Buscar

Desvios Posturais

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA PELOTAS
GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
	
“Postura Nota 10!”
Driele Santos Costa, Gabriela Lima
Janine Rampinini, Jennifer Poulsen
Nina Saldanha, Sérgio Pinheiro
Udson Barros, Vanessa Nunes, Yuri Vieira
Pelotas, setembro,2017.
Driele Santos Costa, Gabriela Lima, Janine Rampinini, Jennifer Poulsen, Nina Saldanha, Sérgio Pinheiro, Udson Barros, Vanessa Nunes, Yuri Vieira
Postura Nota 10!
Trabalho apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina de Práticas Fisioterapêuticas na Atenção Primária, do Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade Anhanguera Pelotas. 
.
Professora: Esp. Tatiane Barcellos
Pelotas, setembro de 2017.
INTRODUÇÃO
A coluna vertebral é formada por um conjunto de vértebras dispostas uma sobre a outra que, quando saudáveis, trabalham em harmonia. Ela é considerada um suporte para a cabeça e o tronco. Mas podem ocorrer desvios nesse suporte ao longo da vida, o que chamamos de escoliose, hipercifose ou hiperlordose. Esse tipo de problema é muito comum na fase escolar, causado principalmente pela sobrecarga de peso na mochila das crianças (OSHIRO, FERREIRA E COSTA, 2007). 
Nos adultos, 80% dos problemas posturais têm início na infância, sendo confirmados na adolescência, devido aos maus hábitos do cotidiano durante o período escolar. Nessa fase, as crianças cumprem uma rotina diária de transporte do material didático, e a mochila é uma forma prática e a mais utilizada para este fim. A carga da mochila, quando superior à capacidade de sustentação dos musculares da criança, causa sobrecarga na coluna vertebral, podendo ocasionar alterações posturais graves, dor ou disfunção, o que acarreta em uma desestruturação do seu equilíbrio postural, refletindo diretamente na sua qualidade de vida.
A lei nº 10.759/98 determina que o peso de mochilas, pastas e similares não deve ultrapassar 5% do peso de crianças da pré-escola e 10% do peso do aluno do ensino fundamental, percentual indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda se referindo à escola, alguns autores explicam que a má postura das crianças além do carregamento de mochila e materiais muito pesados, a utilização de sapatos inadequados e a utilização de mesas e cadeiras desproporcionais ao tamanho delas também são fatores influenciadores para o aumento da prevalência de desvios posturais na infância. 
 A postura adequada na infância ou a correção precoce de desvios posturais nessa fase possibilitam padrões posturais corretos na vida adulta, pois esse período é o de maior importância para o desenvolvimento músculo esquelético do indivíduo, com maior probabilidade de prevenção e tratamento dessas alterações posturais na coluna vertebral (Bueno e Rech, 2013). Portanto, pesquisadores sobre o assunto entendem que uma das maneiras mais adequada de diminuir a multidão de adultos sofredores de dores crônicas da coluna é realizar uma orientação preventiva junto às crianças e adolescentes. Ensinamentos de como utilizar o corpo, como andar, ficar em pé, sentar-se e deitar-se, devem ser incluídos, no programa escolar e desenvolvidos com a finalidade de melhorar o funcionamento do corpo e a qualidade de vida (Benini e Karolczak, 2010). O presente projeto tem como objetivo gerar promoção de saúde postural em crianças na fase escolar.
1.1 OBJETIVO GERAL
O presente projeto tem como objetivo gerar promoção de saúde postural em crianças na fase escolar.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Incluir um programa de promoção a saúde postural na escola;
Informar através de um programa de vídeo os fatores influenciadores da má postura;
Proporcionar o acesso a informação de como prevenir os desvios posturais na fase escolar;
Possibilitar a melhora da qualidade de vida dos sujeitos através da informação;
METODOLOGIA 
2.1 POPULAÇÃO
O programa de promoção a saúde postural “ Postura nota 10!” será aplicado em escolas “x” nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
 INSTRUMENTOS E MATERIAIS
Será utilizado recursos visuais como uma cartilha ilustrativa com informações sobre o que é saúde postural, sobre as causas da má postura e desvios posturais, contendo também sugestões de exercícios e ações que previnem dores e disfunções mais graves gerados pelos vícios posturais.
Também será apresentado um vídeo de desenho animado produto originado da dissertação "Orientações posturais preventivas para escolares do ensino fundamental: proposta de inclusão do tema pelo programa de saúde na escola" (VIEIRA, 2012). 
INTERVENÇÃO
Primeiramente será apresentado o grupo de profissionais destacando a importância destes no que se refere o presente tema da intervenção. Seguidamente será apresentado o vídeo cuja duração é de 7’37’’, logo após será distribuído a cartilha ilustrativa e será instigado aos alunos a reflexão sobre o que foi apresentado no vídeo e o que está sendo apresentado na cartilha.
As informações contidas na cartilha serão explicadas de forma clara para os estudantes em seguida todos serão convidados a realizar alguns exercícios apresentados na no material. 
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se que após a intervenção os escolares tenham consciência dos fatores influenciadores da má postura e que tenha um efeito positivo na qualidade de vida dos estudantes.
REFERENCIAS
BENINI, J. KAROLCZAK, A.P.B.; Benefícios de um programa de educação postural para alunos de uma escola municipal de Garibaldi, RS. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v .17, n .4, p. 346-51, out/dez. 2010.
BIASOTTO, C.B.; Análise Postural em Escolares do Ensino Fundamental com Programa de Prevenção, PDE 2018. Unidade Didática de Ciências. Araruna, PR. 2008.
BUENO, R.C.S.; RECH, R.R., Desvios posturais em escolares de uma cidade do Sul do Brasil. Rev Paul Pediatr 2013; 31(2):237-42.
BRASIL. Lei promulgada n° 10.759, de 16 de junho de 1998. Dispõe sobre peso máximo tolerável do material escolar transportado diariamente por aluno da pré-escola e 1º grau da rede escolar pública e privada do Estado de Santa Catarina.
OSHIRO, V. A.; FERREIRA, P.G.; COSTA, R.F.; Alterações posturais em escolares: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, ano III, nº 13, jul/set 2007.
VEIRA, A.C.; Produto originado da dissertação "Orientações posturais preventivas para escolares do ensino fundamental: proposta de inclusão do tema pelo programa de saúde na escola". Youtube, 18 out. 2012. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=X3KHeQEPVCQ> Acesso em: 07 set. 2017.
ANEXOS

Continue navegando