Buscar

ESTUDO DE CASO

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
DISCIPLINA : FUNDAENTOS PSICOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
O docente deve utilizar o mesmo planejamento para todos os alunos, mas com atividades diferenciadas, lúdicas e prazerosas para os alunos com dificuldades. Deve sempre ter em ente que os alunos com dificuldade de aprendizagem não podem ser excluídos das atividades, ou seja, não devem ser distanciados dos demais colegas. 
Como foi citado por Vygotsky em suas falas, ” não existem estudantes iguais, cada aluno tem suas habilidades, suas características que as diferenciam das demais”, cabe o professor trabalhar as habilidades individuais de cada aluno, melhorando seu fazer pedagógico para auxiliar no desenvolvimento dos seus educandos, mantendo o aluno com dificuldade de aprendizagem em sintonia com a turma e com o professor.
Isso mostra o quanto a abordagem do professor é de suma importância e deve ser sempre direcionada ao aluno dificuldades de aprendizagem com a finalidade e objetivo de evitar que ele se sinta desmotivado a superar seus próprios desafios. 
O professor deve ter em mente tudo o que vai ser executado em sala de aula por isso é necessário que seja elaborado um bom planejamento, independente das dificuldades de aprendizagem que os seus alunos apresentam, porém o professor deve introduzir aos poucos atividades diferenciadas para auxiliar seus seu alunos no processo de desenvolvimento como um todo (intelectual, social, moral, psicossocial) para que os mesmos, não se sintam excluídos em relação aos demais.
 É importante salientar que existem muitas atividades e metodologias para trabalhar com diferentes alunos da mesma classe no mesmo planejamento, basta pesquisar e planejar. Pela Teoria de Desenvolvimento Proximal de Vygostsky podemos observar que os alunos citados no problema, inicialmente observam as atividades ou trabalho que a turma está realizando sob a orientação da professora para adquirir alguma base necessária para desenvolver essas habilidades propostas no planejamento da professora.
Nessa linha de pensamento a professora deve criar um ambiente amigável e instigador para que o aluno sinta -se motivado a desafiar-se superando suas dificuldades. Segundo Vygotsky o ambiente de aprendizagem deve ser organizado de forma significativa, com atividades significativas, relacionadas ao ensino aprendizagem, criando, relações, fundamentos significativos e do interesse das crianças.
 É bom ressaltar o quanto é importante que o professor estimule, oriente e auxilie os alunos com dificuldade de aprendizagem em relação aos demais alunos da turma em que estão inseridos. De acordo com Vygotsky, “a interação de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizagem” e a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã”. Isto é, o que o aluno consegue fazer hoje somente com a ajuda de alguém, num futuro próximo, fará sozinha. Portanto o professor deve trabalhar com o mesmo planejamento, porém com atividades diferenciadas.

Continue navegando