Buscar

Portifólio Fase I Libras Didática1

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL DE CURITIBA
PORTIFÓLIO UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
FASE I
2015
PARTE I – CINE DEBATE
Discussões fundamentadas sobre a prática pedagógica a partir de temáticas reveladas no filme:
- Ao mestre, com carinho.
Qual a ideia principal do filme em relação à prática pedagógica?
Como podemos relacionar as ideias principais do filme com a educação?
A ideia principal do filme é que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a produção e construção do mesmo.
O professor deixa de representar “autoridade” e passa a servir de modelo para os alunos. A Relação Pedagógica saudável é evidenciada.
Além, de discutir as questões raciais, o filme mostra como a realidade social do aluno interfere no desempenho escolar.
Após ensinar valores e comportamento, o professor fez com que houvesse a mudança da realidade da classe, ensinando e enfatizando que buscassem seu próprio caminho e se orgulhassem de suas vidas, de suas aparências e de suas atitudes.
Articular os conhecimentos adquiridos sobre como ensinar e refletir sobre para quem ensinar, o que ensinar e o porquê ensinar, nos leva aos desafios da didática e que para Comenius, à didática significa a arte de ensinar.
Concluímos que a sala de aula deve ser um ligar de trocas de experiências e de resgate de valores até então esquecidos pela sociedade em que vivemos.
PARTE II – ESTUDO DIRIGIDO
A inclusão de surdos na perspectiva dos estudos culturais
Qual o objetivo do texto?
O texto tem como objetivo analisar a inclusão de alunos surdos inseridos em salas de aula regulares.
O que o texto propõe pelo trecho “tratar sobre inclusão significa ir além do ingresso de alunos diferentes na escola”?
O texto propõe estarmos atentos para promover movimentos pedagógicos-curriculares na escola que envolvam todos os alunos, de modo que possam construir histórias próprias, exercendo cidadania e capacidade de se tornarem críticos, enfim com peculiaridades que os fazem únicos.
Onde a pesquisa descrita no texto foi realizada? Qual o seu objetivo?
O estudo se realizou em três escolas da rede pública regular de ensino, sendo duas do Ensino Fundamental e uma do Ensino Médio, localizadas na cidade de João Pessoa/PB. Essas escolas tinham alunos surdos incluídos.
Explique o termo integração.
Integração era o termo usado, para representar o processo educacional dos alunos especiais em escolas comuns, juntos com os “normais”.
Aponte algumas iniciativas no sentido de atender a um dos critérios fundamentais para haver o desenvolvimento pedagógico adequado das pessoas surda em âmbito nacional.
No âmbito nacional, as políticas públicas posicionam-se de maneira favorável à inclusão, não medindo esforços para possibilitar o ingresso de todos à escola regular.
A própria LDB (Lei 9394/1996), em seu capítulo V, artigo 58, que prevê serviço de apoio especializado e professores especializados ou capacitados para atender aos portadores de necessidades especiais, preferencialmente na regular de ensino. Procurando sanar o problema de comunicação que surge no ambiente escolar, onde se encontram alunos ouvintes e surdos e professores ouvintes, o intérprete de Libras tem sido valorizado.
Apresente as características principais da discussão sobre o currículo e a inclusão dos alunos surdos.
Na verdade a inclusão dos surdos, deve-se começar pela família e pela escola, onde todos devem vivenciar de forma global. Não é saudável a vivência em grupos isolados.
É importante o diálogo para que se recupere o direito de se pronunciar, saindo da cultura do silêncio e produzindo sua própria história. Dessa forma, a educação de surdos pode se dar de maneira mais apropriada, pois passa a encarar o surdo enquanto autor e ator de uma cultura minoritária. 
Assim, reafirmamos a necessidade de que sejam fomentadas reflexões sobre as diversas faces da inclusão.
Explique o caminho percorrido pela pesquisa apresentada no artigo.
As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas passo a passo, para que fosse possível registrar os depoimentos de forma fidedigna. Buscando, assim, desvendar o que estava por trás dos conteúdos manifestos. No total foram 12 (doze) alunos surdos entrevistados.
Apresente uma síntese em que constem os resultados da pesquisa em relação à comunicação surdo-ouvinte, as dificuldades quanto à inclusão e a visão sobre o ser surdo.
Os alunos surdos listaram uma série de dificuldades, para eles é indispensável o intérprete, por conta da comunicação com os colegas e com os professores. Também sentem a falta de preparo do corpo docente e uma inadequação do ambiente escolar; falta de material didático específico. Alguns dos surdos entrevistados disseram não enfrentar nenhum problema.
Nos depoimentos dos próprios surdos, eles pontuaram aspectos que enfatizam a questão da normalidade x deficiência. Alguns sentem-se limitados pela falta de audição; sentem tristeza por serem surdos. Adotam este ponto de vista, atribuindo o conceito de normalidade ao ouvinte.
Aponte as ideias principais das considerações finais do autor.
Podemos apontar que a inclusão dos surdos deve ser acrescida à atual rotina escolar. Na verdade é necessária a aceitação dos surdos em sua totalidade, e em suas especificidades, diferenças grupais e individuais e em seus aspectos cognitivos.
Não é a tolerância das formas de comunicação que vai resolver toda a problemática do ensino para as pessoas surdas, mas sim a importância e o envolvimento das duas línguas (Língua de Sinais e Língua Portuguesa), como fatores culturais, através de diálogos e práticas em sala de aula.
É necessário estabelecer relações entre o eu e o outro; reconhecendo a condição bilíngue do surdo; buscar desenvolver um currículo para todos, envolvendo, em particular, o processo cultural inerente aos surdos, enfim, mudanças na atuação do corpo docente e enfatizar os estudos culturais e sociais para implicações acadêmicas para a escola como um todo.

Continue navegando