Buscar

D.Empres. III 12.12.17 R.Esp. Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
Campus Universitário Vacaria – CAMVA 
Curso: Bacharelado em Direito
Disciplina: Direito Empresarial III – Regime Especial 
Professor: Sérgio Hoffmann
Aluno:_____________________________________________________________
PROVA FINAL – PERÍODO 2017-4
(Todas as respostas devem ser fundamentadas)
01 – Considerando as regras da Lei 11.101/05 e os fundamentos doutrinários sobre o direito falimentar, responda:
a) Uma empresa sofreu, nos últimos cinco meses, uma redução muito grande do seu faturamento. Esse fato desencadeou uma crise, uma vez que a empresa enfrenta uma grande redução do seu capital de giro, com dificuldades para pagar os seus credores. A crise mencionada é econômica, financeira ou patrimonial? 
b) A mesma empresa pediu e obteve recuperação judicial. Um fornecedor, apesar da crise, continuou a conceder crédito à empresa, mesmo durante a recuperação judicial. Qual é o benefício que o fornecedor terá em razão da confiança que depositou na empresa? 
02 – O sócio-gerente de uma empresa, em nome desta, havia assumido a obrigação de fazer doação de R$ 45.000,00 à Associação dos Funcionários, com a finalidade de realizar benfeitorias no campo de futebol pertencente à associação. Tendo sido decretada a falência, a Associação dos Funcionários pode habilitar-se como credora na falência?
03 – João adquiriu em hasta pública o fundo de comércio pertencente a uma sociedade falida. A Fazenda Pública da União, no entanto, passou a cobrar de João a dívida tributária da sociedade falida, correspondente a fatos geradores ocorridos antes da falência, alegando que João é o responsável tributário. O que João pode argumentar para livrar-se da exigência fiscal?
04 – Pedro, na qualidade de administrador judicial de uma falência, está cobrando os créditos da sociedade falida e vendendo os bens que arrecadou, para, ao final, pagar os credores. Todavia, está tendo dificuldade para cobrar alguns devedores da sociedade. Por isso, pretende conceder desconto a tais devedores, para que estes paguem a vista o que devem à sociedade falida. Pedro pode, e sob que condições, fazer o que pretende?
05 – Tendo em vista a disciplina da habilitação e da impugnação de créditos na falência, responda:
a) João, credor em uma falência, constatou que o crédito de Pedro está incorreto. João pode apresentar impugnação ao crédito de Pedro?
b) Manuel, credor na falência, constatou que seu crédito não foi informado pelo devedor. Todavia, sua habilitação ocorreu após o transcurso do prazo regulamentar. Quais são as conseqüências que Manuel sofrerá em razão da perda do referido prazo?

Outros materiais