Buscar

Gestão Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gestão Ambiental/2009.1 AP3 gestao ambiental.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 1º sem/2009
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
GABARITO
Questão 1 (1,0 ponto): A Agenda 21 consistiu numa série de encontros promovidos pelas Nações Unidas sobre o meio ambiente e suas relações com o desenvolvimento dos países, e seu documento final reuniu os debates mais completos e profundos acerca dessa temática, jamais antes realizados, e que foi denominada Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nesse sentido, a Agenda 21 passou a consubstanciar as estratégias, os planos, as políticas e os processos a serem implementados no âmbito dos governos nacionais, bem como as formas de cooperação internacional que deverão complementar esses esforços nos respectivos países. Para consubstanciar a proposta de encaminhamento de ações em conjunto, a Agenda 21 foi dividida em seções. Escolha uma dessas seções e diga do que ela trata. 
Resposta: 
A primeira delas trata das questões relativas às dimensões sociais e econômicas, enfatizando: as medidas de cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável; o combate a pobreza; as mudanças do padrão de consumo; a dinâmica demográfica e a sustentabilidade; a promoção e a promoção das condições de saúde humana; a promoção do desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos; e a integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões.
	A segunda seção da Agenda 21 diz respeito às questões relativas à conservação e gerenciamento dos recursos para o desenvolvimento. Subdivide-se nos seguintes tópicos: proteção da atmosfera; abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres; combate ao desflorestamento; manejo de ecossistemas frágeis para evitar a desertificação e a seca; gerenciamento de ecossistemas frágeis, promovendo a sustentabilidade nas montanhas; promoção do desenvolvimento agrícola e rural sustentável; conservação da diversidade biológica; manejo ambientalmente saudável da biotecnologia; proteção dos oceanos e mares; proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos; manejo ecologicamente saudável das substâncias químicas tóxicas e dos resíduos perigosos; e o manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e dos resíduos radioativos.
	A terceira seção da Agenda 21 trata do fortalecimento e do papel dos grupos principais. As seguintes vertentes de ação são contempladas: ação mundial pela mulher; a infância e a juventude no desenvolvimento sustentável; o reconhecimento e fortalecimento das populações indígenas e de suas comunidades; o reconhecimento e fortalecimento do papel das organizações não-governamentais como parceiros para um desenvolvimento sustentável; iniciativas das autoridades locais em apoio à agenda 21; fortalecimento do papel dos trabalhadores; fortalecimento do papel do comércio e da indústria; a comunidade científica e tecnológica; e o fortalecimento do papel dos agricultores.
	A quarta seção da Agenda 21 trata dos meios para a implementação dos demais tópicos contemplados no seu bojo. Para tanto, aborda os seguintes quesitos: recursos e mecanismos de financiamento; transferência de tecnologia ambientalmente saudável, com cooperação e fortalecimento institucional; promoção do ensino, da conscientização e do treinamento; mecanismos nacionais e cooperação internacional para o fortalecimento institucional nos países em desenvolvimento; arranjos institucionais internacionais; instrumentos e mecanismos jurídicos internacionais; e informações para a tomada de decisões.
.
Questão 2 (1,0 ponto): Diga qual é a razão de se observar e discutir os padrões de consumo da população mundial, considerando-se os segmentos mais ricos e mais pobres da população, quando se deseja promover o desenvolvimento sustentável?
Resposta: Os padrões de consumo devem ser modificados porque atualmente verifica-se uma demanda excessiva e estilos de vida insustentáveis nos segmentos mais ricos, que exercem grande pressão sobre o meio ambiente, ao mesmo tempo em que os segmentos mais pobres não têm condições de ser atendidos em suas necessidades de alimentação, saúde, moradia e educação. Os pobres por sua vez, por não terem acesso a condições básicas de sobrevivência, acabam provocando a degradação dos recursos naturais, por excesso de exploração dos mesmos. A mudança nos padrões de consumo vai exigir uma estratégia abrangente, que deverá estar centrada na demanda dos recursos, contemplando desde o atendimento das necessidades básicas dos pobres, até a redução dos desperdícios e do uso de recursos não renováveis nos processos de produção. 
Questão 3 (1,0 ponto): Explique como deve atuar a cobrança pelo uso da água bruta, quando seguimos o Princípio do Poluidor-Pagador:
Resposta: No Princípio do Poluidor-Pagador, a cobrança deve atuar como instrumento indutor de mudança de comportamento dos usuários, de forma a reduzir o consumo e o desperdício, a aumentar os níveis de tratamento de efluentes e alocação da água em atividades com maior valor agregado..
Questão 4 (2,0 pontos): Conceitue o que vem a ser empresa sustentável e enuncia pelo menos duas características que as distinguem das empresas tradicionais. 
Resposta: As empresas sustentáveis seriam aquelas que criam valor de longo prazo para os acionistas ou proprietários, ao mesmo tempo em que contribuem para a solução dos problemas ambientais e sociais. O conjunto de características que distinguem as empresas sustentáveis são:
1º - são empresas que satisfazem as necessidades atuais usando recursos de forma sustentável;
2º - são empresas que mantém um equilíbrio em relação ao meio ambiente natural, com base em tecnologias limpas, reuso, reciclagem ou renovação de recursos;
3º - são empresas que restauram os danos causados por suas operações;
4º - são empresas que contribuem para a solução dos problemas sociais em vez de exacerbá-los;
5º - são empresas ou negócios que geram renda suficiente para dar continuidade às suas operações.
.
Questão 5 (1,0 ponto): Explique o que vem a ser o Efeito Estufa e diga se é conveniente eliminá-lo completamente. 
Resposta: O efeito estufaé o fenômeno causado pelo acúmulo de certos gases na atmosfera, conhecidos popularmente como gases de efeito estufa (GEE), que provocam retenção do calor e aquecimento da superfície da terra. 
Não é conveniente eliminá-lo completamente porque, sem a ocorrência do efeito estufa natural, o planeta sequer seria habitável, pois sua temperatura média estaria em torno de 17º Celsius negativos e toda a superfície da Terra estaria coberta de gelo. O efeito estufa natural permite que a temperatura média da Terra esteja hoje em torno de 15º Celsius positivos. Ademais, a ausência do efeito estufa faria com que o planeta estivesse sujeito a variações bruscas de temperatura entre a noite e o dia, conforme ocorre nos desertos. Essas considerações nos mostram que o efeito estufa natural não é prejudicial, mas sua intensificação pode se tornar um sério problema para a humanidade. 
Questão 6 (2,0 pontos): A Responsabilidade Social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. A Responsabilidade Social representa a obrigação da organização de adotar políticas e assumir decisões e ações que beneficiem a sociedade. Enuncie quatro
obrigações que devem ser desempenhadas pelas organizações socialmente responsáveis:
	
