. A Pedagoga ressalta que a família poderia participar do cotidiano escolar.
 A clientela é caracterizada por alunos residentes em bairros periféricos e é de maioria negra; advindos de arranjos familiares diversos e complexos e que por isso não oferecem suporte para o sucesso escolar de boa parte dos alunos. Um dos principais problemas pedagógicos enfrentados é a grande demanda de casos de indisciplina e a falta de cuidado com o material didático ou a ausência do mesmo. A escola apresenta um baixo desempenho nas avaliações institucionais como- PROEB e PROALFA nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. 
PLANO DE AÇÃO – GESTÃO ESCOLAR
Tema 
 
A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Justificativa 
 	 A partir da entrevista com a direção escolar percebe-se que não ha uma boa frequência da participação do s pais na vida escolar dos filhos, sabendo que a família é o primeiro grupo com o qual a pessoa convive e que seus membros são exemplos para a vida. No que diz respeito à Educação, se essas pessoas demonstrarem curiosidade em relação ao que acontece em sal a de aula e reforçarem a importância do que está sendo aprendido, estarão d ando uma enorme contribuição para o sucesso da aprendizagem.
Objetivos:
Estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos;
Aprimorar as ações da gestão participativa, envolvendo a participação de pais, professores, alunos, a fim de orientar proposta de melhoria da proposta pedagógica
Manter o planejamento pedagógico organizado, criando projetos inovadores que se constituirão com a participação da comunidade escolar.
 
 Proposta de trabalho 
 	A direção deve oferecer um convite permanente para que os pais compareçam à escola todas as segundas-feiras após as 18 horas, sendo que em cada segunda – feira compareceriam pais de uma série diferente. O encontro começaria com uma atividade cultural (show de música, apresentação de dança etc.) ou uma dinâmica coletiva elaborada pelos alunos juntamente com seus professores, e que inserisse o conteúdo estudado durante a semana. Depois, a conversa com os professores fluiria naturalmente como contribuição do trabalho pedagógico que progrediria em relação às dificuldades apresentadas pelos alunos. 
 Deverá ser apresentado a comunidade escolar, por meio de reunião, o Projeto Político Pedagógico, bem como os demais projetos a serem realizados no decorrer do ano letivo, orientando os pais quanto a necessidade e importância do acompanhamento da vida escolar de seu filho. Ex.: Realização de tarefas, trabalhos e o hábito de estudos. Todos os seguimentos componentes da escola deverão ser ouvidos, inclusos os pais, com vistas a debater necessidades apontadas e elaborar estratégias para superação destas, que deverão ser contempladas pelo PPP. 
 	 A escola deverá também organizar e realizar debates e palestras de temas de interesse e necessidade da comunidade escolar, como Saúde, Violência, Bullyng..., convidando profissionais da área para debaterem o assunto, não só com os alunos, mas com a comunidade escolar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
As observações feitas e a pesquisa a respeito do trabalho pedagógico durante 
o estágio realizado na Escola Estadual Dr. Alfredo Castelo Branco tornou possível uma reflexão acerca das controvérsias educacionais que estão em meio a gestão pedagógica em uma instituição formal de ensino. 
 	O espaço físico da escola é amplo e bem dividido. Conta com uma coordenação disposta ao aprendizado e a mudanças, essas que podem melhorar o andamento da escola e contribuir para o desenvolvimento dos alunos, com professores comprometidos e envolvidos para que se cumpra o projeto pedagógico político da escola visando o aproveitamento e o aprendizado dos alunos. 
 	
REFERÊNCIAS
CORDIOLLI. Marcos. Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais no Brasil. Ibpex. Curitiba, 2011. 
 GROCHOSKA. Márcia Andréia. Organização Escolar Perspectivas e Enfoques. Ibpex. Curitiba, 2011.
SILVA. Monica, Caetano, Vieira Da. URBANETZ. Sandra Terezinha. O Estágio no Curso de Pedagogia. Ibpex. Curitiba, 2009. 
 SOARES. Marco, Aurélio, Silva. O Pedagogo e a Organização do Trabalho 
Pedagógico. Ibpex. Curitiba, 2011.
FREIRE. Wendel. Supervisão Escolar Avanços de Conceitos e Processos. Wak, 2011
ANEXO I – FICHA DE FREQUÊNCIA

Continue navegando