Buscar

ANÁLISE DO FILME um sonho de liberdade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANÁLISE DO FILME: UM SONHO DE LIBERDADE
	
	ALUNO:
	MIKAEL ÍTALO RODRIGUES TAVARES
	PROFESSOR:
	ITALO LIMA
	TURMA: 112.7(111.7)
	PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	DATA: 25/03/2017
O filme a ser analisado, gira em torno do cenário de uma prisão. Onde um de seus personagens principais torna-se membro da prisão após matar sua esposa depois de vê-la traindo com outro cara. Sua vida foi radicalmente modificada após essa ida a prisão, pois o próprio deixou de gozar da sua liberdade e do seu trabalho como banqueiro.
Assim que se chega à prisão Andy passa pelo primeiro ritual daquela instituição, onde é “apresentado” aos veteranos, logo depois o seu cabelo e raspado trazendo mais uma ideia de ritual daquela instituição que tinha como objetivo deixar o novato com característica semelhantes ao dos veteranos. Cabe aqui também uma volta a ideia de liberdade, pois Andy foi submetido a corta seu cabelo sem seu querer, perdendo a liberdade de escolha.
A prisão como uma instituição total já discutida em sala de aula, se caracteriza por ser um ambiente fechado, onde ocorre a utilização do espaço em tempo integral pelos instituídos, privado essas pessoas do convívio com a sociedade. Em outro texto debatido em sala, a função da prisão é transforma aqueles sujeitos que estão no seu interior em sujeitos aceitos pela comunidade fora da prisão, mas esse objetivo de trabalho não é atingindo.
Andy novato na instituição, não sabe como funcionam algumas coisas. Logo de inicio o coordenador da prisão deixa claro que acredita na disciplina e na bíblia. Esse discurso da utilização da bíblia como aprendizado é utilizado por Andy algumas vezes em conversas com o próprio coordenador da prisão.
Dentro da instituição Andy faz colegas, um deles é o Red. Onde o Red pertence a instituição prisional a mais tempo fazendo que ele tenha um melhor entendimento das coisas que ali funcionam, o mesmo tem um poder de conseguir que algumas coisas desejadas pelos presos entrem no ambiente que de modo geral é proibido, isso traz para Red uma característica diferenciada dos outros presos. Red já foi chamado pela instituição algumas vezes para avaliar se ele poderia ser solto e voltar a sociedade, mas todas as vezes essa condição foi negada, no decorrer do filme essa condição demonstra que o mesmo tem um certo tipo de medo de voltar ao convívio com a sociedade, pois ele a tanto tempo ficou preso, tinha um certo privilegio lá dentro e não sabia se fora da prisão ele iria se adaptar novamente.
A amizade com Red fez que Andy entendesse algumas coisas sobre a instituição que fazia parte. Ate mesmo chegando a ajudar o sargento da instituição com problemas de contas, pois era banqueiro e saberia tirar o sargento daquela situação. Esse trabalho trouxe a Andy “privilégios” dentro da instituição, onde ele foi ganhando cada vez mais espaço e conquistando algumas coisas que desejava, pois além do capitão acabou realizando o trabalho pra varias pessoas da equipe. Andy consegue novos livros para biblioteca, e também consegue alfabetizar alguns detentos.
Na biblioteca trabalha um senhor que passou uma boa parte de sua vida naquela prisão, perdendo totalmente a vontade de conviver fora dela. Era tão institucionalizado que para manter-se na prisão foi capaz de articular um ato de violência a outro preso, mas foi impedido de realiza-lo. Alguns tempos depois ele recebe a liberação da instituição, e vai encaminhado para um abrigo que já lhe arruma outro emprego para tenta ressocializar. O senhor após ter passado muitos anos dentro da prisão não conseguiu acompanhar a sociedade fora dela, pois ele perdeu de ver a evolução das coisas, pois onde estava era um ambiente fechado. O velho senhor, sem conseguir adaptar aquela nova sociedade acaba cometendo suicídio. 
	Andy usando todo seu conhecimento de banqueiro ao resolver as contas do coordenador do presidio, acabou arquitetando um plano de fuga com o dinheiro que estava sendo sonegado pelo coordenador. Como ele conseguiu alguns privilégios desenvolvendo esse trabalho, ninguém conseguiu desconfiar que o próprio tivesse cavado um túnel em sua cela que levava para fora do presidio. Andy apenas deixou “enigma” para Red encontra-lo ao tentar novamente sua liberdade. 
	O filme traz muito a ideia da institucionalização dos personagens, fica bem evidente na historia do senhor que passou praticamente a vida toda preso e deixou de ver a evolução do mundo lá fora, e quando conseguiu sair da prisão não se adequava mais aquele ambiente. Pois a prisão deixou marcas na sua vida, lá ele se sentia alguém. A mesma forma acontecia com Red que sempre dava um jeito pra sua liberdade não ser aceita, pois tinha medo de tentar a vida lá fora, de um novo recomeço medo de não se adequar ao que iria encontra lá fora, e também de não ser bem sucedido e não conquistar privilégios iguais os que ele tinha na cadeia. 
Já Andy, parecia não se deixar se institucionalizar pela prisão, pois pra ele aquilo não era seu lugar, por isso buscou varias formas de se ocupar-se com novas coisas dentro da instituição. Traçou metas a ser alcançadas na prisão, a primeira foi os novos livros para a biblioteca, onde escreveu varias cartas fazendo esse pedido ate ser aceito, depois teve a dura atividade de alfabetizar um novato que entrou na prisão, para que ele recebesse um titulo. Ao entra em contato com a corrupção do coordenador do presidio, Andy viu ali uma possível estratégia para sua saída, o que levou esse acontecimento após ele roubar o dinheiro que era do coordenador, e viajar em busca da construção de uma nova vida fora da prisão, não so uma nova vida pra ele, mas também para seu parceiro Red.

Outros materiais