Buscar

NOTÍCIA PORTFÓLIO

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
ALUNO TEM SUA VIDA TRANSFORMADA COM O APLICATIVO LIVOX 
Por: Joelma Fernandes Cunha, RU 1329466
Polo – PAP Caetité
Data: 04/09/2017
Fonte: Livox
O aluno Pedro de doze anos teve sua vida transformada quando a professora de Língua portuguesa Joana chegou para lecionar na escola Municipal da pequena cidade de Libélula. Joana se viu diante de uma situação preocupante quando percebeu que Pedro, aluno do 3 ano do Ensino Fundamental II e, com paralisia cerebral ficava ali num canto da sala sem desenvolver nenhuma atividade. A professora buscou algo que pudesse dá a Pedro uma oportunidade de aprender e de ser incluído na escola e socialmente. Foi então que descobriu o aplicativo Livox.
O Livox foi desenvolvido por Carlos Pereira, um analista de sistemas que teve como inspiração para criar o aplicativo a filha com paralisia cerebral. O aplicativo é um software de comunicação alternativo que pode ser usado em tablets. “O Livox possui algoritmos para distúrbios motores, cognitivos e visuais”. “O benefício proporcionado pelo Livox foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), que o premiou como melhor tecnologia inclusiva do mundo”.
“O aplicativo já vem com 12 mil imagens e ainda permite a inclusão de mais. Isso é possível através da câmera do próprio tablet ou da inserção de quaisquer outros itens”, conta Carlos. 
A professora Joana viu no Livox uma alternativa para incluir Pedro no mundo do conhecimento e desenvolver seu potencial cognitivo. Então procurou ajuda da escola e da Secretaria de Educação do município que, conseguiu a licença do software para o aluno Pedro usar na sala de aula. 
Através do aplicativo foi possível que Pedro aprendesse a fazer leituras compreensivas, conhecer estruturas gramaticais, além de favorecer a comunicação por meio de frases. A professora percebeu que o aluno vem aumentando a cada dia sua capacidade de atenção e concentração, pois o aplicativo está desenvolvendo ainda mais sua habilidade para aprender, dando-lhe voz e mais independência.
Um dos pontos negativos do Livox é que, embora o aplicativo seja gratuito, sua licença ainda é muito cara para que chegue a todos os estudantes que tenham algum tipo deficiência e, que sejam de famílias carentes. O caso de Pedro foi especial uma vez que partiu da iniciativa da professora que buscou a inclusão do aluno.

Continue navegando