Buscar

monitoria endocrino UFRRJ

Prévia do material em texto

ENDOCRINO
Hormônio deve ter especificidade, amplificação de sinal. Não modifica a célula só estimula ou inibe. 
Tem especificidade, promove amplificação do sinal, poucos hormônios ligados a estes receptores metabotrópicos (geralmente) geram amplificação do sinal.
Hormônios feitos através de integração, dois hormônios diferentes e a partir da concentração deles é que vai agir um sobre outro. (um inibe outro excita)
Os receptores podem sofrem dessensibilização, os receptores deixam de ser expressos, eles são inativados. (excesso de hormônio)
Os hormônios podem ter respostas celulares diferentes dependendo da sua localização.
As maiorias dos hormônios que a gente vê, são hormônios lipofílicos. Mais facilidade de entrar na membrana plasmática, quando entra faz a transcrição de genes. Síntese proteica. Transportador próprio.
EIXO HIPOTALAMO HIPOFISE - TODAS AÇOES DO CORPO REGULADAS NESSE EIXO, CONTROLA SECREÇÕES
HIPOTÁLAMO É UMA REGIÃO DO ENCÉFALO PROVÉM DO DIENCÉFALO, TAMANHO DE UMA AMÊNDOA, DIVIDIDO EM VÁRIOS NÚCLEOS (DENTRO DO HIPOTÁLAMO ESSE NUCLEOS SÃO CHAMADOS DE PRÉ E PRÓ HORMONIO). Nucleo arqueado, núcleo paraventricular, núcleo supraotico, núcleo periventricular – dentro dessses núcleos 2 celulas: neurônios parvocelulares e magnocelulares.
Hipófise ou gl pituitária – 
Magnocelulares neurônios um pouco maiores , o corpo fica no hipotalamo mas manda axônios para neurohipófise – armazena hormônios (posterior) OCITOCINA E VASOPRESSINA (ADH) (PRODUZIDAS P NEURONIOS MAGNO CELULARES NO HIPOTALAMO)
Parvocelulares - produzem hormônios
CRH NUCLEO PARAVENTRICULAR – MANDADO PARA EMINENCIA MÉDIA (COMUNICAÇÃO ENTRE HIPOTÁLAMO E HIPÓFISE) – CHEGA NAS CÉLULAS CORTICOTRÓFICAS E VAI PRODUZIR ACTH
TRH VAI CHEGAR EM OUTRO TIPO DE CÉLULA QUE SÃO TIREOTRÓFICAS DE VÃO PRODUZIR TSH
GHRH VAI CHEGAR NAS CÉLULAS SOMATOTRÓFICAS E PROUZIR GH
GNRH PRODUZ NA HIPOFISE LH FSH
GHIH INIBIDORA
CÉLULAS PRODUTORAS NA ADENOHIPÓFISE – CORTICOTROFO (ACTH - CORTICOTROFINA),TIREOTROFOS (TSH TIREOTROFINA),SOMATOTROFO (GH – HORMONIO DO CRESCIMENTO), GONADOTROFO
FUNÇÃO DO SISTEMA PORTA – VINCULAR E DRENAR FATORES HIPOFISITROFICOS DA ADENOHIPOFISE PARA HIPOFISE, COMUNICAÇAO HIPOTALAMO-HIPOFISE
TRH – TIREOTROFOS – TSH (TIH – INIBIDOR DO TSH)
GHRH – SOMOTOTROFICOS – GH(SOMATOTROPINA) -(GHIH (SOMATOSTATINA) – INIBIDOR DO GH)
CRH – CORTICOTROFICOS – ACTH (CIH) 
EIXO HIPOTALAMO HIPOFISE ADRENAL – CRH É PRODUZIDO PELO PARAVENTRICULAR, VAI SER LIERADO, ESTIMULAR AS CÉLULAS CORTICOTRÓFICAS DA ADENOHIPOFISE A PRODUZIR ACTH, É LIBERADO NA CORRENTE SANGUÍNEA E A GLANDULA QUE ELE CHEGA É ADRENAL. O ACTH TEM UM PRECURSOR QUE É A POMC. 
A POMC É UM POLIPEPTÍDEO QUE SÃO QUEBRADOS, TEM ACTH E OUTRAS MOLECULAS QUE PODEM SER FORMADAS
CRH (ESTIMULA) – POMC (A PARTIR DE FORMA) – ACTH CHEGA NA ADRENAL E VAI PRODUZIR OUTROS HORMONIOS. 
ADRENAL DIVIDIDA EM 3 ZONAS: GLOMERULAR, FASCICULADA E RETICULAR. CADA ZONA PROZUZ UM HORMONIO DIFERENTE. O ACTH ESTIMULA PRODUÇÃO DE TODOS ELES
ACTH TEM UM RECEPTOR EM CADA ZONA E ELE ESTIMULA ,AUMENTA A EXPRESSAO E INSERÇÃO DE LDL(AUMENTA EXPRESSAO DE LDL), O LDL VAI CONSEGUIR ENTRAR DENTRO DAS CÉLULAS E FAZER A FUNÇÃO DELE QUE É SE TRANSFORMAR EM ALGUMA COISA.
A ZONA GLOMERULOSA – PRODUZ MINERALOCORTICOIDES - GRUPO DE HORMONIOS E O PRINCIPAL É A ALDOSTERONA
ZONA FASCICULADA – PRODUZ GLICOCORTICOIDES – PRINCIPAL CORTISOL (EM ROEDORES É A CORTICOESTERONA)
ZONA RETICULADA - PRODUÇÃO DE ANDRÓGENOS – TESTOSTERONA