Resposta: 
(i) Incorpora objetivos em seus processos de planejamento estratégico.
(ii) Aplica normas comparativas de outras organizações em seus programas.
(iii) Apresenta relatórios aos membros organizacionais e aos parceiros sobre os progressos na sua responsabilidade social.
(iv)Experimenta diferentes abordagens para medir o seu desempenho social.
(v) Procura avaliar os custos dos programas sociais e o retorno dos investimentos em programas sociais.
Questão 7 (2,0 pontos): Explique o que vem a ser o MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo). 
Resposta: O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL é um dos instrumentos de flexibilização estabelecidos pelo Protocolo de Kyoto, que tem o objetivo de facilitar o alcance das metas de redução de emissão de gases de efeito estufa definidas para os países que o ratificaram. Em resumo, a proposta do MDL (descrita no Artigo 12 do Protocolo) consiste no fato de que, cada tonelada de CO2 equivalente (tCO2e) que deixar de ser emitida ou for retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento poderá ser negociada nos mercados financeiros mundiais, criando assim um novo atrativo para a redução das emissões globais dos gases de efeito estufa (GEE)..
Gestão Ambiental/2009.2 AP3 gestao ambiental.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2º sem/2009
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
· Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
GABARITO
Questão 1 (1,0 ponto): Vimos que alguns autores elencam um conjunto de características que distinguem as empresas sustentáveis. Cite duas dessas características:
Resposta: 
1º - são empresas que satisfazem as necessidades atuais usando recursos de forma sustentável;
2º - são empresas que mantêm um equilíbrio em relação ao meio ambiente natural, com base em tecnologias limpas, reuso, reciclagem ou renovação de recursos;
3º - são empresas que restauram os danos causados por suas operações;
4º - são empresas que contribuem para a solução dos problemas sociais em vez de exacerbá-los;
5º - são empresas ou negócios que geram renda suficiente para dar continuidade às suas operações.
Questão 2 (1,0 ponto): Explique o que vem a ser o selo verde?
Resposta: Selos Verdes são rótulos conferidos a produtos que gerem menos impactos ambientais que outros produtos similares, tais como produtos que não contém metais pesados, que utilizam materiais reciclados, ou ainda aqueles fabricados com processos poupadores de água e energia e outras considerações relativas aos produtos e seus processos de fabricação.
Questão 3 (1,0 ponto): Diga qual é a atribuição fundamental do Protocolo de Kyoto.
Resposta: O Protocolo de Kyoto tem como atribuição fundamental alcançar a estabilização da concentração de GEE na atmosfera, reduzindo sua interferência no clima e favorecendo a sustentabilidade do planeta.
Questão 4 (2,0 pontos): Cite pelo menos quatro das possíveis conseqüências do processo de aquecimento global.
Resposta: Dentre as possíveis conseqüências do processo de aquecimento global, podemos destacar: 
1 – o aumento do nível dos oceanos; 
2 – o derretimento de geleiras, glaciares e calotas polares; 
3 – mudanças nos regimes de chuvas e ventos, com aumento de fenômenos extremos tais como furacões, tufões, ciclones, tempestades tropicais e inundações; 
4 – aceleração de processo de desertificação e redução do acesso à água potável; 
5 – perda de biodiversidade; 
6 – perda de áreas agricultáveis; 
7 – aumento de incidência de algumas doenças transmissíveis e de seus vetores; 
8 – aumento do risco de incêndio etc.
Questão 5 (1,0 ponto):Cite duas obrigação que devem ser desempenhadas por uma organização considerada socialmente responsável:
Resposta: uma organização socialmente responsável é aquela que desempenha as seguintes obrigações:
(i) Incorporação dos objetivos em seus processos de planejamento estratégico.
(ii) Aplicação de normas comparativas de outras organizações em seus programas.
(iii) Apresentação de relatórios aos membros organizacionais e aos parceiros sobre os progressos na sua responsabilidade social.
(iv)Experimentação de diferentes abordagens para medir o seu desempenho social.
(v) Avaliação dos custos dos programas sociais e do retorno dos investimentos em programas sociais.
Questão 6 (2,0 pontos): Explique a forma pela qual as empresas podem alcanças a Ecoeficiência, segundo o WBCSD (World Bussines Council for Sustainable Development).
Resposta: A forma pela qual uma empresa pode alcançar a ecoeficiência, segundo o WBCSD (World Bussines Council for Sustainable Development), consiste em atuar fornecendo bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida daqueles bens e serviços a um nível que seja, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada de suas fontes naturais
Questão 7 (2,0 pontos): Enuncie pelo menos quatro segmentos de mercado que podem se beneficiar do comércio de Créditos de Carbono. 
Resposta: Os segmentos de mercado que podem se beneficiar do comércio de Créditos de Carbono. Dentre esses, destacam-se:
(i) projetos de recuperação de gás de aterro sanitário, de gás de auto-fornos, de outros gases e biodigestores.
(ii) projetos envolvendo energias limpas, tais como biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), eólica, solar etc.
(iii) troca de combustíveis, tais como óleo por gás.
(iv) melhorias e novas tecnologias industriais nos setores de cimento, petroquímico e de fertilizantes.
(v) eficiência energética e eficiência em transportes (logística).
Gestão Ambiental/2009_1_GA_AP2_GABARITO.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 1º sem/2009
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
GABARITO
Questão 1 (peso 1,0): Na cidade de Belgrado, em 1975, foi realizado um Seminário Internacional de Educação, com a participação de vários países do mundo, que gerou um elenco de resultados apresentados no documento que ficou conhecido como Carta de Belgrado. A idéia contida nos programas de educação ambiental, a serem desenvolvidos nos países que aderiram à Carta de Belgrado, consistia basicamente na conscientização das crianças acerca da importância de cuidar do meio ambiente. Porém, acreditava-se que apenas a conscientização seria insuficiente para permitir a implementação de ações efetivas por parte das crianças e mesmo depois que se tornassem adultos. Por esta razão, seria fundamental que os conhecimentos adequados sobre a ciência ambiental fossem disseminados por meio de um processo educacional. Assim, a combinação da conscientização com o conhecimento poderia promover as atitudes corretas e o desenvolvimento de habilidades específicas para a busca de soluções para o problema ambiental.
A educação ambiental passou a assumir um grande desafio, desdobrado em quatro tópicos. Cite quais são esses tópicos.
Resposta: (1) conscientização; (2) sensibilização; (3) responsabilidade social; (4) desenvolvimento sustentável.
Questão 2 (peso 1,0): Diga qual é o conceito de Desenvolvimento Sustentável adotado pelo Governo brasileiro e quem elaborou e publicou essa definição.
Resposta: O conceito de desenvolvimento sustetável consta do documento “Nosso Futuro Comum”, também conhecido como Relatório Bruntland, publicado em 1987 e elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, e foi a definição adotada pelo Governo brasileiro para desenvolvimento sustentável. Trata-se do “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”..
Questão 3 (peso 1,0): Explique o que vem a ser o estrangulamento do sistema ecológico:
Resposta: O estrangulamento do sistema ecológico consiste na descontinuidade de seu fluxo circular de nascimento, crescimento, morte e renovação dos seres vivos..
Questão 4 (peso 2,0): A investigação acerca do assunto sustentabilidade deve ser iniciada a partir de considerações filosóficas sobre a linguagem a ser empregada por quem analisa a questão. Os economistas, na qualidade de cientistas sociais, são capazes de se comunicar por meio de linguagens que refletem suas visões de mundo, conforme os objetivos que pretendem atingir. Nesse sentido, eles fazem declarações a respeito do mundo que são de dois tipos: declarações positivas e declarações normativas. Responda: qual é o tipo da declaração relativa ao conceito de desenvolvimento sustentável e qual a designação que ele recebeu quando foi empregado pela primeira vez no início da década dos anos 1970? 
Resposta: o conceito de desenvolvimento sustentável possui caráter normativo, ou seja, ele prescreve como o mundo deveria ser, em oposição ao caráter positivo de uma análise, que apenas procura descrever como o mundo é. Este conceito foi empregado pela primeira vez no início da década dos anos 1970, com a designação de ecodesenvolvimento.
Questão 5 (peso 1,0): Explique como pode ser estabelecido um contraste resumido entre a concepção da Escola Ambiental e a Concepção da Escola Ecológica, acerca da expansão do sistema econômico. 
Resposta: o contraste entre o pensamento da Escola Ambiental e o da Escola Ecológica pode ser assim descrito: de um lado, na Escola Ambiental, os recursos naturais restringem a expansão do sistema econômico, mas esta restrição pode ser expandida pela tecnologia e pela substitutibilidade entre os fatores de produção; de outro, na Escola Ecológica, os recursos naturais restringem irreversivelmente a expansão do sistema econômico.
Questão 6 (peso 2,0): Enuncie, sob a ótica da Teoria Econômica, quais as variáveis das quais depende a intensidade do uso de um recurso exaurível. Explique como funciona essa relação entre as variáveis e a intensidade de extração desses recursos. 
Resposta: Sob a ótica da Teoria Econômica, a intensidade do uso de um recurso exaurível será uma variável que dependerá do valor econômico desse recurso no presente, bem como das taxas de juros e do tempo de exaustão da jazida. Assim, uma elevação de preços de um dado recurso tenderá a restringir o consumo do mesmo, na medida em que aumenta o valor do royalty (recurso extraído à disposição de seu titular), e, por esta razão, seus possuidores não vão desejar aumentar a taxa de extração para tornar este produto mais abundante e assim perder valor. O oposto também é verdadeiro, pois se os recursos forem abundantes, o valor do recurso em estoque será baixo, e por isso fará sentido extraí-lo ao máximo, pois os recursos assim obtidos podem ser aplicados a juros de mercado ao mesmo tempo em que reduzem a quantidade do estoque.
Questão 7 (peso 2,0): Explique o que vem a ser um Ativo Ambiental, para efeito da elaboração de um relatório de contabilidade ambiental. Este ativo ambiental será um conseqüência de quais ações no âmbito da empresa? 
Resposta: Para efeito de elaboração de um relatório de contabilidade ambiental, um ativo ambiental representa todos os benefícios econômicos de natureza ambiental, futuros e prováveis, que são controlados ou obtidos por uma entidade ou organização, como conseqüência de prevenção, recuperação, monitoramento e reciclagem.
Gestão Ambiental/2009_1_GA_AP3_GABARITO.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 1º sem/2009
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
GABARITO
Questão 1 (1,0 ponto): A Agenda 21 consistiu numa série de encontros promovidos pelas Nações Unidas sobre o meio ambiente e suas relações com o desenvolvimento dos países, e seu documento final reuniu os debates mais completos e profundos acerca dessa temática, jamais antes realizados, e que foi denominada Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nesse sentido, a Agenda 21 passou a consubstanciar as estratégias, os planos, as políticas e os processos a serem implementados no âmbito dos governos nacionais, bem como as formas de cooperação internacional que deverão complementar esses esforços nos respectivos países. Para consubstanciar a proposta de encaminhamento de ações em conjunto, a Agenda 21 foi dividida em seções. Escolha uma dessas seções e diga do que ela trata. 
Resposta: 
A primeira delas trata das questões relativas às dimensões sociais e econômicas, enfatizando: as medidas de cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável; o combate a pobreza; as mudanças do padrão de consumo; a dinâmica demográfica e a sustentabilidade; a promoção e a promoção das condições de saúde humana; a promoção do desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos; e a integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões.
	A segunda seção da Agenda 21 diz respeito às questões relativas à conservação e gerenciamento dos recursos para o desenvolvimento. Subdivide-se nos seguintes tópicos: proteção da atmosfera; abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres; combate ao desflorestamento; manejo de ecossistemas frágeis para evitar a desertificação e a seca; gerenciamento de ecossistemas frágeis, promovendo a sustentabilidade nas montanhas; promoção do desenvolvimento agrícola e rural sustentável; conservação da diversidade biológica; manejo ambientalmente saudável da biotecnologia; proteção dos oceanos e mares; proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos; manejo ecologicamente saudável das substâncias químicas tóxicas e dos resíduos perigosos; e o manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e dos resíduos radioativos.
	A terceira seção da Agenda 21 trata do fortalecimento e do papel dos grupos principais. As seguintes vertentes de ação são contempladas: ação mundial pela mulher; a infância e a juventude no desenvolvimento sustentável; o reconhecimento e fortalecimento das populações indígenas e de suas comunidades; o reconhecimento e fortalecimento do papel das organizações não-governamentais como parceiros para um desenvolvimento sustentável; iniciativas das autoridades locais em apoio à agenda 21; fortalecimento do papel dos trabalhadores; fortalecimento do papel do comércio e da indústria; a comunidade científica e tecnológica;
e o fortalecimento do papel dos agricultores.
	A quarta seção da Agenda 21 trata dos meios para a implementação dos demais tópicos contemplados no seu bojo. Para tanto, aborda os seguintes quesitos: recursos e mecanismos de financiamento; transferência de tecnologia ambientalmente saudável, com cooperação e fortalecimento institucional; promoção do ensino, da conscientização e do treinamento; mecanismos nacionais e cooperação internacional para o fortalecimento institucional nos países em desenvolvimento; arranjos institucionais internacionais; instrumentos e mecanismos jurídicos internacionais; e informações para a tomada de decisões.
.
Questão 2 (1,0 ponto): Diga qual é a razão de se observar e discutir os padrões de consumo da população mundial, considerando-se os segmentos mais ricos e mais pobres da população, quando se deseja promover o desenvolvimento sustentável?
Resposta: Os padrões de consumo devem ser modificados porque atualmente verifica-se uma demanda excessiva e estilos de vida insustentáveis nos segmentos mais ricos, que exercem grande pressão sobre o meio ambiente, ao mesmo tempo em que os segmentos mais pobres não têm condições de ser atendidos em suas necessidades de alimentação, saúde, moradia e educação. Os pobres por sua vez, por não terem acesso a condições básicas de sobrevivência, acabam provocando a degradação dos recursos naturais, por excesso de exploração dos mesmos. A mudança nos padrões de consumo vai exigir uma estratégia abrangente, que deverá estar centrada na demanda dos recursos, contemplando desde o atendimento das necessidades básicas dos pobres, até a redução dos desperdícios e do uso de recursos não renováveis nos processos de produção. 
Questão 3 (1,0 ponto): Explique como deve atuar a cobrança pelo uso da água bruta, quando seguimos o Princípio do Poluidor-Pagador:
Resposta: No Princípio do Poluidor-Pagador, a cobrança deve atuar como instrumento indutor de mudança de comportamento dos usuários, de forma a reduzir o consumo e o desperdício, a aumentar os níveis de tratamento de efluentes e alocação da água em atividades com maior valor agregado..
Questão 4 (2,0 pontos): Conceitue o que vem a ser empresa sustentável e enuncia pelo menos duas características que as distinguem das empresas tradicionais. 
Resposta: As empresas sustentáveis seriam aquelas que criam valor de longo prazo para os acionistas ou proprietários, ao mesmo tempo em que contribuem para a solução dos problemas ambientais e sociais. O conjunto de características que distinguem as empresas sustentáveis são:
1º - são empresas que satisfazem as necessidades atuais usando recursos de forma sustentável;
2º - são empresas que mantém um equilíbrio em relação ao meio ambiente natural, com base em tecnologias limpas, reuso, reciclagem ou renovação de recursos;
3º - são empresas que restauram os danos causados por suas operações;
4º - são empresas que contribuem para a solução dos problemas sociais em vez de exacerbá-los;
5º - são empresas ou negócios que geram renda suficiente para dar continuidade às suas operações.
.
Questão 5 (1,0 ponto): Explique o que vem a ser o Efeito Estufa e diga se é conveniente eliminá-lo completamente. 
Resposta: O efeito estufaé o fenômeno causado pelo acúmulo de certos gases na atmosfera, conhecidos popularmente como gases de efeito estufa (GEE), que provocam retenção do calor e aquecimento da superfície da terra. 
Não é conveniente eliminá-lo completamente porque, sem a ocorrência do efeito estufa natural, o planeta sequer seria habitável, pois sua temperatura média estaria em torno de 17º Celsius negativos e toda a superfície da Terra estaria coberta de gelo. O efeito estufa natural permite que a temperatura média da Terra esteja hoje em torno de 15º Celsius positivos. Ademais, a ausência do efeito estufa faria com que o planeta estivesse sujeito a variações bruscas de temperatura entre a noite e o dia, conforme ocorre nos desertos. Essas considerações nos mostram que o efeito estufa natural não é prejudicial, mas sua intensificação pode se tornar um sério problema para a humanidade. 
Questão 6 (2,0 pontos): A Responsabilidade Social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. A Responsabilidade Social representa a obrigação da organização de adotar políticas e assumir decisões e ações que beneficiem a sociedade. Enuncie quatro obrigações que devem ser desempenhadas pelas organizações socialmente responsáveis:
	
