Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA psicologia (AOL 6) EAD Nassau

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Maria Clara Donato – Matrícula 01207066
	O problema da evasão escolar é um problema bastante recorrente, principalmente nas regiões mais carentes do nosso país. Os problemas que acabam acarretando essa evasão são, justamente, a baixa qualidade da educação pública, a precariedade na infraestrutura de diversas escolas e a baixa renda das famílias, o que acaba gerando a necessidade de que os filhos, cada vez mais novos, precisam começar a trabalhar para ajudar no sustento da casa.
 	A repercussão dessa evasão é vista em vários setores da sociedade, a começar pela própria sala de aula. É fato que a saída de alunos da escola acaba por desmotivar os que ainda nela permanecem, dificultando ainda mais o processo de aprendizagem e a força de vontade em continuar dentro do ambiente escolas. Com relação aos professores, a evasão também causa um sentimento de desmotivação, uma vez que, os mesmos também são culpados, por terceiros, pela evasão dos alunos e acabam por serem taxados como incompetentes pelo insucesso escolar daqueles que abandonam a escola. 
	A grande questão é que, em diversos casos, existe a real necessidade do aluno em sair da escola para exercer uma profissão, é ai que o Governo poderia agir, criando bolsas e incentivos para que os alunos optem por se esforçar mais e permanecer na escola, além disso, podem ser criados projetos político pedagógicos que se adaptem melhor à realidade do local onde a escola está inserida, podendo ser inseridos cursos técnicos e profissionalizantes dentro do currículo escolar, além do oferecimento de horários de aula alternativos para os alunos que trabalham em horário comercial.

Outros materiais