Buscar

AV - Gestão da Cadeia de Suprimentos 2014.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0189_AV_201202109111 » GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	AUDEMIR LEUZINGER DE QUEIROZ
	Turma: 9005/AA
	Nota da Prova: 4,5        Nota de Partic.: 2        Data: 09/06/2014 17:24:18
	�
	 1a Questão (Ref.: 201202355177)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No ambiente de distribuição é que são acolhidos os produtos já finalizados , armazenados para então serem entregues ao cliente. Assinale dentre as alternativas abaixo a única que não se enquadra como atividade logística desse elo da Cadeia de Suprimentos
	
	 
	armazenagem
	
	picking (separação e preparação de pedidos)
	
	distribuição fisica
	
	expedição
	 
	faturamento
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202363899)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a aplicação desenvolvida pela TI que trouxe benefícios à atividade logística de planejamento de transportes.
	
	
	RFDI ¿ Identificador por rádio freqüência.
	
	GPS.
	 
	TMS.
	
	EDI ¿ Intercâmbio Eletrônico de dados.
	
	WMS.
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202259200)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA
	
	 
	Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.
	
	Não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados.
	
	Grandes melhorias foram introduzidas no sistema de controle de estoques dos supermercados. Tal tecnologia possibilitou o aumento do nível de integração entre os membros da cadeia.
	
	Este período também deu inicio a utilização intensiva de multimodalidade nos transportes.
	
	Pode-se perceber o grande grau de relevância que foi atribuído aos canais de comunicação, assim como os novos sistemas de informações integrados.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202259229)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É a capacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comuns em obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
	
	
	Confiabilidade
	 
	Disponibilidade
	
	Consistência
	
	Velocidade
	
	Flexibilidade
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202360924)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O aumento da competitividade global trouxe consigo a grande desenvolvimento da tecnologia. Os processos enxutos e sem erros, os grandes estoques, as decisões que devem abranger inúmeras variáveis, não seriam possíveis sem o auxílio incondicional da Tecnologia da informação.
Assinale o item que indica uma influência FALSA da Tecnologia da Informação para a cadeia de suprimentos:
	
	 
	Auxiliar no aumento de estoques totais, trazendo assim um grande benefício com o aumento dos custos associado ao aumento do nível de serviço
	
	Auxiliar na tomada de decisões gerenciais de extrema complexidade
	
	Beneficiar o cliente através de informações sobre o status do pedido, disponibilidade de produtos, datas de entrega e faturas.
	
	Prover dados e informações com muita rapidez e precisão.
	
	Auxiliar na integração de todos os processos da organização
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202136258)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível elevado de atendimento aos clientes. Considere as afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ESTOQUES.
	
	
	A adaptação de serviços tradicionais às modernas exigências de prestação de serviços e de redução de custos fazem parte dos requisitos desta atividade.
	 
	Um depósito é considerado, geralmente, um lugar onde são guardados estoques de materiais e de produtos.
	
	As exigências de uma distribuição bem sucedida só serão plenamente satisfeitas através da cooperação no âmbito de todo o canal.
	 
	São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos.
	
	Representa uma rede de relações de trabalho especializadas em movimentar e posicionar o estoque.
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201202279644)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Foram identificados requisitos e atributos que trazem impactos na eficiência pelo uso da TI na Cadeia de Suprimentos. Indique qual requisito ou atributo que está definido no texto abaixo: As empresas conseguem simplificar seus processos decisórios, mantendo maior intercâmbio de informações entre os parceiros da cadeia e facilitando as atividades de planejamento e controle da produção.
	
	
	Disponibilidade
	 
	Integração
	
	Coordenação Interorganizacional
	
	Competitividade
	
	Velocidade
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201202278373)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Um ciclo de Atividades se constitui numa das funções gerais da Logística. Como se define o Ciclo de Atividade DISTRIBUIÇÃO ?
	
	
Resposta: é o canal onde se dá a entrega dos produtos aos clientes, é nesse canal que se decide qual modal de transporte é mais eficiente, de que forma será feito, qual embalagem mais apropriada, qual métodos de distribuição mais eficaz.
	
Gabarito: A distribuição física preocupa-se principalmente com bens acabados ou semiacabados, ou seja, com mercadorias que a empresa disponibiliza para vender e que não planeja executar processamento posteriores. Desde o instante em que a produção é finalizada até o momento no qual o comprador toma posse dela, as mercadorias são responsabilidade da Logística, que deve mantê-las no depósito da fábrica e transportá-las até depósitos locais ou diretamente ao cliente.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201202145987)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Um comprador precisou antecipar a compra de cobre, pois havia no mercado o boato que esta matéria-prima iria ficar em falta. Como consequência, a empresa aumentou seu estoque para cerca de 5 vezes a média histórica para aquele período do ano. Como é conhecido este excesso de estoque?
	
	
Resposta: excesso de demanda.
	
Gabarito: Estoque especulativo.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201202352338)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os transportes desempenham um papel importante na Logística. Qual dos textos abaixo descrevem características do MODAL FERROVIÁRIO ?
	
	
	Investimento inicial e custo operacional elevados. Pressupõe a existência de obras de engenharia e infraestrutura caríssimas. Transporte lento, devido ao tráfego em meio mais denso que o ar. Os inúmeros manuseios propiciam avarias.
	 
	O tempo de viagem é irregular em decorrência das demoras para a formação da composição e da necessidade de transbordos. Outro ponto a ser considerado é que, por ser realizado em trajetos devidamente delineados, falta flexibilidade, tendo, por isso, uma menor acessibilidade.
	
	Apesar do valor do frete ser muito elevado, é considerado um modal ágil, recomendado para mercadorias de alto valor e pequenos volumes e encomendas urgentes.
	
	Pode transportar praticamente qualquer tipo de carga e é capaz de trafegar por qualquer via. Este fato faz com que integre regiões, mesmo as mais afastadas. Por não se prender a trajetos fixos, apresenta uma flexibilidade, a qual nenhum outro modal possui.
	
	Possuigrande capacidade de carga. É pouco flexível em rotas e horários, por estar sujeito às condições de navegabilidade, como o calado e o regime de marés. Opera a baixas velocidades

Outros materiais