Buscar

Anotações para feira

Prévia do material em texto

COLÉGIO ESTADUAL HUMBERTO DE CAMPOS – EFMP
Adrian Nathan M. da Silva 01 – 3ºB
Bruno Henrique Carneiro 05 – 3ºB
Gabriel Henrique Machado 14- 3ºB
Guilherme Antonio F. Pires 15 – 3ºB
Jonatan Beskow 18 – 3ºB
Natan Nicoletti L. da Roza 21 – 3ºB
TORNADO DE FOGO
Pré-projeto de pesquisa apresentado a comissão de organização da Feira de Ciências do ano de 2016, por alunos do 3ºB do Ensino Médio como requisito de avaliação parcial do 3º trimestre.
Orientação: prof. Adriani da Motta Moresco
Santo Antonio do Sudoeste/PR
Outubro 2016
1 JUSTIFICATIVA 
	O assunto abordado pelo grupo foi o projeto de um tornado de fogo, o grupo escolheu fazer este projeto pois o fenômeno que acontece nele chamou muito a nossa atenção entre tantos outros projetos fenomenais, neste projeto acontece alguns fenômenos físico, foi o que nos chamou mais atenção.
2 OBJETIVOS 
	• Demonstrar a formação do furacão de fogo
	• Entender como esse vórtice é criado a partir do movimento de rotação 
	• Mostrar como o fluxo de ar circula no interior do cilindro
	• Apresentar como é gerado o tornado de fogo
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
3.1 O QUE É O TORNADO DE FOGO
Tornados de fogo são fenômenos raros ocasionados pela combinação de fogo e fortes rajadas de ar que se cruzam. Quando ventos fortes se cruzam, esses podem gerar uma massa de ar rodopiante. Neste experimento estamos simulando o fenômeno, porém de forma segura e controlada
	A maioria dos grandes tornados de fogo surgem a partir de incêndios florestais nos quais estão presentes correntes de ar quente ascendentes e convergentes. Usualmente eles têm de 10 a 50 metros de altura e uns poucos metros de largura e duram somente alguns segundos. Alguns podem ter mais de um quilômetro de altura, com ventos superiores a 160 km/h e durar mais de 20 minutos. Uma curiosidade é que os redemoinhos de fogo podem destruir árvores de 15 metros de altura
	O exemplo dos efeitos que pode ter um fenômeno destas características foi um que se sucedeu em 1923 durante o Grande sismo de Kantō, o qual provocou uma tormenta de fogo do tamanho de uma cidade e produziu um redemoinho de fogo que matou a 38,000 pessoas em quinze minutos na região de Hifukusho-Ato, Tóquio.
Na natureza esses tornados ocorrem geralmente nos Estados Unidos, Uruguai, Argentina e o sul do Brasil. E o processo de formação deles ocorre com a massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a entrada de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da faixa de ar próxima ao solo, o ar quente rompe a tampa e invade a massa de ar frio. 
O ar quente sobe e se expande, com velocidade que pode chegar a 250 KM/h. A instabilidade na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão ocorra em forma espiral. 
Umidade condensada cai em forma de chuva. Com a evaporação, o tornado se forma abaixo da “tampa”, em área onde não há chuva. Ao contrário dos furacões, os tornados são compactos e de curta duração.
3.2 COMO O FUNCIONA O PROJETO 
 Quando a base do projeto é rodada e ao colocar um tubo formado por uma rede em volta das labaredas, pode-se perceber a mudança de uma chama simples para o furacão de fogo, o ocorrido é muito simples.
O choque da redinha com o ar, faz com que esse ar possa rodar em volta do fogo. Os gases das chamas ficam subindo, e o encontro com o ar rodando forma um movimento em espiral, ou seja o tornado.
Quando o tornado ocorre, o fogo fica mais forte, pois o calor se concentra em uma região menor, e isso faz com que a temperatura aumente.
Além disso, com o pequeno furacão, mais ar entra dentro do fogo. E esse ar, rico em oxigênio, alimenta a combustão ajudando o tornado a ficar mais forte.
4 METODOLOGIA 
	O projeto será exposto e explicado num ambiente não muito aberto e com pouca iluminação, para que possa haver uma visualização melhor do trabalho. O trabalho foi montado com duas chapas de madeira uma de 40x40 e outra de 10x30, entre essas duas peças de madeira possui uma peça que tem um mecanismo de fazer girar o pedaço da madeira de base quadrada, logo após de montar o “corpo” do projeto fomos para o mais básico que seria fazer a circunferência da base quadrada que seria onde iria ficar a rede cilíndrica para que o ar se concentra-se apenas naquele local, essa circunferência foi feita com alguns pregos que também ajudaram a segurar a rede para que ela não caísse na hora da rotação da base de madeira. Logo após colamos um pratinho de metal no centro e com um pedaço de estopa, álcool e um isqueiro ascendemos a chama. 
	Após a chama acesa, um trabalho é exercido no corpo do projeto, um do integrantes do grupo faz o trabalho de rodar a base de madeira que esta a chama e assim após rodar ela vai criando velocidade e com o oxigênio concentrado ali no centro entre a rede, começa a rodar também assim criando um redemoinho, com a chama acesa o fogo vai criando o mesmo vórtice do oxigênio ou seja ele vai queimando o oxigênio que ali está concentrado, formando um tornado de fogo.
 Materiais usados foram: 
• Alcool 70
• Estopa e um isqueiro 
• Duas peças de madeira 
• Peça de mecanismo de rotação
• Rede de arame e alguns pregos 
5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
	Sites onde foram feitas algumas pesquisas:
	http://www.manualdomundo.com.br/2012/09/tornado-de-fogo-experiencia-de-fisica/
	http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/tornado-de-fogo-um-raro-fenomeno-natural.html
	http://www.cienciatube.com/2011/10/experiencia-feira-de-ciencias-tornado.html

Continue navegando