Resposta: 
(i) Incorpora objetivos em seus processos de planejamento estratégico.
(ii) Aplica normas comparativas de outras organizações em seus programas.
(iii) Apresenta relatórios aos membros organizacionais e aos parceiros sobre os progressos na sua responsabilidade social.
(iv)Experimenta diferentes abordagens para medir o seu desempenho social.
(v) Procura avaliar os custos dos programas sociais e o retorno dos investimentos em programas sociais.
Questão 7 (2,0 pontos): Explique o que vem a ser o MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo). 
Resposta: O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – MDL é um dos instrumentos de flexibilização estabelecidos pelo Protocolo de Kyoto, que tem o objetivo de facilitar o alcance das metas de redução de emissão de gases de efeito estufa definidas para os países que o ratificaram. Em resumo, a proposta do MDL (descrita no Artigo 12 do Protocolo) consiste no fato de que, cada tonelada de CO2 equivalente (tCO2e) que deixar de ser emitida ou for retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento poderá ser negociada nos mercados financeiros mundiais, criando assim um novo atrativo para a redução das emissões globais dos gases de efeito estufa (GEE)..
Gestão Ambiental/2010.1 AP3 gestao ambiental.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
 
Avaliação Presencial – AP3
Período - 1º sem/2010
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
 
