Buscar

Resumo Agressão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Agressão/Defesa 
Imunoglobulinas 
IgM: é produzida nas fases iniciais das doenças; não atravessam a placenta; é encontrada na superfície dos linfócitos B, realizando a função de receptor de antígenos.
IgA: é predominante nas secreções como: saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrintestinal, respiratório e genitourinário. No homem, mais de 80% está presente no sangue.
IgG: geralmente, atravessa a placenta; 80% das imunoglobulinas do organismo; auxilia a fagocitose, por se ligar a macrófagos.
IgD: promove a ativação das células B; só é expressado com o auxílio da IgM.
IgE: encontrada na membrana da superfície em basófilos em mastócitos; é importante principalmente no combate à helmintos e respostas alérgicas; quando se liga ao antígeno libera histamina, leucotrienos, proteases, fatores quimiotáxicos e citocinas.
Tropismo celular 
Tropismo = afinidade.
Imuno deficiência congênita (primária): causada por defeitos no desenvolvimento ou genéticos no SI. Ex.: Síndrome de DiGeorge, onde os portadores nascem sem o timo e, por isso, não possuem algumas células do SI.
Imuno deficiência secundária (adquirida): perda da função do SI como resultado da exposição a agentes de doenças, fatores ambientais, imunossupressão ou envelhecimento. Ex.: fármacos, cânceres ou agentes infecciosos, entre outras coisas.
Ciclo Lítico: replicação viral com morte celular;
Ciclo Lisogênico: replicação viral sem morte celular.
Imunidade Humoral: é mediada por linfócitos (TCD8 = citotóxico; TCD4 = apresentador de antígenos: Th1 = resposta para bactérias; Th2 = alergias e parasitas; Th17 = barreira e inflamação).
HIV: esse vírus ataca, seletivamente, o linfócito Thelper. Ele faz o ciclo lítico dentro dessa célula, por isso é tão perigoso.
Hipersensibilidade 
Tipo de resposta:
Resposta Imediata: vem da atividade das prostaglandinas e da histamina; acontece em segundos; alergias comuns.
Resposta Tardia: vem da liberação de leucotrienos, quimiocinas, citocinas e enzimas pelos mastócitos; responsável pela cronicidade da asma; acontece de 08 à 10 horas.
Tipos de hipersensibilidade:
Tipo 1: pode envolver rinite, rinorréia, urticária, conjuntivite, asma e gastroenterite. Mediada por IgE.
Asma: inflamação crônica que afeta os brônquios e dificulta a passagem de ar.
Tipo 2: os antígenos, geralmente, são endógenos mas também pode ser afetada por agentes químicos exógenos. É mediada pela IgM ou IgG e complemento. Ex: anemia hemolítica por transfusão de sangue incompatível.
Tipo 3: causada pelo depósito de complexos antígeno/anticorpo e determinados tecidos. Obs.: pessoas que retiram o baço são mais propensas a ter esse tipo de hipersensibilidade.
Tipo 4: resposta mediada por células T efetoras específicas à agentes exógenos inócuos (CD4 e CD8). A resposta celular induz lesões nos locais onde o antígeno entra. 
Hipersensibilidade alimentar: 
Alergia alimentar mediada por IgE: leite, ovos, frutos de casca rija...
Alergia alimentar NÃO mediada por IgE: glúten ( doença cilíaca)

Continue navegando