Buscar

Aula 08

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof. Jéffson menezes de sousa
Direito Constitucional III
Aula 02 – 2ª unidade
HABEAS DATA
Conceito pelo STF
“remédio jurídico-processual, de natureza constitucional, que se destina a garantir, em favor da pessoa interessada, o exercício de pretensão jurídica discernível em seu tríplice aspecto: (a) direito de acesso aos registros; (b) direito de retificação dos registros e (c) direito de complementação dos registros” (RHD22)
Habeas data
CF - Art. 5º, LXXII - conceder-se-á habeas data:
a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; (habeas data cognitivo)
b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; (habeas data retificatório)
Lei nº 9.507/97 – Art. 7º ...
III - para a anotação nos assentamentos do interessado, de contestação ou explicação sobre dado verdadeiro mas justificável e que esteja sob pendência judicial ou amigável. (habeas data para anotação)
Aspectos formais
Lei nº 9.507/97 - Art. 8° A petição inicial, que deverá preencher os requisitos dos arts. 282 a 285 do Código de Processo Civil, será apresentada em duas vias, e os documentos que instruírem a primeira serão reproduzidos por cópia na segunda.
Parágrafo único. A petição inicial deverá ser instruída com prova:
I - da recusa ao acesso às informações ou do decurso de mais de dez dias sem decisão;
II - da recusa em fazer-se a retificação ou do decurso de mais de quinze dias, sem decisão; ou
III - da recusa em fazer-se a anotação a que se refere o § 2° do art. 4° ou do decurso de mais de quinze dias sem decisão.
Súmula 02 do STJ: NÃO CABE O HABEAS DATA (CF, ART. 5., LXXII, LETRA "A") SE NÃO HOUVE RECUSA DE INFORMAÇÕES POR PARTE DA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA.
Aspectos relevantes
Lei nº 9.507/97 - Art. 21. São gratuitos o procedimento administrativo para acesso a informações e retificação de dados e para anotação de justificação, bem como a ação de habeas data.
CF - Art. 5º, LXXVII - são gratuitas as ações de habeas corpus e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
Aspectos relevantes
Quem pode impetrar HD?
Toda pessoa física ou jurídica!
Tem caráter personalíssimo!
Revelar informações referente ao impetrante
Contra quem pode ser impetrado?
Entidades Governamentais e Privadas (banco de dados de caráter público)
Considera-se de caráter público todo registro ou banco de dados contendo informações que sejam ou que possam ser transmitidas a terceiros ou que não sejam de uso privativo do órgão ou entidade produtora ou depositária das informações. (art. 1º, parágrafo único, Lei 9.507/97)
O habeas data não pode ser manejado: 
se não comprovada a pretensão resistida [art. 8, I, Lei 9.507/97] (RHD22, RHD24, HD87AgR); 
para pleitear informações relativas a terceiros (HD87AgR, HD92AgR-AgR, RMS24617); 
para obter informações ou vista de processo/procedimento administrativo (HD92AgR-AgR, HD90AgR, RMS 24617)
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
Para a obtenção, pela via judicial, pelo próprio contribuinte, de dados relativos ao pagamento de tributos, constantes de sistemas informatizados dos órgãos de administração fazendária,
não cabe ajuizar ação de caráter mandamental. 
cabe impetrar mandado de segurança.
cabe impetrar habeas corpus.
cabe impetrar mandado de injunção.
cabe impetrar habeas data.
(2016. FGV – COMPESA – ADVOGADO) Ednaldo soube por um amigo que determinada empresa pública estadual mantinha em seu poder diversas informações, relativas à sua pessoa, que seriam incorretas. Ato contínuo procurou um advogado e solicitou esclarecimentos de como deveria proceder para retificar os dados incorretos.
À luz da sistemática constitucional brasileira, assinale a afirmativa correta.
Ednaldo deve impetrar um mandado de segurança, quer tenha solicitado a retificação dos dados à autoridade administrativa, quer não.
Ednaldo deve impetrar um mandado de segurança, desde que tenha solicitado a retificação dos dados à autoridade administrativa e tal tenha sido negado.
Ednaldo deve impetrar um mandado de injunção, de modo que o tribunal competente fixe os balizamentos a serem observados na correção dos dados.
Ednaldo deve impetrar um habeas data, que pressupõe a apresentação de prova do indeferimento administrativo do pedido de retificação.
Ednaldo deve impetrar um habeas data, que independente da formulação de prévio requerimento de retificação na esfera administrativa.
Assinale se a assertiva está certa ou errada:
(2015. CESPE – DPE-RN – DEFENSOR PÚBLICO)
O habeas data assegura o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público. Para o STF, a expressão “entidades de caráter público” refere-se a organismos públicos integrantes da administração pública.
ERRADO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando