Buscar

Idade Media

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Idade Media: Historia e Direitos 
A idade media é o período intermediário da divisão clássica entre a antiguidade e a idade moderna. Tendo como um conceito “antigo” a “idade das trevas”. Este tipo de conceituação pretende atrelar uma pespectiva negativa ao tempo medieva. Foi durante o renascimento que ocorreu tais criticas, observando-se então que na idade media é simplificada a condição de (nero) oposto ao valores e ditanus que dominaram a civilização dos pensadores renascentistas.
No entanto em um olhar mais atento ao mundo medieval, nos revela que esse período não só teve ponto negativo como: a crise econômica, politica, social e cultural. Mas também o surgimento da civilização, desaparecimento da escravidão, surgindo assim um sistema de trabalho mais digno. Afinal de contas, se fosse um período onde se vivia nas “trevas”, não teria significado algum para historia da civilização, tendo como um exemplo de despedida desse preconceito a criação da universalidade. 
Os bárbaros e a civilização ocidental 
A criação da fronteira fortificadas pelos romanos para impedir que os germânicos penetrassem em seu território, não impediu o contato desses a sociedade romana. Tal acontecimento não era esperado devido aos contatos prévios dos germanos ao território romano.
A queda do império romano, não só afetou a igreja, mas como ocorreu também as ocupações dos bárbaros na Europa. Mas aos poucos foram convertidos e civilizados pelos missionários, que tinham como estratégia converte os reis, que tinham seus poderes fortalecido devido a essa “graça” e a população após a conversão do rei cloves a França abraçou o cristianismo, onde foram sagrados todos reis da França.
O cristianismo não só foi aceito como teve tamanha importância aos povos bárbaros. Trazendo para eles benefícios próprios e ensinamentos ao respeito acima da força
Surgindo então a cavalaria, uma instituição onde ajudava-se os fracos e como era considerado viúvas, órfãos e os inválidos. Sendo posto a eles a força e defendiao regiões onde instalava-se a guarda dos cristãos.
O surgimentos dos bárbaros germânicos trouxeram desentendimento com os romanos, pois de um lado os bárbaros germânicos com tamanha brutalidade e de outro lado os romanos com sua civilidade. Essa violência entre essas duas realidades foi canalizada pela igreja, que foi extremamente importante. 
Quando o império romano passou a não ter autoridades suficientes nos momentos necessários, devida a sua queda, a cavalaria surgiu como fiscalização social, reestabelecendo o equilíbrio.

Outros materiais