Buscar

MODELO OSI SLIDES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MODELO OSI
Com o objetivo de facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes, a Organização Internacional de Normalização (ISO - International Standards Organization), uma das principais organizações no que se refere à elaboração de padrões de comunicação de âmbito mundial, aprovou, no início da década de 1980, um modelo de arquitetura para sistemas abertos, visando permitir a comunicação entre máquinas heterogêneas e definindo diretivas genéricas para a construção de redes de computadores independente da tecnologia de implementação.
Esse modelo foi denominado OSI (Open Systems Interconnection), servindo de base para a implementação de qualquer tipo de rede, seja de curta, média ou longa distância.
Com essa padronização, as redes iriam funcionar sempre da mesma forma, coisa que antes não acontecia devido as diferentes funcionalidades que cada fabricante empregava em suas redes. A partir daí abriu-se a possibilidade da “conversação” entre equipamentos de diferentes fabricantes. A resolução dos problemas do passado também se tornou mais simples, pois se antes cada empresa trabalhava “sozinha” para resolver um problema, agora todas passariam a trabalhar em conjunto, já que a arquitetura principal dos equipamentos se tornava igual para todos.
Os usuários das redes também ganharam muito com tudo isso, pois se desprenderam da obrigação de se fechar apenas com um fabricante, tendo agora a livre opção de analisar as características de todos eles de forma individual.
Camadas Modelo OSI
A arquitetura de uma rede é formada por camadas (ou níveis), interfaces e protocolos. As camadas são processos, implementados por hardware ou software, que se comunicam com o processo correspondente na outra máquina. Cada camada oferece um conjunto de serviços ao nível superior, usando funções realizadas no próprio nível e serviços disponíveis nos níveis inferiores.
Em uma estrutura baseada em camadas, os dados transferidos em uma comunicação de um nível específico não são enviados diretamente ao processo do mesmo nível em outra estação, mas descem, através da cada camada adjacente da máquina transmissora até o nível inicial, onde é transmitido, para depois subir através de cada nível adjacente da máquina receptora.
Os protocolos são conjuntos de regras e formatos que permitem a comunicação entre as camadas nas diferentes máquinas. Em cada camada podem ser definidos um ou mais protocolos. Já as interfaces representam o limite entre cada nível adjacente onde uma camada compreende as informações vindas de outra camada.
A representação por camadas claramente simplificou o entendimento das redes. Podendo-se melhor analisar separadamente a função de cada camada, ou seja, cada parte do caminho percorrido pelos dados. Essa técnica facilita também a questão do isolamento de problemas. A informação quando é enviada, percorre as camadas de cima para baixo, ou seja, da camada de Aplicação até a camada Física. Quando a informação é recebida, percorre as camadas de baixo para cima, sendo assim, da camada Física até a camada de Aplicação.
As sete camadas do Modelo OSI representam o caminho a ser percorrido pelos dados. Elas são:
Camada 7: Aplicação;
Camada 6: Apresentação; 
Camada 5: Sessão;
Camada 4: Transporte;
Camada 3: Rede; 
Camada 2: Enlace;
Camada 1: Física.
Camada Física
A camada Física trabalha diretamente com os equipamentos da rede, definindo suas especificações elétricas, mecânicas e funcionais. Ela é responsável por definir a relação entre um dispositivo e um meio de transmissão, transmitindo bits através de um canal de telecomunicações. Ou seja, ela trabalha diretamente com o meio físico da rede.
Resumidamente, a camada Física pode trabalhar de duas formas:
Recebimento: Ela irá receber pulsos elétricos/ópticos, e os converterá em bits.
Envio: Ela irá receber bits, e os converterá em pulsos elétricos/ópticos.