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): O problema do efeito estufa, com suas implicações sobre o aquecimento global, passou a preocupar os governantes de vários países do mundo. Para tentar diminuir ou até reverter esse problema, foi estabelecida a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (em inglês, United Nations Framework Convention on Climate Change – UNFCCC, 2001). O texto dessa Convenção foi elaborado na Sede das Nações Unidas, Nova Iorque, em 9 de maio de 1992, e no mesmo ano, durante a Conferência Eco 92, realizada de 4 a 14 de junho, a Convenção esteve aberta a assinaturas, ocasião em que múltiplos governos reconheceram que ela poderia ser a propulsora de ações mais significativas no futuro. Num segundo momento, essa Convenção recebeu assinaturas na Sede das Nações Unidas, no período compreendido entre 20 de junho de 1992 a 9 de Junho de 1993, recebendo até esta data 166 assinaturas. Ao estabelecer um processo permanente de revisão, discussão e troca de informações, a Convenção possibilitou a adoção de compromissos adicionais em resposta a mudanças no conhecimento científico e nas disposições políticas. Diga quando esta Convenção entrou em vigor, bem como responda qual foi o evento em que ocorreu a primeira revisão de adequação dos compromissos e a decisão consensada.
. 
Resposta: A Convenção entrou em vigor em 21 de março de 1994 e contava, em 2007, com 189 ratificações, com a possibilidade de que os Estados que ainda não
tivessem assinado pudessem fazê-lo a qualquer momento.
            A primeira revisão da adequação dos compromissos dos países desenvolvidos em face dessa situação foi conduzida, como previsto, na primeira sessão da Conferência das Partes (COP-1), que ocorreu em Berlim, em 1995. As Partes decidiram que o compromisso dos países desenvolvidos de voltar suas emissões para os níveis de 1990, até o ano 2000, era inadequado para se atingir o objetivo a longo prazo da Convenção, que consiste em impedir "uma interferência antrópica (produzida pelo homem) perigosa no sistema climático".
.
.
Questão 2 (2,0 pontos): Em julho de 1997, o Senado dos EUA aprovou uma resolução que definiu que os Estados Unidos não deveriam ser signatários de qualquer protocolo que impusesse novos compromissos de delimitar ou reduzir emissões de gases de efeito estufa para as Partes do Anexo I, a não ser que o protocolo também imponha novos compromissos específicos de limitação ou redução de gases de efeito estufa para as Partes Países em Desenvolvimento, incluindo a China, o México, a Índia, o Brasil e a Coréia do Sul, dentro do mesmo período de cumprimento. Explique quais foram as razões para que alguns países não ingressassem no Protocolo de Kyoto.
 
Resposta: As principais alegações para o não-ingresso no Protocolo de Kyoto dizem respeito às pressões econômicas dos setores industriais já estabelecidos nesses países. Esses setores são intensivos no sistema energético, pois dependem muito dos combustíveis fósseis. A assinatura do Protocolo implicaria uma reestruturação desse sistema para reduzir a emissão dos GEE, fato que acarretaria custos e perda de competitividade nos mercados.
 
Questão 3 (2,0 pontos): Informe qual a forma pela qual uma empresa pode alcançar a ecoeficiência, segundo o WBCSD (World Bussines Council for Sustainable Development), bem como diga qual a visão de negócio descrita na busca da ecoeficiência..
                                          
Resposta: Consiste em atuar fornecendo bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida daqueles bens e serviços a um nível que seja, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada de suas fontes naturais.
            Esta afirmação descreve uma visão de negócio voltada para a produção de bens e serviços que possuam valor econômico enquanto reduzem os impactos ecológicos da produção. Em outras palavras, ecoeficiência significa mais lucratividade com menos degradação ambiental.
.
Questão 4 (1,5 pontos): O conceito de ecoeficiência vem ganhando força no Brasil a partir da criação do CEBDS, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que congrega grandes corporações e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no meio empresarial através do conceito de ecoeficiência. Enuncie pelo menos três das vantagens da adoção da ecoeficência por parte das empresas.
 
Resposta: 
(i) Redução de custos devido à otimização do uso de recursos e em razão da redução de capital destinado à infra-estrutura.
(ii) Minimizar o dano ambiental reduz riscos e responsabilidades derivadas.
(iii) Condições ótimas de segurança e saúde ocupacional.
(iv) Maior eficiência e competitividade, já que favorece a inovação.
(v) Melhoria da imagem e aumento da confiança das partes interessadas.
(vi) Melhor relacionamento com os órgãos ambientais, com a comunidade do retorno e a mídia.
.
 
Questão 5 (1,5 pontos): Cite pelo menos três elementos da ecoeficiência, de acordo com o CEBDS: 
.  
 
Resposta: 
1 - Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços.
2 - Reduzir o consumo de energia com bens e serviços.
3 - Reduzir a dispersão de substancia tóxicas.
4 - Intensificar a reciclagem de materiais.
5 - Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis.
6 - Prolongar a durabilidade dos produtos.
7 - Agregar valor aos bens e serviços. 
.
 
Questão 6 (1,0 ponto): Explique as razões pelas quais a democracia e a estabilidade política são condições essenciais para o desenvolvimento sustentável. 
 
Resposta: A democracia e a estabilidade política são condições essenciais para o desenvolvimento sustentável pelas seguintes razões: Sem democracia, não há mercados abertos nem auto-regulação, pois um ditador pode impor regras arbitrárias ao povo. Sem estabilidade política, não há ambiente propício ao livre funcionamento do mercado. A estabilidade política pressupõe o respeito à lei e a busca permanente de equidade social, com a reversão do atual quadro de concentração de renda, tanto em esfera local quanto global. 
Gestão Ambiental/2010.2 AP3 gestao ambiental.doc
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2º sem/2010
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
GABARITO
Questão 1 (2,0 pontos): De acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que congrega grandes corporações e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no meio empresarial através do conceito de ecoeficiência. Para este Conselho, existem algumas vantagens para as empresas praticarem a ecoeficiência. Cite duas delas:
Resposta: 
1 Redução de custos devido à otimização do uso de recursos e em razão da redução de capital destinado à infra-estrutura
2 Minimizar o dano ambiental reduz riscos e responsabilidades derivadas.
3 Condições ótimas de segurança e saúde ocupacional.
4 Maior eficiência e competitividade, já que favorece a inovação.
5 Melhoria da imagem e aumento da confiança das partes interessadas.
6 Melhor relacionamento com os órgãos ambientais, com a comunidade do retorno e a mídia.
  
Questão 2 (2,0 pontos): A ISO segue alguns princípios-chave no seu processo de desenvolvimento de normas, que incluem: consenso, abrangência no setor industrial, voluntário e desenvolvimento de norma. Caracterize dois desses princípios-chave.
. 
 Resposta:        No princípio relativo ao consenso são levados em consideração os pontos de vista de todos os interessados, tais como os fabricantes, as redes de vendedores e usuários, os grupos de consumidores, os laboratórios de teste, os governos, os diversos ramos de engenharia e os laboratórios de pesquisa.            
O princípio abrangência do setor industrial tem como objetivo a elaboração de minutas de normas que satisfaçam os setores industriais e clientes em diversos países.            
O princípio voluntário supõe que a normalização internacional seja dirigida pelo mercado e, portanto, se baseie em envolvimento voluntário de todos os interesses desse mercado. Isto significa que são as empresas que conduzem o processo de normalização e não o Estado.
            
Por fim, o princípio de desenvolvimento de uma norma prevê que uma norma internacional seja desenvolvida por Comitês Técnicos ISO, por meio de um processo de cinco etapas:
(i) estágio de proposta – é aquele que confirma a necessidade da nova norma;
(ii) estágio preparatório – nesse estágio os grupos de trabalho compostos por especialistas desenvolvem minutas de trabalho da norma proposta. Quando os grupos de trabalho convergem numa versão final, essa minuta de trabalho é encaminhada ao subcomitê e passa-se ao estágio de minuta de comitê;
(iii) estágio de comitê – nesse estágio, a minuta de comitê é então registrada pelo secretariado central da ISO, sendo distribuída para votos e comentários dos membros de comitês e subcomitês técnicos. Quando ocorre o consenso, a minuta avança para o estágio de minuta de norma internacional;
(iv) estágio de aprovação – nessa etapa a minuta de norma internacional circula por todas as entidades-membro da ISO para voto e comentário por um período de seis meses. Ela será aprovada como norma internacional se uma maioria de dois terços dos membros participantes dos comitês e subcomitês técnicos forem a favor;
(v) estágio da publicação – caso uma norma seja aprovada, um texto final é preparado, incorporando os comentários submetidos durante a votação da minuta de norma internacional. O texto final é encaminhado ao secretariado Central da ISO, que vai então publicar a norma internacional.
. 
 