CADA ZONA TEM UMA ENZIMA DIFERENTE QUE VAI TRANSFORMAR O COLESTEROL EM ALGUMA COISA DIFERENTE
3 ENZIMAS PRINCIPAIS
EX: ZONA FASCICULADA QUE VAO PROMOVER A SINTESE DE GLICOCORTICOIDES
1 ENZIMA – STAR PROMOVE A ENTRADA DO COLESTEROL DENTRO DA MITOCONDRIA DENTRO DA CÉLULA, 
A ENZIMA P450 SCC, ESSA ENZIMA QUEBRA O COLESTEROL GERANDO UMA MOLÉCULA CHAMADA PREGNELONONA.
17ALFAHIDROXILASE(DA ZONA FASCICULADA) - TRANSFOMRA PREGNELONONA EM CORTISOL
AÇÃO – ALDOSTERONA – É UM MINERALOCORTICOIDE, LIPOFILICA, ATUA NO SISTEMA RENAL, LEVA MAIOR RETENÇÃO DE SÓDIO E REABSORÇÃO DE ÁGUA. ESTIMULADA COM DESIDRATAÇÃO, HIPOVOLEMIA, DIMINUI PRESSAO ARTERIAL.
GLICOCORTICOIDES – OS RECEPTORES SÃO CHAMADOS DE GR, GRALFA VAI FAZER O EFEITO BIOLÓGICO E O GRBETA É AQUELE QUE VAI INIBIR O GRALFA
NO FÍGADO SÃO HIPERGLICEMIANTES, ESTIMULA A GLICONEOGENESE, QUANTO A INIBIÇÃO DE RECEPTORES DE INSULINA. CORTISOL É UM HORMONIO DIABETOGÊNICO, QUE SE INIBE GRANDE QUANTIDADE DE INSULINA PODE CAUSAR DIABETES. ESTIMULA PROTEÓLISE (QUEBRA DE PROTEINAS, VAI ESTIMULAR ENERGIA).
OS GLICOCORTICÓIDES EM NÍVEIS NORMAIS, ELES INTERFEREM NA IMUNOREGULAÇÃO, SÃO ANTIINFLAMATÓRIOS (SE ESTIVER EM GRANDE QUANTIDADE)
HIPERGLICEMIANTE,ANTI INFLAMATÓRIO, DIABETOGENICO, ESTIMULA PROTEÓLISE, ELEVA A PRODUÇÃO DE ANGIOTENSINA II(AUMENTAR RETENÇÃO DE SÓDIO E DE ÁGUA),VAI FAZER SECRETAR MAIS ANDRÓGENOS, MENOR PRODUÇÃO DE HORMONIO DO CRESCIMENTO
AUMENTO DA PRESSAO ARTERIAL – HIPERTENSÃO
SE TIVER GRANDES QTD DE GLICOCORTICOIDES – DIABETES, DIMINUI FORMAÇÃO ÓSSEA, AFETA A ABSORÇÃO DE CÁLCIO, IMUNOSSUPRESSOR, AUMENTA ARMAZENAMENTO DE LIPÍDEOS.
PODE AFETAR OUTROS EIXOS, DIMINUI A LIBERAÇÃO DE GONADOTROFINAS, DIMINUI LIBERAÇÃO DE TSH E LH E DIMINUI LIBERAÇÃO DE GH. QUAIS CONSEQUENCIAS? QUEDA DA REPRODUÇÃO, INFERTILIDADE, HIPOTIREOIDISMO.
CORTISOL SEGUE CICLO CIRCADIANO: PICOS DURANTE O DIA(INICIO DA MANHÃ)
CORTICOESTERONA (ROEDORES) É A NOITE
ALTAS QTDS ALTERA CICLO DO SONO VIGIA – INSÔNIA – CORTISOL TE AJUDA A ACORDAR
DOENÇA DE CUSHING – (HIPERADRENOCORTICOCISMO) , ALOPECIA, ACUMULO DE TECIDO ADIPOSO, OBESIDADE CENTRAL NO ABDOMEN, HIPERGLICEMIA, DEPRESSÃO SEVERA, INSÔNIA, IRREGULARIDADE MENSTRUAL.
SE TIVER TERAPIA MTO LONGA DE GLICOCORTICOIDE EM EXCESSO, SINTOMAS ACIMA E RESISTENCIA A INSULINA, HIPERTENSAO
Distúrbios do eixo:
1) Hiperadrenocortisismo (síndrome de Cushing) – produção aumentada de cortisol, por diferentes fatores. Pode ser dividido em primeira e secundário, ou ate mesmo terciário. 
O primário é independente de ACTH, as causas vão ocorrer na glândula adrenal (carcinoma, etc) que vai aumentar a produção de cortisol. Nesse caso teremos aumento do cortisol e diminuição do ACTH e CRH pelo feedback negativo por alça longa e curta realizado pelo cortisol; 
Secundário, é dependente de ACTH, vai ocorrer por um tumor hipofisário, por exemplo. Vamos ter uma aumento de ACTH, consequentemente um aumento de cortisol, só que o CRH vai estar baixo pelo feedback de alça longa no hipotálamo realizado pelo cortisol liberado. O tumor na hipófise irá aumentar a produção de ACTH, então a sua produção não é inibida pelo feedback de alça curta. 
Terciária: a doença é causada pelo aumento da produção de CRH, quando o tumor é hipotalâmico ou síndrome de ACTH ectópico (muito raro). Aumento de todo o eixo. 
2) Hipoadrenocostisismo (síndrome de Addison) – redução do cortisol. 
Primário: destruição do córtex adrenal (só o cortisol vai estar baixo);
Secundário: deficiência na produção de ACTH (ACTH baixo e cortisol baixo);
Terciário: deficiência da produção de CRH (todo eixo diminui).

Continue navegando