Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

-Um professor do Ensino Fundamental percebeu que há dois alunos na turma que não têm pleno domínio da leitura e da escrita: leem pausadamente, silabando, com pouca compreensão e escrevem omitindo e trocando letras. Assim, o professor tem se questionado em como proceder com esses alunos: deve trabalhar com um só planejamento, com as mesmas atividades para toda a turma?; deve trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas?; deve trabalhar com um planejamento específico para esses dois alunos, separando-os do restante da turma?
-Como a teoria de Vygotsky pode auxiliar esse professor no que diz respeito aos conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal?
Para V ygot sk y, “a int e gração d e cr ia nças e m d ifere ntes níve is de dese nvo lvi me nto 
passo u a ser e ncar ada co mo um fator det er mina nte no p rocesso de apre nd izado. ” E "a 
Para Vygotsky, “a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizado.” E “a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã". Ou seja: aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha. Assim, a decisão mais acertada, de acordo com a teoria de Vygotsky, é trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas. 
Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências e conhecimento. A aprendizagem é uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação.
Para ocorrer à aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial. Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. O professor deve mediar à aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente e estimule o conhecimento potencial, de modo a criar uma nova ZDP a todo momento.

Outros materiais