Buscar

ANATOMIA SISTÊMICA AVALIANDO

Prévia do material em texto

ANATOMIA SISTÊMICA
	Simulado: SDE0002_SM_201601173458 V.1 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 05/09/2017 21:10:36 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602090719)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa que indica corretamente nomes de ossos que compõem os membros inferiores.
		
	
	Úmero, rádio e ulna.
	
	Ulna, rádio e fíbula.
	
	Rádio, tíbia e ulna.
	
	Úmero, tíbia e fíbula.
	 
	Fêmur, tíbia e fíbula.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201601279205)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São as funções do esqueleto humano: I - Proteção;II - Reserva de minerais; III - Hematopoiese; IV - Movimento
		
	
	Todas
	
	II e III
	
	II, III e IV
	
	I e II
	 
	I, II e III
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201601326677)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os ossos do quadril se articulam anteriormente:
		
	
	na sacroilíaca
	
	na sínfise isquiática
	 
	na sínfise púbica
	
	na sindesmose pubiana
	
	na sincondrose pubiana
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201602185502)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A face e o crânio possuem ossos conhecidos como pneumáticos, em função de possuirem cavidades com ar. A maioria deles se relaciona com a cavidade nasal, sendo por isso conhecidas como seios paranasais. O único osso pneumático que NÃO forma seio paranasal é:
		
	
	etmóide
	 
	frontal
	
	maxila
	 
	temporal
	
	esfenóide
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601974382)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conhecendo a classificação dos ossos e, tendo como exemplo os ossos das falanges distais da mão, estes podem ser enquadrados como:
		
	
	ossos planos
	 
	ossos longos
	
	ossos sesamóides
	
	ossos curtos
	
	ossos pneumáticos
		
	
	   ANATOMIA SISTÊMICA
	Simulado: SDE0002_SM_201601173458 V.1 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 28/09/2017 00:32:36 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201601784323)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Fazem parte da porção condutora do Sistema Respiratório.
		
	
	nariz, faringe, esôfago, estômago.
	
	boca, faringe, laringe, esôfago.
	
	nariz, faringe, laringe, esôfago, traquéia, bronquíolos.
	
	nariz, boca, faringe, laringe, alvéolos.
	 
	nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios principais.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201601326598)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No estudo do sistema endócrino, existem pelo menos oito glândulas distribuídas por várias regiões e sistemas do corpo, onde a glândula hipófise é a glândula mestra, e é a que determina e comanda todas as outras, dando o comando para liberar seu hormônio ou substância, ou inibi-los. Com base nesse estudo, duas dessas glândulas são ditas glândulas anexas ao sistema digestório:
		
	
	fígado e vesícula
	 
	pâncreas e tireóide
	
	fígado e tireóide
	
	testículo e ovários
	 
	fígado e pâncreas
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201602149238)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Vasos sanguíneos formam uma rede tubular fechada que permite ao sangue fluir do coração para todas as células vivas do corpo e em seguida retornar ao coração. Os vasos sanguíneos apresentam diferentes diâmetros e diferentes características, a depender se são veias ou artérias. Sobre o assunto, analise as seguintes afirmativas. I - A veia cava superior é um vaso de grande calibre e desemboca no ventrículo direito do coração. II - O arco da artéria aorta possui três ramos. São eles: tronco braquiocefálico, artéria carótida comum esquerda e artéria subclávia esquerda. III - A artéria poplítea pode ser localizada na face posterior da epífise distal do fêmur. IV - A veia safena magna está localizada na porção medial do membro superior. Assinale a opção correta:
		
	
	I e IV corretas
	
	I, II e III corretas
	 
	II e III corretas
	
	I, III e IV corretas
	 
	II, III e IV corretas
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201601229633)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No antebraço, anteriormente à membrana interóssea, encontramos a artéria interóssea anterior, e, posteriormente, a artéria interóssea posterior. Ambas as artérias são provenientes da ARTÉRIA INTERÓSSEA COMUM. Esta última é ramo de qual artéria?
		
	
	artéria radial
	
	artérica subclávia
	 
	artéria ulnar
	
	artéria umeral
	
	artéria braquial
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201601293312)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As valvas são retalhos (flaps) musculares que se abrem e fecham; fazendo com que o sangue seja direcionado de maneira correta. O coração tem 4 valvas:
		
	
	valva descendente, valva pulmonar, valva mitral e valva aórtica.
	
	valva descendente, valva pulmonar, valva mitral e valva interventricular.
	
	valva tricúspide, valva pulmonar, valva mitral e valva interventricular.
	
	valva tricúspide, valva cardíaca, valva mitral e valva aórtica.
	 
	valva tricúspide, valva pulmonar, valva mitral e valva aórtica.
	   ANATOMIA SISTÊMICA
	Simulado: SDE0002_SM_201601173458 V.1 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 30/10/2017 12:43:14 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201601883673)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A digestão é um processo complexo que tem início na boca. As glândulas salivares são a frente de inicial no processo de digestão. A glândula parótida é uma glândula externa à boca, sendo localizada...
		
	
	Na face anterior da mandíbula.
	
	Na face anterior do osso maxila.
	
	Na região anterior do osso temporal.
	 
	Na face lateral da mandíbula anterior ao pavilhão auricular (orelha).
	
	Na região inferior da mandíbula.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201602148974)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os itens abaixo, que relacionam diferentes estruturas do sistema digestório com suas respectivas funções, estão corretos, exceto:
		
	 
	Estômago - produção de bile
	
	Língua - deglutição e paladar
	
	Intestino grosso - absorção de água
	
	Dentes - mastigação e trituração
	
	Intestino delgado - digestão e absorção de nutrientes
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201602195262)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A coluna vertebral representa um papel primordial dentro da organização do corpo, composta por vértebras que apresentam características marcantes, com base no descrito acima responda: Qual das vértebras abaixo se caracteriza pela ausência de corpo vertebral?
		
	
	Proeminente
	
	Vértebra T5
	
	Vértebra L3
	
	Áxis
	 
	Atlas
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201602078115)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Veias superficiais basílica e cefálica, são responsáveis pela drenagem sanguínea dos membros superiores. Sendo que em nível do cotovelo ambas se unem por intermédio de uma das veias mais utilizadas em laboratório.
		
	
	V. Interóssea.
	
	V. interóssea profunda.
	
	V. Cefálica.
	 
	V. Intermédia do cotovelo.
	
	V. Basílica.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201602263113)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A obesidade, de alguma forma, tem sido associada a quase todas as doenças crônicas. Ser obeso aumenta o fator de risco para o desenvolvimento de muitas doenças graves, in as doenças cardíacas, diabetes tipo 2, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, doença hepática, apneia do sono e osteoartrite. A Organização Mundial de Saúde (WHO) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção para 2025 é que cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso. A população de obesos, no mundo, em todas as faixas etárias, decorre principalmente das mudanças nos hábitos e costumes ocorridas nas últimas três décadas (...). O Brasil faz parte das 10 nações que, juntas, abrigam mais da metade dos obesos do planeta e ocupa a quinta posição. Ao serem contabilizados 60 milhões de brasileiros acima do peso e 22 milhões consideradosobesos, trata-se de uma doença crônica rotulada como epidêmica porque enquanto a população mundial cresceu 160%, a dos obesos apresentou acréscimo de 240%. A obesidade, ao atingir 30% da população brasileira, passou a ser considerada uma doença crônica endêmica. Por sua vez, os obesos relatam com elevada frequência dores articulares que se agravam com a deambulação, desvio no alinhamento das pernas, dor nos joelhos, desgaste das cartilagens, lombalgias, dor no calcanhar devido a esporão, sendo todos decorrentes da sustentação excessiva de peso, dos hábitos e costumes, cujos danos mais graves se manifestam em idades avançadas quando evoluem em várias articulações para as artroses que restringem as atividades sociais e profissionais. De outra parte, a visão multidisciplinar revela que os obesos não portadores de doenças secundárias associadas, independente do grau do índice de massa corporal, da faixa etária e da atividade física, apresentam maior teor de gordura hepática, nos músculos, nas vísceras e na medula óssea (...) (GUERREIRO, C. T.; IANNETTA, R.; MARCHINI, J. S.; RIBAS FILHO, D.; FEITOSA, R. B.; IANNETTA, O. Influência do sobrepeso sobre a Estrutura de Sustentação Osteomuscular. International Journal of Nutrology, v.9, n.2, p. 182-190, Mai/Ago 2016). O texto acima discute sobre as possíveis consequências do sobrepeso sobre articulações e estrutura óssea de pessoas obesas. A partir do que foi discutido em sala sobre os sistemas articular e esquelético assinale a ÚNICA alternativa correta.
		
	
	Devido a plasticidade (capacidade de sofrer reabsorção e reformulação) típica do tecido ósseo o mesmo desenvolve suas funções de maneira independente das articulações
	
	Haja vista a diferenciação funcional dos tecidos adiposo (função energética), articular (lubrificação) e ósseo (sustentação), não se pode estabelecer uma relação entre os mesmos. Portanto, os autores estão equivocados quanto às suas conclusões
	 
	Alguns autores sugerem que o sobrepeso pode lesionar articulações, o que indiretamente prejudica a estrutura óssea devido a função protetora que as articulações exercem contra o desgaste do esqueleto, e que nesse contexto é evidenciado pelas dores e demais consequências descritas no texto
	 
	Devido à sua capacidade de regeneração, as cartilagens, ainda que lesionadas, continuam exercendo sua capacidade de sustentação corporal em conjunto com os ossos, os quais por sua vez são mais sensíveis ao aumento da carga (obesidade), e podem sofrer danos irreversíveis
	
	Considerando que a camada lipídica tem função exclusiva de amortecer os impactos entre dois ou mais ossos, podemos afirmar que as dores nas articulações citadas pelos autores não tem qualquer relação com o sobrepeso, mas está relacionada com o desgaste natural dos ossos em locais onde não existem articulações
		
	   ANATOMIA SISTÊMICA
	Simulado: SDE0002_SM_201601173458 V.1 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 30/10/2017 14:04:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201602095488)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No exame clínico de toque retal o examinador observou o aumento da próstata do paciente A. M. C. o mesmo referia dificuldade para urinar. O examinador explicou ao paciente que a inflamação na próstata causa compressão de uma estrutura responsável pela micção. A que estrutura o examinador se refere:
		
	
	Testículo
	 
	Uretra
	
	Ureter
	
	Pênis
	
	Glânde
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201601801361)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Escolha a única opção abaixo, onde encontramos o nome das membranas que circundam o encéfalo e a medula:
		
	
	Dura-máter; pleura, aracnoide
	
	Dura-máter; epimísio, endomísio
	
	Dura-máter; pericárdio, aracnoide
	 
	Dura-máter; mielina, pia-máter
	 
	Dura-máter; aracnoide, pia-máter
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201601871457)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os dois hemisférios cerebrais realizam funções diferentes. Na maioria das pessoas, o hemisfério esquerdo controla habilidades analíticas e verbais, como ler, escrever e cálculo matemático. O córtex cerebral é caracterizado por numerosas pregas (giros do cérebro) e sulcos chamados circunvoluções, que formam-se durante o início do desenvolvimento fetal. (Van de Graaff, 2002). O giro pré-central é o centro relacionado a que área?
		
	 
	área motora
	
	centro da audição
	
	área de armazenamento de memória
	
	área da visão
	
	área somatestésica
		
	
	 4a Questão (Ref.: 201601957478)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema genital masculino apresenta um conjunto de órgão: testículos, glândulas sexuais acessórias, estruturas de sustentação e um sistema de ductos. Sobre os sistemas de ductos, marque a opção correta:
		
	
	O amadurecimento dos espermatozoides ocorrem nos ductos deferentes.
	 
	Os túbulos seminíferos são responsáveis pela espermatogênese.
	
	Os ductos ejaculatórios são importantes para o amadurecimento dos espermatozoides.
	
	Nos túbulos seminíferos os espermatozoides são amadurecidos.
	
	Os ductos deferentes são responsáveis pela espermatogênese.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201601877653)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A esterilização masculina chamada vasectomia é um método contraceptivo que só deve ser utilizado por homens que não desejam mais ter filhos, pois sua reversão é muito difícil. O processo da vasectomia consiste em:
		
	
	remover a vesícula seminal para que o sêmen fique bastante diminuído.
	
	alterar o funcionamento da próstata, reduzindo a quantidade de espermatozóides produzida.
	
	inocular hormônios para dificultar a ereção do pênis.
	 
	seccionar os canais deferentes, não sendo mais possível eliminação dos espermatozóides.
	
	inutilizar os tubos seminíferos para que os espermatozóides não sejam mais produzidos.

Continue navegando