Buscar

HIDROLIPODISTROFIA GINÓIDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIDROLIPODISTROFIA GINÓIDE
A hidrolipodistrofia ginóide (HLDG) é conhecida popularmente como ”celulite”, envolve a alteração do tecido cutâneo, modificando a estrutura da pele e alterando o tecido conjuntivo, acarretando um aumento de retenção hídrica, de sódio e de potássio, conduzindo à elevação da pressão intersticial e gerando compressão das veias, vasos linfáticos e nervos. Ocorre por diversos fatores: desequilíbrio hormonal, sedentarismo, maus hábitos alimentares e tende a aparecer nas regiões de glúteo, culote, membros inferiores e abdômen (SANTOS, I. et al. 2011).
O nome celulite também se refere à infecção bacteriana do tecido subcutâneo. A HLDG é uma disfunção causada pelo acúmulo de gordura, retenção hídrica e toxinas, mudando a fisiologia, deixando a pele com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.
Causas
Existem vários motivos para desenvolver a HLDG. O aumento de peso é um fator determinante, mas muitas mulheres com peso normal, ou mesmo abaixo , podem surgir uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Uma mulher magra pode ter uma taxa maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final. O excesso de tecido adiposo, associado à ação dos hormônios femininos e alterações no sistema circulatório e linfático poderá formar HLDG . Existe influencias  externas como fumo , stress, ma alimentação, poluição e falta de exercícios físicos.
Tipos
 
Elemento de Risco
A ocorrência da HLDG é bem mais comum em  mulheres do que em  homens. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada 10 mulheres têm algum grau de HLDG. Isso ocorre porque a mulher tem um proporção maior de tecido adiposo. 
Coxas, quadris e nádegas – são regiões comuns para o acumulo de HLDG. 
As clientes que apresentam HLDG nem sempre estão acima do peso.
 
Outros fatores que influenciam a quantidade de HLDG :
Má alimentação
Dieta rica em gordura trans e carboidratos 
Metabolismo lento
Sedentarismo
Alterações hormonais
Desidratação
Gordura corporal total
Espessura e cor de pele, a HLDG tende a ser mais notadas em peles claras  
Tratamento da celulite
"Você é aquilo que você vive e aquilo que você come". Quem gosta de vida boa e muita comida e bebida vai ter o contorno corporal associado a esse tipo de vida. Quem tem alimentação saudável e pratica exercícios terá com certeza um contorno corporal muito melhor, mais bonito e saudável. Procure comer bem em qualidade e não em quantidade. Então trataremos a celulite com boa alimentação, muita drenagem linfática manual e/ou com equipamentos adequados, Eletroforese, Estimulação Muscular, Ionização e Vacuoterapia. E de uso exclusivo médico, utilizar a Mesoterapia.
Se não há excesso de gordura, celulite ou flacidez instalada apenas exercícios bem orientados são suficientes. Uma boa orientação é imprescindível e se a idade for mais avançada, faz-se necessária a avaliação médica antes de começar qualquer atividade física. Para quem tem celulite e gordura localizada, a recuperação da forma corporal depende da ação combinada de tratamento estético, exercícios e dieta.
Os tratamentos mobilizam (liberam) as gorduras das áreas em que elas são mais fixas na mulher.
O importante é fazer as coisas com prazer e que se esteja bem consigo mesmo, assim qualquer tratamento terá melhores resultados. 
Estimulação Muscular
No envelhecimento fisiológico, observamos perda de massa muscular esquelética de forma progressiva e contínua que vai sendo substituída por tecido adiposo.
A perda de massa muscular é menor nas pessoas que mantém uma atividade constante, como a prática de esportes, ginástica, caminhadas, etc.
A hipotonia muscular que provoca o quadro de flacidez, é resultado da redução da síntese de proteínas observada no envelhecimento orgânico com perda da elasticidade das fibras.
Para se combater este quadro, podem ser utilizadas técnicas como estimulação muscular por eletroterapia e algum tipo de atividade física, pois tendem a provocar um aumento da massa com enrijecimento da musculatura trabalhada.
Devido à características anatômicas próprias, as mulheres tem dificuldade de exercitar alguns grupos musculares, exatamente onde costuma depositar e alterar o aspecto da gordura (abdômen, glúteos, face interna da coxa). A estimulação muscular com eletroterapia exercita esse grupos musculares. Importante método auxiliar e no controle da celulite e da gordura localizada.
Vacuoterapia
Este equipamento eletro pneumático foi desenvolvido visando, principalmente, a conciliação dos princípios de massageamento por pressão negativa (vacuo) e o massageamento  semelhante ao movimento bidigital de um técnico em massagem, técnica esta que gerava frequentes, queixas subjetivas de dor ao pinçamento bidigital.
 
