Buscar

REPORTAGEM portfólio (EaD) Pronto 100


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

TELECOMUNICAÇÃO
	A necessidade humana de se comunicar a distância
Nome: Fernando Lous Correa Resende – RU:1512629
Polo: PAP Lavras
Para melhor entendimento sobre a importância da telecomunicação na evolução humana e também de outras tecnologias e a necessidade desde os primórdios de se comunicarem ou obter qualquer informação o mais rápido possível com mecanismos e dispositivos que quebrem a distância ou até mesmo através dos tempos. Então vamos nos atentar a sua origem: Telecomunicação, é uma forma de estender o alcance normal da comunicação, “tele” que origina do grego, significa “distância” e “comunicação é herança do latim “communicare” que significa “tornar comum”, “partilhar”, “confidenciar”. Sendo assim, quando a distância entre as pessoas aumenta, o processo de comunicação direta se torna mais difícil e há então a necessidade de um sistema de telecomunicação – um conjunto de meios e dispositivos que permita a fonte e o destino se comunicarem a distância. 
(imagem retirada do site http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_33c.asp “ TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO”)
A necessidade da humanidade de se movimentar mais rapidamente e ser mais ágil e produtivo deu origem a famosa invenção ou descoberta da roda, diga-se de passagem, que esse momento em todos os tempos conhecidos de história humana foi e é tão importante que a palavra roda deveria ser grafada como nome próprio, sendo assim devemos considerar a telecomunicação, como a “roda” das nossas comunicações, pois da mesma forma a sua principal intenção foi transmitir a longas distâncias o mais rápido e claro possível o que se conhecia em determinado lugar.
Sem perceber, a telecomunicação teve seu inicio muito antes de fios, chips, e equipamentos eletrônicos, a telecomunicação, se for observado o sentido real da palavra, tem seu início desde que os primeiros sinais de fumaça eram enviados na intenção de transmitir, assovios e barulhos pertinentes na intenção de sinalizar ou alertar, sinais e códigos de fogo durante a noite e muitos outros meios já pensados com a intenção de se comunicar a distâncias cada vez maiores foram e são utilizados. Desta forma podemos perceber o quanto esse conhecimento e inovação mudou todo o curso da história e da existência do ser humano. 
(Aparelho de telefone de 1896 (Suécia)
Porém recentemente, percebe-se uma grande revolução na telecomunicação, tendo em vista sua fusão com várias outras tecnologias que foram sendo descobertas.
Conforme o site Conceito.de (disponível em http://conceito.de/telecomunicacao) “Foi o físico inglês James Clerk Maxwell quem implementou as bases para o desenvolvimento da telecomunicação, ao introduzir o conceito de onda eletromagnética para descrever através das matemáticas a interação entre a eletricidade e o magnetismo. Posto isto, Maxwell terá afirmado que era possível propagar ondas pelo espaço livre ao utilizar descargas elétricas, algo que viria a ser comprovado por Heinrich Hertz em 1887.
(imagem retirada do site http://www.sarmento.eng.br “Cronologia da telecomunicação”)
A história das telecomunicações começou a desenvolver-se na primeira metade do século XIX, com o telégrafo elétrico (que permitia enviar mensagens com letras e números). Posteriormente, apareceu o telefone, que veio acrescentar a possibilidade de comunicar com recurso à voz. Com as ondas de rádio, a comunicação sem fios chegou para fazer uma autêntica revolução nos hábitos da humanidade.
Não há dúvidas de que as inovações tecnológicas na área das telecomunicações não ficaram por aí, pois são uma constante e não param de fazer furor. O modem possibilitou a transmissão de dados entre computadores e outros dispositivos, constituindo assim o ponto de partida para o desenvolvimento da Internet e outras redes informáticas.
Hoje em dia, as telecomunicações são parte integrante de um ramo industrial que move, anualmente, milhões de euros em todo o mundo.”
(Imagem link http://www.primeiramaomt.com.br/2016/12/telecomunicacao-lei-pode-ser-alterada-para-aumentar-investimentos-em-banda-larga)
Atualmente a palavra telecomunicação tem concepções altamente tecnológicas e já ultrapassaram em muito as fronteiras continentais e até mesmo espaciais, com a grande maioria das pessoas tendo acesso a esses benefícios, tanto para seu uso pessoal ou em massa. A telecomunicação principalmente após a sua grande revolução após as primeiras emissões de ondas de rádio, se torna a partir de então uma forma essencial para o cotidiano e rotina do homem moderno que como se nunca tivesse existido sem tal descoberta.
Referências:
(http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_33c.asp Prof. Luiz Ferraz Netto)
(http://www.primeiramaomt.com.br/2016/12/telecomunicacao-lei-pode-ser-alterada-para-aumentar-investimentos-em-banda-larga/)
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_das_telecomunica%C3%A7%C3%B5es)
(http://conceito.de/telecomunicacao)
(http://www.sarmento.eng.br/Telecomunicacoes.htm)
(http://telecomunicacoesdobrasil.org.br/voce-conectado/historia-das-telecomunicacoes/)