Questão 3 (2,0 pontos): Vimos que as empresas que buscam a sustentabilidade ambiental possuem uma boa Governança Corporativa. Qual o significado deste termo?:
 
Resposta: A Governança Corporativa refere-se ao sistema pelo qual os órgãos e os poderes são organizados dentro da empresa. É o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas, distribuindo direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes. A Governança nas empresas representa um conjunto de princípios e práticas que procura minimizar os potenciais conflitos de interesses entre os diferentes stakeholders com o objetivo de e aumentar tanto o valor quanto o retorno.
. 
 
Questão 4 (2,0 pontos): Explique o que vem a ser a Tonelada de CO2 equivalente.
             
Resposta: A tonelada de CO2 equivalente (tCO2e) é uma métrica utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa com base no potencial de aquecimento global de cada um. O dióxido de carbono equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de GEE por seu potencial de aquecimento global.
.  
Questão 5 (2,0 pontos): Explique em que está baseada a comercialização dos Créditos de carbono e como se dá a quantificação desses créditos:
 
Resposta: A comercialização de Créditos de Carbono está baseada em projetos que seqüestrem ou reduzam o volume de Gases de Efeito Estufa na atmosfera. Por meio desse comércio, os países desenvolvidos comprariam Créditos de Carbono de países em desenvolvimento, mensurados em toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e), com vistas a permitir que suas empresas atendessem as metas de redução de emissões. A quantificação dos Créditos de Carbono é realizada a partir de cálculos que evidenciem a quantidade de dióxido de carbono a ser removida ou a quantidade de GEE que vai deixar de ser lançada na atmosfera, com a realização de um projeto nos moldes do MDL. Cada Crédito de Carbono será equivalente a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO2e). Essa é uma medida internacional que foi criada com o propósito de mensurar o potencial de aquecimento global (Global Warming Potencial, GWP) de cada um dos seis gases que provocam o efeito estufa.
Gestão Ambiental/2010_1_GA_AP2_gabarito.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
 
Avaliação Presencial – AP2
Período - 1º sem/2010
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
 
Boa sorte!
 
Questão 1 (1,0 ponto): Enuncieo conceito de desenvolvimento sustentável que consta do documento “Nosso Futuro Comum”, também conhecido como Relatório Bruntland, publicado em 1987 e elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, e foi a definição adotada pelo Governo brasileiro para desenvolvimento sustentável. 
Resposta: Trata-se do “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
 
Questão 2 (2,0 pontos): O debate acadêmico no âmbito da economia do meio ambiente envolve opiniões que se dividem entre duas correntes principais de interpretação: a economia ambiental e a economia ecológica. A primeira corrente de pensamento é representada pela chamada Economia Ambiental (o mainstream neoclássico, ou corrente principal de pensamento) e considera que os recursos naturais, tanto como fonte de insumos, quanto como capacidade de assimilação de impostos nos ecossistemas, não representam um limite absoluto à expansão da economia. Inicialmente, os recursos naturais sequer apareciam nas suas representações analíticas da realidade econômica. No modelo tradicional, raciocinava-se apenas com os fatores capital (K) e trabalho (L), como se a atividade econômica fosse independente dos recursos naturais. Nos modelos posteriores, os recursos naturais passaram a ser incluídos na função de produção.  Explique como esta corrente de pensamento concebe e supõe o comportamento desta função de produção e a possibilidade de expansão do sistema econômico:
 
Resposta: Há a suposição de substitutibilidade perfeita entre capital, trabalho e recursos naturais, ou seja, os eventuais limites impostos pela escassez de recursos naturais poderiam ser indefinidamente superados pelo progresso técnico, que os substitui por capital (ou trabalho). 
            Dessa forma, os recursos naturais restringiram apenas relativamente uma função de produção, sendo esta restrição superável a qualquer tempo pelo progresso científico e tecnológico, que seria a variável-chave, de tal forma a não haver limites para o crescimento econômico a longo prazo. 
. 
 
 
Questão 3 (2,0 pontos): A Economia Ecológica é uma corrente de pensamento que considera o sistema econômico como sendo um subsistema de um todo maior que o contém. Explique o que vem a ser a visão que é referida pela doutrina como sendo o conceito de sustentabilidade forte e diga qual a conseqüência de sua aceitação:
 
Resposta: De acordo com essa visão, o capital físico (construído pelo homem), e o capital natural, são essencialmente complementares. Sendo assim o progresso científico e tecnológico não poderia superar indefinidamente os limites ambientais globais. Não que a evolução da ciência e da tecnologia não fosse necessária, mas este fato apenas permitiria aumentar a eficiência do uso dos recursos naturais renováveis e não renováveis, e, nesse aspecto essa corrente converge com a economia ambiental no sentido de que seja possível estabelecer uma estrutura regulatória baseada em incentivos econômicos, capaz de aumentar esta eficiência. 
            A conseqüência imediata da aceitação dessa suposição é o fato de que, no longo prazo, a sustentabilidade do sistema econômico não é possível sem que se estabilize o consumo per capita, de acordo com a capacidade de carga do planeta.
 
 
Questão 4 (1,0 ponto): A contabilidade possui algumas características que lhe são próprias, sobretudo aquelas que dizem respeito à necessidade de classificar, conceituar e identificar os elementos contábeis, bem como as que se referem a transações e eventos econômicos passíveis de alterar o patrimônio de uma entidade. Assim, é necessário que, no âmbito da contabilidade ambiental, também sejam adotadas as classificações fundamentadas na teoria contábil tradicional. As contas ambientais também possuem uma classificação própria. Como é a regra geral de designação das contas na Contabilidade Ambiental?
             
Resposta: As contas ambientais são designadas da seguinte forma: ativos, passivos e patrimônio líquido meio ambiente; e as contas de resultado, ou seja, receitas, custos, despesas, ganhos e perdas meio ambiente. Em regra, emprega-se o termo meio ambiente após o nome tradicional da conta. 
 
Questão 5 (1,0 ponto):Dentre os instrumentos de comando e controle, os mais conhecidos são aqueles que impõem padrões ou níveis de concentração máximos aceitáveis de poluentes. Esses padrões podem ser de três tipos:
padrões de qualidade ambiental, padrões de emissão, e padrões ou estágio tecnológico. Explique o que são os padrões de qualidade ambiental.  
 
Resposta: Os padrões de qualidade ambiental dizem respeito aos níveis máximos de poluição admitidos no meio ambiente e são em geral segmentados em ar, água e solo. Esses níveis são estabelecidos como médias aritméticas ou geométricas de concentração diária ou anual, de tal forma a permitir a incorporação de variações climáticas que afetam dispersão e a concentração dos poluentes.
 
Questão 6 (1,0 ponto): A legislação brasileira pertinente aos recursos hídricos foi bastante influenciada pelo modelo francês de gestão de águas, no qual o envolvimento das comunidades é de vital importância. Aqui no Brasil, a lei prevê a descentralização da gestão em Comitês e Agências de Bacia Hidrográfica. Explique o que são os Comitês e as Agências de Bacia. 
 
Resposta: Os Comitês são compostos por membros da sociedade civil, representantes do Poder Público e usuários, constituindo-se numa espécie de “parlamento” da bacia hidrográfica. Trata-se de um verdadeiro espaço de mediação de conflitos relativos ao uso da água, bem como das negociações acerca do que fazer, quanto custa fazer e como fazer em termos da recuperação ambiental da bacia. As medidas negociadas nesse fórum são consubstanciadas no Plano de Bacia, que é o instrumento de planejamento do manejo e operação de uma Bacia Hidrográfica. Por sua vez, as Agências de Bacia são entidades executivas, vinculadas a um ou mais Comitês, que tem o encargo de implantar o Plano de Bacia, apoiar a fiscalização, monitoramento, outorga e cobrança dos usos da água em sua área de abrangência geográfica.
 
Questão 7 (2,0 pontos): A forma pela qual uma empresa atua em face dos problemas ambientais, em resposta aos efeitos das suas operações, pode ser desenvolvida de acordo com três abordagens principais: controle da poluição, prevenção da poluição e incorporação dessas questões na estratégia empresarial. O que vem a ser a abordagem do controle da poluição? 
 
Resposta: Esta abordagem é caracterizada pelo estabelecimento de práticas que impeçam os efeitos da poluição gerada por um processo produtivo. Em geral, o controle da poluição tem a finalidade de atender exigências estabelecidas nos instrumentos de comando e controle, que a empresa deve cumprir, bem como satisfazer as pressões da comunidade.
            As soluções tecnológicas empregadas nessa abordagem procuram mitigar os efeitos da poluição sem promover alterações significativas nos processos e produtos que a geraram. Existem dois tipos principais: a tecnologia de remediação, que procura resolver um problema ambiental que já ocorreu; e a tecnologia de controle de final de processo, ou end-of-pipe, que visa capturar a poluição gerada no final do processo, antes que a mesma seja lançada no meio ambiente.
Gestão Ambiental/2010_1_GA_AP3_gabarito.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
 
Avaliação Presencial – AP3
Período - 1º sem/2010
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
 
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): O problema do efeito estufa, com suas implicações sobre o aquecimento global, passou a preocupar os governantes de vários países do mundo. Para tentar diminuir ou até reverter esse problema, foi estabelecida a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (em inglês, United Nations Framework Convention on Climate Change – UNFCCC, 2001). O texto dessa Convenção foi elaborado na Sede das Nações Unidas, Nova Iorque, em 9 de maio de 1992, e no mesmo ano, durante a Conferência Eco 92, realizada de 4 a 14 de junho, a Convenção esteve aberta a assinaturas, ocasião em que múltiplos governos reconheceram que ela poderia ser a propulsora de ações mais significativas no futuro. Num segundo momento, essa Convenção recebeu assinaturas na Sede das Nações Unidas, no período compreendido entre 20 de junho de 1992 a 9 de Junho de 1993, recebendo até esta data 166 assinaturas. Ao estabelecer um processo permanente de revisão, discussão e troca de informações, a Convenção possibilitou a adoção de compromissos adicionais em resposta a mudanças no conhecimento científico e nas disposições políticas. Diga quando esta Convenção entrou em vigor, bem como responda qual foi o evento em que ocorreu a primeira revisão de adequação dos compromissos e a decisão consensada.
. 
Resposta: A Convenção entrou em vigor em 21 de março de 1994 e contava, em 2007, com 189 ratificações, com a possibilidade de que os Estados que ainda não tivessem assinado pudessem fazê-lo a qualquer momento.
            A primeira revisão da adequação dos compromissos dos países desenvolvidos em face dessa situação foi conduzida, como previsto, na primeira sessão da Conferência das Partes (COP-1), que ocorreu em Berlim, em 1995. As Partes decidiram que o compromisso dos países desenvolvidos de voltar suas emissões para os níveis de 1990, até o ano 2000, era inadequado para se atingir o objetivo a longo prazo da Convenção, que consiste em impedir "uma interferência antrópica (produzida pelo homem) perigosa no sistema climático".
.
.
Questão 2 (2,0 pontos): Em julho de 1997, o Senado dos EUA aprovou uma resolução que definiu que os Estados Unidos não deveriam ser signatários de qualquer protocolo que impusesse novos compromissos de delimitar ou reduzir emissões de gases de efeito estufa para as Partes do Anexo I, a não ser que o protocolo também imponha novos compromissos específicos de limitação ou redução de gases de efeito estufa para as Partes Países em Desenvolvimento, incluindo a China, o México, a Índia, o Brasil e a Coréia do Sul, dentro do mesmo período de cumprimento. Explique quais foram as razões para que alguns países não ingressassem no Protocolo de Kyoto.
 
Resposta: As principais alegações para o não-ingresso no Protocolo de Kyoto dizem respeito às pressões econômicas dos setores industriais já estabelecidos nesses países. Esses setores são intensivos no sistema energético, pois dependem muito dos combustíveis fósseis. A assinatura do Protocolo implicaria uma reestruturação desse sistema para reduzir a emissão dos GEE, fato que acarretaria custos e perda de competitividade nos mercados.
 
Questão 3 (2,0 pontos): Informe qual a forma pela qual uma empresa pode alcançar a ecoeficiência, segundo o WBCSD (World Bussines Council for Sustainable Development), bem como diga qual a visão de negócio descrita na busca da ecoeficiência..
                                          
Resposta: Consiste em atuar fornecendo bens e serviços a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, ao mesmo tempo em que reduzem progressivamente o impacto ambiental e o consumo de recursos ao longo do ciclo de vida daqueles bens e serviços a um nível que seja, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada de suas fontes naturais.
            Esta afirmação descreve uma visão de negócio voltada para a produção de bens e serviços que possuam valor econômico enquanto reduzem os impactos ecológicos da produção. Em outras palavras, ecoeficiência significa mais lucratividade com menos degradação ambiental.
.
Questão 4 (1,5 pontos): O conceito de ecoeficiência vem ganhando força no Brasil a partir da criação do CEBDS, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que congrega grandes corporações e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no meio empresarial através do conceito de ecoeficiência. Enuncie pelo menos três das vantagens
da adoção da ecoeficência por parte das empresas.
 
Resposta: 
(i) Redução de custos devido à otimização do uso de recursos e em razão da redução de capital destinado à infra-estrutura.
(ii) Minimizar o dano ambiental reduz riscos e responsabilidades derivadas.
(iii) Condições ótimas de segurança e saúde ocupacional.
(iv) Maior eficiência e competitividade, já que favorece a inovação.
(v) Melhoria da imagem e aumento da confiança das partes interessadas.
(vi) Melhor relacionamento com os órgãos ambientais, com a comunidade do retorno e a mídia.
.
 
Questão 5 (1,5 pontos): Cite pelo menos três elementos da ecoeficiência, de acordo com o CEBDS: 
.  
 
Resposta: 
1 - Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços.
2 - Reduzir o consumo de energia com bens e serviços.
3 - Reduzir a dispersão de substancia tóxicas.
4 - Intensificar a reciclagem de materiais.
5 - Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis.
6 - Prolongar a durabilidade dos produtos.
7 - Agregar valor aos bens e serviços. 
.
 
Questão 6 (1,0 ponto): Explique as razões pelas quais a democracia e a estabilidade política são condições essenciais para o desenvolvimento sustentável. 
 
Resposta: A democracia e a estabilidade política são condições essenciais para o desenvolvimento sustentável pelas seguintes razões: Sem democracia, não há mercados abertos nem auto-regulação, pois um ditador pode impor regras arbitrárias ao povo. Sem estabilidade política, não há ambiente propício ao livre funcionamento do mercado. A estabilidade política pressupõe o respeito à lei e a busca permanente de equidade social, com a reversão do atual quadro de concentração de renda, tanto em esfera local quanto global. 
Gestão Ambiental/2010_2_GA_AP3_Gab.doc
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2º sem/2010
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
 
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
 
        Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
GABARITO
Questão 1 (2,0 pontos): De acordo com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, que congrega grandes corporações e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no meio empresarial através do conceito de ecoeficiência. Para este Conselho, existem algumas vantagens para as empresas praticarem a ecoeficiência. Cite duas delas:
Resposta: 
1 Redução de custos devido à otimização do uso de recursos e em razão da redução de capital destinado à infra-estrutura.
2 Minimizar o dano ambiental reduz riscos e responsabilidades derivadas.
3 Condições ótimas de segurança e saúde ocupacional.
4 Maior eficiência e competitividade, já que favorece a inovação.
5 Melhoria da imagem e aumento da confiança das partes interessadas.
6 Melhor relacionamento com os órgãos ambientais, com a comunidade do retorno e a mídia.
 
. 
 
Questão 2 (2,0 pontos): A ISO segue alguns princípios-chave no seu processo de desenvolvimento de normas, que incluem: consenso, abrangência no setor industrial, voluntário e desenvolvimento de norma. Caracterize dois desses princípios-chave.
.
 
 Resposta:        No princípio relativo ao consenso são levados em consideração os pontos de vista de todos os interessados, tais como os fabricantes, as redes de vendedores e usuários, os grupos de consumidores, os laboratórios de teste, os governos, os diversos ramos de engenharia e os laboratórios de pesquisa.
            
O princípio abrangência do setor industrial tem como objetivo a elaboração de minutas de normas que satisfaçam os setores industriais e clientes em diversos países.
            
O princípio voluntário supõe que a normalização internacional seja dirigida pelo mercado e, portanto, se baseie em envolvimento voluntário de todos os interesses desse mercado. Isto significa que são as empresas que conduzem o processo de normalização e não o Estado.
            
