Buscar

ficha literária do filme "o menino do pijama listrado"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-INTRODUÇAO
Bruno tem 8 anos e é filho de um oficial do exército alemão que assume um posto de extrema importância no interior da Alemanha nos anos 40. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer. Em um de seus frequentes passeios, ele conhece Shmuel um garoto com mesma idade dele e que sempre está com um pijama listrado. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, fazendo surgir entre eles uma amizade inesquecível que tocará os corações de todos.
2.Introdução
a) Diretor e roteirista: Mark Herman: Produtor: David Heyman
b) Mark Herman, nascido em 1954 em Bridlington, na Inglaterra, é um diretor e roteirista inglês. É mais conhecido por dirigir o filme "O Menino do Pijama Listrado", de 2008.. Ele demorou para entrar na indústria cinematográfica. Ele desenhava quadrinhos antes de começar a estudar cinema aos 27 anos, na Universidade de Leeds. Inicialmente, ele estudava animação, mas no final começou a estudar direção. Herman também compôs algumas músicas para o álbum "The Christians" (1987), da banda do mesmo nome, já que ele foi o colega de um membro da banda, Henry Priestman, na Universidade de Leeds.
c) Mark Herman, nascido em 1954 em Bridlington, na Inglaterra e o filme "O Menino do Pijama Listrado" ,se passa durante a segunda guerra mundial com a constante perseguição dos nazistas aos judeus 
3.Sinopse
a) O filme começa na Alemanha na década de 1940. Bruno volta da escola para encontrar a empregada, Maria, arrumando as coisas porque a família está se mudando de Berlim. Ele não está feliz com isso. Entretanto está sem sorte; seu pai acabou de receber uma promoção e eles terão que ir ,quer ele queira ou não.
Adicionando aos problemas de Bruno, a nova casa da família é velha, é menor que sua antiga casa, super isolada, e há uma enorme cerca de arame perto da propriedade. Ugh. Enquanto Bruno desembrulha suas coisas, ele vê um soldado loiro e se deseprezo imediatamente dele. Ele percebe uma janela, olha através dela e vê algo que o faz sentir "frio e inseguro" ... 
Bruno diz a Gretel que as outras crianças parecem hostis. Espere um segundo.Existem outras crianças? Sim, a janela de Bruno tem uma bela vista do campo de extermínio de Auschwitz. Ele pensa que é estranho que haja muitas crianças e adultos do outro lado da cerca e ainda mais estranho que todos eles usem o mesmo pijama e boné listrados 
Depois de algumas semanas, ele decide que precisa encontrar algum tipo de entretenimento. Sua grande ideia? Fazer um balanço de pneus. O tenente Kotler o ajuda e ordena que Pavel, o judeu, obtenha os utensílios no galpão de armazenamento. Pavel ajuda Bruno e logo o menino está alegremente balançando,bem, até ele cair.
Por sorte, Pavel vem ao resgate de Bruno; enquanto ele o limpa, ele diz a Bruno que ele é médico. Mas isso não faz nenhum sentido para Bruno - afinal, o cara trabalha na cozinha descascando batatas. Logo depois, a mãe de Bruno chega em casa e descobre o que aconteceu.
Bruno tem um flashback do último Natal com sua família e seus avós. Aqui está o que ele lembrou. Vovó disse ao pai de Bruno que ela tem vergonha do que elese tornou e não pode acreditar no que ele e outros nazistas estão fazendo. . De volta ao presente, passam os meses e Bruno decide explorar, o que basicamente envolve a caminhada ao longo da cerca de fio que separa sua família do campo de concentração.
Durante sua sessão de exploração, Bruno encontra um menino sentado no chão de pijama e uma braçadeira (com a estrela de David). Bruno está chocado com o menino pequeno e triste. Shmuel é da Polônia e informa Bruno que estão na Polônia e não na Alemanha, como Bruno tem pensado. Quando se separam, eles planejam se encontrar novamente amanhã.
De volta ao presente, no dia seguinte, então Bruno volta à cerca. Shmuel explica o que aconteceu com ele e sua família antes de chegar ao acampamento.
Logo depois, Bruno entra na cozinha e fica chocado ao ver Shmuel limpando os copos de cristal - revela que seu amigo foi trazido para a casa por Kotler para limpa-los para a celebração do aniversário do Pai. O que deve ser um bom apanhado torna-se desastroso quando Bruno oferece frango de Shmuel (ele come, é claro) e Kotler o pega e fica bravo (claro). Shmuel diz que Bruno deu a ele e eles são amigos - mas, como um punk, Bruno diz que nunca o viu antes em sua vida. Ooh ... não é legal, Bruno.
Depois de mais de um ano, a mãe de Bruno quer voltar para Berlim com as crianças. Bruno não é tão feliz quanto eu pensava que seria sobre essa idéia, e teme quebrar a notícia para Shmuel. No entanto, como aconteceu, Shmuel tem problemas maiores para resolver: o pai dele está desaparecido. Os meninos escolhem um plano para Bruno se vestir em pijama e ajudar Shmuel a encontrar seu pai antes de deixar Auschwitz no sábado. No dia seguinte, sexta-feira, Bruno vai até a cerca.
Ele veste o pijama listrado, deixa as coisas do seu lado e se arrasta sob a cerca. Os dois meninos caminham em direção ao campo e Bruno percebe que as coisas são muito ruins do lado de Shmuel. Bruno quer ir para casa, mas prometeu a Shmuel que ele vai ajudar e, como amigo leal, ele fica. Infelizmente, eles não encontram o pai de Shmuel.
Assim como Bruno está prestes a voltar para casa, os meninos são cercados por soldados e forçados a marchar. Eles são levados a uma câmara de gás (nem um menino percebe isso), e lá dentro, eles se debruçam. As luzes se apagam, o caos se segue.
O último capítulo mostra como a família trata do desaparecimento de Bruno: sua mãe e Gretel finalmente retornam a Berlim, mas seu pai permanece em Auschwitz. Um dia ele tem uma epifania, retraça os passos de Bruno e percebe com horror o que aconteceu com seu filho. O filme termina com "outros soldados" chegando a Auschwitz e ordenando que ele vá com eles.
b) A perseguição dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial aos judeus,o filme segue a tendência crítica de evitar dualismo entre dois princípios opostos e explora a imensa ideia formada por aquelas pessoas que aceitaram ao regime nazista, mas não necessariamente à sua lógica, o filme aborda o regime por meio de seu impacto na vida da família burguesa de um oficial SS, Ralf.
4.CRÍTICA

Outros materiais