Massagem com Vácuo 
Compressão metódica do corpo ou de parte dele com manobras realizadas através de aparelhos de modo sistemático para melhorar a circulação ou para se obterem outras vantagens terapêuticas.
Não devem ser realizadas manobras violentas ou que causem dor;
Tanto a velocidade quanto a pressão devem ser uniformes porém variam de acordo com a região.
Realizadas em forma de deslizamento superficial e/ou profundo em : Pés, pernas, coxas, glúteos, região lombar, torácica, abdome, braços, mãos, cervical e facial.
Contra-indicações:
Processo inflamatório
Lesões cutâneas
Tumores malígnos
Queimaduras
Cardiopatias
Insuficiência hepática
Teleangectasias
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
A celulite é uma modificação particular das células de gordura e das fibras de colágeno. É uma condição esteticamente desagradável que afeta principalmente as mulheres. Existem inúmeros cosméticos para seu tratamento, sendo seus principais ativos cosméticos: a cafeína, extrato de capsicum e gengibre, sulfato de magnésio, cavalinha e centella asiática. Sendo que em geral, os princípios ativam a circulação sanguínea e a geram a lipólise. Esse estudo é uma revisão bibliográfica, no qual abrange uma disfunção que é a celulite e os princípios ativos que a combate. É importante ressaltar que é possível melhorar a celulite grau 1 apenas com cosméticos. A partir do grau 2, o ideal é a utilização dos cosméticos mais um tratamento que envolva a estimulação direta das fibras de colágeno e das células de gordura, como drenagem linfática, massagens redutoras e até mesmo o uso de tecnologias estéticas. Aliando tratamento estético, atividade física e alimentação adequada com tratamento cosmético de eficiência comprovada e baixo custo de mercado, as celulites são visivelmente amenizadas e tratadas.
CONCLUSÃO 
No presente estudo, observou-se que um dos principais princípios ativos utilizados para a celulite é a cafeína, por seu poder lipolítico e de impedir a lipogênese. Por ser um componente barato, e de fácil acesso, a cafeína vem sendo largamente utilizada contra os furinhos na pele. Aliando tratamento estético, atividade física e alimentação adequada com tratamento cosmético de eficiência comprovada e baixo custo de mercado, as celulites são visivelmente amenizadas e tratadas.
Causas
Dentre as causas da hidrolipodistrofia ginóide estão os fatores predisponentes como o sexo, raça, biótipo constitucional, distribuição do tecido adiposo, número, disposição e sensibilidade dos receptores das células afetadas pelos hormônios; os fatores desencadeantes tais como as alterações hormonais, cujo principal envolvido é o estrógeno e os fatores agravantes como hábitos alimentares, fumo, estresse, álcool, diabete, transtornos vasculares e circulatórios, alterações na transpiração, alterações renais e roupas sintéticas e/ou apertadas.
Quadro Clínico
Dependerá do estágio em que se encontra podendo apresentar edema, microvarizes, estrias, aspecto de casca de laranja, pele áspera, câimbras, sensação de perna pesada, instabilidadeemocional, fibroses, dor espontânea ou a palpação, hipotermia e hipotonia.

Outros materiais