Por fim, o princípio de desenvolvimento de uma norma prevê que uma norma internacional seja desenvolvida por Comitês Técnicos ISO, por meio de um processo de cinco etapas:
(i) estágio de proposta – é aquele que confirma a necessidade da nova norma;
(ii) estágio preparatório – nesse estágio os grupos de trabalho compostos por especialistas desenvolvem minutas de trabalho da norma proposta. Quando os grupos de trabalho convergem numa versão final, essa minuta de trabalho é encaminhada ao subcomitê e passa-se ao estágio de minuta de comitê;
(iii) estágio de comitê – nesse estágio, a minuta de comitê é então registrada pelo secretariado central da ISO, sendo distribuída para votos e comentários dos membros de comitês e subcomitês técnicos. Quando ocorre o consenso, a minuta avança para o estágio de minuta de norma internacional;
(iv) estágio de aprovação – nessa etapa a minuta de norma internacional circula por todas as entidades-membro da ISO para voto e comentário por um período de seis meses. Ela será aprovada como norma internacional se uma maioria de dois terços dos membros participantes dos comitês e subcomitês técnicos forem a favor;
(v) estágio da publicação – caso uma norma seja aprovada, um texto final é preparado, incorporando os comentários submetidos durante a votação da minuta de norma internacional. O texto final é encaminhado ao secretariado Central da ISO, que vai então publicar a norma internacional.
.
 
 
Questão 3 (2,0 pontos): Vimos que as empresas que buscam a sustentabilidade ambiental possuem uma boa Governança Corporativa. Qual o significado deste termo?:
 
Resposta: A Governança Corporativa refere-se ao sistema pelo qual os órgãos e os poderes são organizados dentro da empresa. É o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas, distribuindo direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes. A Governança nas empresas representa um conjunto de princípios e práticas que procura minimizar os potenciais conflitos de interesses entre os diferentes stakeholders com o objetivo de e aumentar tanto o valor quanto o retorno.
.
 
 
Questão 4 (2,0 pontos): Explique o que vem a ser a Tonelada de CO2 equivalente.
             
Resposta: A tonelada de CO2 equivalente (tCO2e) é uma métrica utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa com base no potencial de aquecimento global de cada um. O dióxido de carbono equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de GEE por seu potencial de aquecimento global.
. 
 
Questão 5 (2,0 pontos): Explique em que está baseada a comercialização dos Créditos de carbono e como se dá a quantificação desses créditos:
 
Resposta: A comercialização de Créditos de Carbono está baseada em projetos que seqüestrem ou reduzam o volume de Gases de Efeito Estufa na atmosfera. Por meio desse comércio, os países desenvolvidos comprariam Créditos de Carbono de países em desenvolvimento, mensurados em toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e), com vistas a permitir que suas empresas atendessem as metas de redução de emissões. A quantificação dos Créditos de Carbono é realizada a partir de cálculos que evidenciem a quantidade de dióxido de carbono a ser removida ou a quantidade de GEE que vai deixar de ser lançada na atmosfera, com a realização de um projeto nos moldes do MDL. Cada Crédito de Carbono será equivalente a uma tonelada de dióxido de carbono equivalente (tCO2e). Essa é uma medida internacional que foi criada com o propósito de mensurar o potencial de aquecimento global (Global Warming Potencial, GWP) de cada um dos seis gases que provocam o efeito estufa.
Gestão Ambiental/2011_1_GA_AP2_Gab.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP2
Período - 1º sem/2011
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Tutor a Distância: Fabiana Lopes da Silva 
Data para entrega: __/__/2011
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (valor 2,0 pontos): O indicador mais amplamente utilizado para representar o nível de desenvolvimento de uma dada região ou país é a renda per capita, que pode não ser o mais apropriado para permitir uma investigação um pouco mais profunda acerca da questão. As deficiências desse indicador decorrem do fato dele ser um valor médio, não permitindo inferências sobre a forma pela qual esta renda se distribui entre os membros da sociedade. Não obstante, a confiança no PIB como medida de desenvolvimento é bastante restritiva, pois o crescimento do PIB pode ser tanto de alta, quanto de baixa qualidade. A atividade humana, ao degradar o meio ambiente, pode reduzir o bem-estar ao invés de aumentá-lo. Dessa forma, para promover a integração da qualidade do crescimento em avaliações sobre o desenvolvimento, são necessários índices multidimensionais de bem-estar. Nos trabalhos de Amartya Sen verificamos a importância que este autor atribui à questão da métrica mental a ser empregada na mensuração do bem-estar, quando os formuladores de políticas públicas se preocupam em corrigir ou mitigar as desigualdades sociais. Segundo Sen, a avaliação das demandas de igualdade deve ajustar-se à existência de uma diversidade humana generalizada, e o efeito de se ignorar de forma deliberada estas variações interpessoais, pode ser profundamente não-igualitário. Caracterize a abordagem de Sem, apresentando seu modelo de bem-estar e o papel das políticas públicas. 
 
Resposta: A abordagem de Sen atribui um peso maior à capacidade dos indivíduos, para que os mesmos possam atingir os seus objetivos. No seu modelo Sen também define as funções ou funcionamentos, que seriam os pré-requisitos para que as capacitações existam. As funções são representadas pela alimentação, a saúde, e até mesmo a auto-estima do indivíduo e sua autonomia. Os bens materiais, por sua vez, seriam apenas as condições para que estas funções se realizem.
Não obstante, para Sen o bem-estar dos agentes não seria apenas o resultado do acesso às condições básicas de vida, mas sim, e principalmente, da liberdade de escolha que possuem quando decidem os rumos que darão às suas vidas.
Nesse sentido se configura o conceito de capacitação, que seria diferente do conceito de funcionamento, pois refere-se às liberdades de escolha, tanto instrumental quanto substantiva, com as quais os agentes se deparam e que os permitem alcançar um determinado nível de bem-estar empregando as funções que cada um possui. A capacitação, portanto, é a liberdade de escolha.
A liberdade instrumental é definida como sendo a liberdade de escolha, pura e simples, acerca dos rumos que os indivíduos são capazes de dar para as suas próprias vidas, seja no trabalho ou na comunidade. Já a liberdade substantiva é a liberdade em si mesma, como um valor, e se confunde com a liberdade política. Verificamos que em países totalitários, os níveis de bem-estar tendem a ser muito baixos em razão da ausência desses dois tipos de liberdades. 
 Assim, para Sen, as políticas públicas não deveriam buscar maximizar a quantidade dos bens primários acessíveis às pessoas num espaço econômico, mas sim buscar condições para que os indivíduos desenvolvam funções e tenham liberdade de escolha para exercer estas funções. (aula 1)
.
Questão 2 (valor 2,0 pontos): A análise das atividades específicas que envolvem o meio ambiente são: atividades de produção, atividades de prevenção, atividades de recuperação e atividades de reciclagem. Essas atividades eventualmente vão demandar gastos com insumos, o que deve se refletir na geração de benefícios em períodos futuros, que serão designados por investimentos, ou na geração de benefícios imediatos ao momento do consumo, que serão designados por despesas. Para a contabilidade ambiental atingir seus objetivos, é preciso identificar e registrar os principais eventos econômicos e realizar a sua mensuração. No que consiste o evento Receita de serviços da Gestão Ambiental?
Resposta: Essa receita compreende os serviços prestados pelas atividades de prevenção, manutenção e recuperação. Esses serviços são mensurados tomando-se por base os benefícios que trazem para a entidade, em termos de economia de custos gerada sobre multas que deixarão de ocorrer, tratamento de doenças que serão evitadas, adicionais sobre salários que não serão mais necessários, impostos sobre o meio ambiente cujo fato gerador não mais se manifestará etc.. (aula 4)
Questão 3 (valor 2,0 pontos): Um país desenvolvido emprega redes de tubos distintas para transportar esgotos e águas de chuvas (águas pluviais), pois estas podem correr diretamente para os rios, lagos e oceanos. O mesmo não ocorre em muitos países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil, que utiliza tomadas de tempo seco. Por que não é recomendável o banho de mar em dias de chuva e nos dias subsequentes, em áreas urbanas e como funciona este dispositivo?
Resposta: Nos países que ainda se encontram em estágios mais atrasados de saneamento básico, é costume a utilização das chamadas tomadas de tempo seco, que tem um custo bastante inferior ao de uma rede de esgotos canalizada. Este tipo de dispositivo consiste numa barreira feita num curso de água, que corta uma zona urbana e é usado como valão de despejo de esgotos sem tratamento. Ao chegar nessa barreira, a água do valão é tratada, ocorrendo significativa redução da carga de substâncias prejudiciais à saúde e de microorganismos patogênicos. A água tratada é lançada então novamente no valão, após a barreira. Esses dispositivos são denominados “de tempo seco” porque, em dias de chuva, o volume de água aumenta muito e ela passa por cima da barreira sem sofrer qualquer tratamento. Por isso não é recomendável o banho de mar após as chuvas.(aula 8)
Questão 4 (valor 2,0 pontos): Existe uma corrente de pensamento que considera ser, no futuro, o estoque de reservas naturais (recursos biológicos e minerais) o principal impulsionador do uso de novos recursos e do desenvolvimento de tecnologias nas empresas. Uma das suposições é de que a alocação de recursos será orientada prioritariamente pela disponibilidade física do recurso natural. Nesse cenário, nem as políticas públicas, nem tampouco a legislação ambiental seriam capazes de se impor como marco regulatório da ação dos agentes econômicos. Em se configurando esse quadro, caberia às empresas definirem os critérios e o rigor na implementação de uma política de sustentabilidade ambiental. Esta possibilidade vem preocupando alguns segmentos industriais, em particular as empresas do setor de petróleo e derivados, pois suas operações consomem fontes de recursos não-renováveis e são responsáveis por elevadas taxas de emissão de poluentes, além de serem os causadores de vários acidentes ambientais de grandes proporções. Qual a estratégia que vem sendo adotada pelas empresas petrolíferas para melhorar a sua imagem diante dessas circunstâncias? 
Resposta: Muitas empresas do setor de petróleo e gás procuram afastar a sua imagem do estigma que representa a exploração desses dois recursos, por meio da substituição da declaração de missão institucional: elas não mais seriam empresas de exploração de petróleo e gás, mas sim empresas de petróleo. Há também uma tendência por parte das empresas do setor de petróleo e gás de divulgarem suas aptidões no desenvolvimento de tecnologias renováveis e de redução de emissões de poluentes, como tentativa
de mudar a sua imagem pública, bastante desgastada em razão de décadas de intensa emissão de efluentes no ar e nas águas. (aula 9)
.
Questão 5 (valor 2,0 pontos): O Protocolo de Kyoto foi aberto para assinatura em 16 de março de 1998, contudo apenas entraria em vigor 90 dias após a sua ratificação por pelo menos 55 Partes da Convenção, incluindo os países desenvolvidos que contabilizaram pelo menos 55% das emissões totais de dióxido de carbono, em 1990, desse grupo de países industrializados. Cite quatro setores de atividades humanas que geram as emissões a serem consideradas no âmbito do Protocolo de Kyoto: 
Resposta: As emissões a serem consideradas no âmbito do Protocalo de Kyoto são apenas aquelas geradas por atividades humanas, nos seguintes setores:
(i) setor energético (produção e uso de energia);
(ii) processos industriais (gases gerados como co-produtos do processo de fabricação de cimento, indústria química etc.);
(iii) no uso de solventes;
(iv) no setor agropecuário (fermentação entérica de gado ruminante, produção de arroz irrigado, solos agrícolas, queimadas de cerrados, queima de resíduos agrícolas etc.);
(v) tratamento de resíduos (lixo e esgoto). (aula 10)
.
Gestão Ambiental/2011_2_GA_AP3_gab.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP3
Período - 2º sem/2011
Disciplina: Gestão Ambiental
Coordenador da Disciplina: Prof. Carlos José Guimarães Cova
Tutor a Distância: Fabiana Lopes da Silva 
Data para entrega: __/__/2011
Aluno: ______________________________________________________
Pólo: ________________________________________________________
Só serão aceitas respostas feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
Questão 1 (2,0 pontos): A proposta do MDL (descrita no Artigo 12 do Protocolo de Kyoto) consiste no fato de que, cada tonelada de CO2 equivalente (tCO2e) que deixar de ser emitida ou for retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento poderá ser negociada nos mercados financeiros mundiais, criando assim um novo atrativo para a redução das emissões globais dos gases de efeito estufa (GEE). Explique o que vem a ser a Tonelada de CO2 equivalente. 
 
Resposta: A tonelada de CO2 equivalente (tCO2e): Medida métrica utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa com base no potencial de aquecimento global de cada um. O dióxido de carbono equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de GEE por seu potencial de aquecimento global. (aula 13) 
.
Questão 2 (2,0 pontos): O Protocolo de Kyoto determinou que os países do Anexo I (países desenvolvidos com metas de redução de emissões) deveriam fixar suas metas para redução de gases de efeito estufa junto aos principais agentes emissores dentro de seus territórios, de acordo com a meta que lhes foi atribuída pelo Protocolo e que, posteriormente, seria distribuída pelo governo local por meio de seu plano nacional de alocação de emissões. Explique o que podem fazer as empresas que não conseguirem ou não desejarem diminuir as suas emissões e diga qual o papel que os países em desenvolvimento assumem nesta questão?
	
Resposta: Com a introdução do MDL, as empresas que não conseguirem (ou não desejarem) diminuir suas emissões poderão comprar Reduções Certificadas de Emissões (RCE) em países em desenvolvimento (que tenham gerado projetos redutores de emissão de GEE) e usar esses certificados para cumprir suas obrigações, ainda que o uso desse mecanismo esteja limitado a uma parcela de seus compromissos de redução de emissões. 	Os países em desenvolvimento, por sua vez, devem utilizar o MDL para promover seu desenvolvimento sustentável, além de se beneficiarem do ingresso de divisas por conta das vendas de RCE para os países desenvolvidos. (aula 13) 
Questão 3 (2,0 pontos): Antes da adoção da Convenção da ONU sobre mudança do clima, já havia a idéia de promover a cooperação entre os países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento, de tal maneira a incentivar estes últimos a buscarem um crescimento mais eficiente e menos intensivos em termos de emissões de GEE. Essa cooperação incorpora a noção de “salto tecnológico” no desenvolvimento dos países. Explique o que vem a ser este “salto tecnológico”:
	
Resposta: Isto significa que os países em desenvolvimento deveriam se desenvolver sem praticarem os mesmos erros cometidos pelos países desenvolvidos em relação ao meio ambiente, durante o seu processo de desenvolvimento. Para tanto, seria feita uma transferência de recursos e de tecnologia no sentido Norte-Sul, com o objetivo de induzir nos países do Sul um desenvolvimento menos intensivo do ponto de vista das emissões de GEE e com maior eficiência energética. Além disso, o mérito da redução de emissões verificada seria dos países responsáveis pela transferência dos recursos e da tecnologia. (aula 13)
 
Questão 4 (2,0 pontos): Preliminarmente, antes do início da elaboração de um projeto de MDL, de acordo com as regras estabelecidas nas Conferências das Partes (COPs), diga o que proponente deve observar e explique o que vem a ser a adicionalidade e a linha de base em um projeto de MDL.
Resposta: Preliminarmente, antes do início da elaboração de um projeto de MDL, o proponente deve observar que, de acordo com as regras estabelecidas nas Conferências das Partes (COPs)a participação em um projeto de MDL deve ser de caráter voluntário, ou seja, não são aceitos projetos induzidos ou desenvolvidos em razão de legislação governamental que desqualifique a natureza espontânea do empreendimento.
	Na fase de configuração do projeto, é necessário que o proponente, ou seja, a entidade ou organização que vai desenvolver o projeto, estabeleça a adicionalidade e a linha de base do projeto. Com relação à adicionalidade, as atividades de um projeto de MDL serão consideradas adicionais se as emissões antrópicas de CO2e forem menores do que as que normalmente ocorreriam na ausência do projeto de MDL e/ou se a remoção de CO2e da atmosfera for superior àquela que ocorreria na ausência do projeto de MDL. Por sua vez, a linha de base de um projeto de MDL constitui o cenário representativo das emissões ou remoções antrópicas de CO2e que ocorreriam naturalmente na ausência do projeto. (aula 13)
Questão 5 (2,0 pontos): Explique no que estão baseados os certificados negociáveis de emissões e por que existe um mercado potencial para estes instrumentos:
Resposta: Esses sistemas estão baseados na idéia de que os emissores com maiores custos de abatimento devem preferir comprar algum tipo de permissão de emissão, do que propriamente realizar o abatimento das emissões. Da mesma forma, os emissores de GEE que têm menores custos de abatimento de suas emissões devem preferir realizá-las ao invés de comprar algum tipo de permissão de emissão.
Considerando que os custos de abatimento de emissões de GEE não são uniformes, existe um mercado potencial no qual os emissores com altos custos de redução de emissões tendem a comprar permissões e aqueles com baixos custos tendem a vender. Caso um mercado seja estabelecido, os custos totais para se atingir um determinado nível de emissão em conjunto seria menor, porque uma parcela maior do abatimento das emissões estará sendo feita por agentes mais eficientes, que tem menores custos para reduzir suas emissões de GEE. (aula 14)
Gestão Ambiental/2012_1_GA_AP2_Gabarito.doc
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais