Buscar

Material para fazer a atividade discursiva de Etica politica e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A nova sociedade 
 Atualmente a sociedade brasileira está avançando no quesito da participação politica; não se conformando com o que lhes é imposto pelos governantes.
 A população está indo para as ruas como vimos em várias manifestações que ocorreram, porém há algumas pessoas que não vão em busca dos seus direitos, mas vão instaurar a desordem, danificando o patrimônio publico e privado, e prejudicando os verdadeiros protestantes que estão em busca de melhorias para o povo brasileiro.
 A população está cada vez mais ativa e colocando os seus direitos em prática um ótimo exemplo disso é a ação da cidadã Daniele Schatz que ficou indignada ao saber que político não tem custos com a alimentação e ao ver algumas irregularidades pesquisou seus direitos e entrou com três ações através da Ação Popular, ganhou duas e uma terceira está em processo, como Daniele disse na reportagem do Fantástico no dia 05/11/2017 “não somos escravos dos políticos eles que são nossos empregados”, porém a grande maioria dos políticos querem apenas satisfazer os seus próprios desejos não dando a importância devida ao bem estar geral.
 A sociedade civil vagarosamente está acompanhando os passos e ações dos políticos, pois querem ter a certeza que eles estão fazendo a vontade geral que é: investimentos na educação, saúde, saneamento básico, acabar com a corrupção.
 Jean Jacques Rousseau escreveu o contrato social que é considerado um das obras fundamentais da filosofia politica. Este contrato consiste em prevalecer a vontade geral, se tem um soberano, um representante que é eleito pelo povo e este líder coloca em prática ações que beneficiam os cidadãos. Rousseau escreveu este contrato, pois antes dele os ricos da época haviam feito um contrato com os mais humildes em que garantiam a paz, segurança, e justiça só que esse contrato beneficiava somente os ricos e os pobres nem um pouco e eles ainda perderam a sua liberdade.
 E então Rousseau que acreditava que o estado do bom selvagem é o melhor do ser humano, porém não tem como mais voltar para ele, propôs um novo contrato social que visa a entrega total a sociedade, isto quer dizer que agora as pessoas não em busca dos seus próprios interesses sendo egoístas, mas vão visar o bem estar de todos. 
 Esse contrato social pode ser visto em parte na politica atual, pois o povo elege o seu represente através da democracia e aos poucos o mesmo está reivindicando os seus direitos, que é o bem estar geral do povo, porque nos dias atuais muitos políticos estão priorizando os seus interesses e roubando dos cofres públicos. E é dever da população cobrar e averiguar o que está sendo feito, não deixando serem enganados.
 Outro exemplo de iniciativa civil é uma ong secreta chamada os Vigilantes da Gestão Publica que tem como presidente Sir Carvalho, eles são mais de 100 espalhados pelo Brasil, todos anônimos ;o único que aparece por motivo de segurança dos demais é o Sir Carvalho e este já tem 22 ameaças de morte. Ele coordena várias investigações pelo país afora que vai desde uma recomendação para um prefeito parar uma licitação ilegal até uma ação civil publica contra um determinado empreendimento com irregularidades. 
 Tem também a ong Observatório Social de São José que está de olho nos políticos da cidade, encontram muita resistência, mas mesmo assim vão a luta. 
 Desde que o observatório social São José foi criado no primeiro ano em 2011 foram economizados dos cofres públicos R$3.300 e no último ano 2016 passou de R$ 10.000.000 economizados.
 O procurador do Ministério público de contas- SC Diogo Roberto Ringenberg fala em entrevista ao fantástico que não acredita na eficácia do tribunal de contas responsável pela fiscalização dos gastos públicos, pois hoje em dia todos ou grande parte desses tribunais são instituições capturadas pelo que há de pior na politica brasileira para ele iniciativas da sociedade civil seja individuais ou de ongs é o que pode acabar com a corrupção.
 Portanto, a ideia do contrato social de Rousseau aos poucos está sendo colocada em prática pelo povo brasileiro, e estas ideias faram com que o país seja muito melhor.

Continue navegando