Camada Enlace
A camada de Enlace se relaciona com as camadas Física e de Rede. Possui algumas funções que tentam fazer com que o tráfego de dados pareça livre de erros, como por exemplo: 
Sincronização entre receptor e transmissor; 
Detecção e correção de erros; 
Formatação e segmentação de dados;
Gerenciamento de transmissões (simplex ou duplex); 
Controle de acesso a um canal compartilhado.
Esta camada é subdividida em outras duas: LLC (Link Logical Control) e MAC (Media Access Control). 
LLC: É a subcamada mais alta da Enlace. Ela fornece mecanismos de multiplexação e controle de fluxo. 
MAC: Faz a ponte entre a camada Física e a LLC, provendo acesso a um canal de comunicação e trabalhando com os frames (envelopes para os pacotes da camada de Rede), atribuindo-lhes um cabeçalho contendo o endereçamento dos dados que trafegam pelo meio através do endereço físico (MAC) e outras informações de controle de dados.
Camada de Rede
A camada de Rede é responsável por controlar as operações da rede de um modo geral. Possui como principal característica o roteamento de pacotes entre origem e destino, determinando qual o melhor percurso para o tráfego de dados. Esta camada, diferentemente da Enlace, trabalha com os endereços lógicos (IPs) e com a implementação de pacotes, que irão portar um cabeçalho com endereço lógico (IP) e outras informações de controle.
Camada de Transporte
A camada de Transporte fornece um serviço de transporte confiável de dados, transparente para as camadas superiores do Modelo OSI. Garante que os dados serão entregues livres de erros, em sequência e sem perdas ou duplicações. Recoloca as mensagens em segmentos, dividindo mensagens longas em vários segmentos menores ou agrupando mensagens pequenas em apenas um segmento, para haver maior eficiência na transmissão dos dados.
A camada de Transporte possui dois protocolos: o UDP e o TCP. 
UDP realiza apenas a multiplexação para que várias aplicações possam acessar o sistema de comunicação de forma coerente. 
TCP realiza além da multiplexação, uma série de funções para tornar a comunicação mais confiável. Algumas de suas características são: controle de fluxo, controle de erro, sequenciação e multiplexação de mensagens.
Camada de Sessão
A camada de Sessão estabelece, gerencia e encerra sessões de comunicação, que consiste de requisições e respostas do serviço entre duas aplicações localizadas em dois computadores em rede. Na sessão são estabelecidas as características da comunicação: qual lado transmite, quando, durante quanto tempo e assim por diante.
Fornece a sincronização das tarefas dos usuários, colocando pontos de controle de fluxo de dados para que, em caso de falhas de comunicação na rede, somente os dados posteriores ao último ponto de controle terão que ser retransmitidos.
Camada de Apresentação
A camada de Apresentação fornece as funções de formato dos dados, como o tipo de codificação e conversão de dados (compressão/descompressão e criptografia/descriptografia). Também é responsável pelo encapsulamento das informações em pacotes de bits.
Esta camada é conhecida como sendo a “camada de tradução”, pois os dados são representados por formatos adequados para cada tipo de dado ou aplicação. Por isso, temos vários formatos utilizados para texto, imagem, sons, vídeos e outros, que podem ser convertidos (traduzidos) conforme são transmitidos de um computador para outro dentro da rede.
Temos computadores que trabalham com o sistema de representação de texto denominado de EBCDIC, e outros que trabalham com ASCII. Esta camada faz a conversão entre os dois conforme necessário. O mesmo acontece com os padrões de imagem gráfica, como GIF, JPG e PNG.
Camada de Aplicação
A camada de Aplicação é a mais alta e atua como uma janela para processos dos aplicativos que acessam os serviços da rede. Representa os serviços de suporte direto ao aplicativo do usuário, como os serviços de acesso a sites (HTTP), transferência de arquivos (FTP) e envio de e-mails (SMTP).
Esta camada oferece à aplicação o acesso geral aos
serviços de rede, permitindo o acesso às funções de comunicação, de controle do fluxo e de recuperação de erros ao nível do aplicativo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais