Buscar

contextualizada de introdução a pedagogia

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
PEDAGOGIA EAD
INTRODUÇÃO A PEDAGOGIA
FERNANDA MARIA AGOSTINHO DE ARAUJO 
BIANCA FIGUEIREDO
MARIA IZABEL DA CRUZ SILVA
Convido você a elaborar e executar uma entrevista sobre a prática cotidiana de um profissional em pedagogia, fica a seu critério a escolha do profissional, afinal, você já possui o conhecimento necessário do amplo campo de atuação do pedagogo.
Desta forma, solicito essa entrevista como cumprimento da atividade contextualizada da nossa IV unidade, reforço que se faz necessário a elaboração e execução de uma entrevista com o objetivo de obter maiores esclarecimentos sobre a prática docente ou não do pedagogo escolhido e ao fim uma breve descrição com sua conclusão a respeito. Seria muito interessante que a escolha do profissional fosse pautada na sua perspectiva de avaliação de sua futura profissão, o que acha?
ENTREVISTA
Entrevista realizada com a professora Luana, funcionaria do berçário e escola Locomotiva baby turno integral, onde a mesma é professora regente de uma turma de berçário e é funcionaria desta instituição a quatro anos. Luana é graduada em pedagogia pela faculdade Uva.
I OBJETIVOS:
A função de professor da educação infantil no setor do berçário é de extrema importância, pois é esse profissional que vai acompanhar desde a primeira infância. Acompanhar os primeiros passos da vida escolar que de muitas crianças começam com meses de vida. Na escola da professora entrevistada as crianças são aceitas a partir dos 3 meses de vida.
II IDENTIFICAÇÃO:
A-NOME: Luana
SEXO: Feminino
B- TEMPO DE SERVIÇO: 4 anos
C- FORMAÇÃO ACADÊMICA: Licenciatura plena 
III AÇÕES PEDAGOGICAS:
DESCREVA UM POUCO A ROTINA DO SEU TRABALHO:
É um trabalho muito gostoso de se fazer com os pequenos. Normalmente eles possuem um cronograma de rotina a ser seguido diariamente. Onde se começa com a acolhida, musicas, depois hora do brinquedo, hora do lanchinho, hora da atividade, hora do parquinho, hora do banho, almoço e soninho. Para os que ficam integral né que permanecem no horário da tarde após o sono tem a acolhida dos alunos da tarde, musicas, hora do lanchinho, hora do parque, hora do banho, hora da atividade, hora do jantar e soninho da tarde. Onde a maioria dorme até o horário dos pais chegarem por volta das 18:00 horas;
VOCÊ PRETENDE EXERCER OUTRA FUNÇÃO FUTURAMENTE?
Sim. Estou me preparando para ser coordenadora. 
O QUE TE MOTIVOU NA ESCOLHA DESSA FUNÇÃO?
O amor pela educação e o incentivo da familia.
VOCÊ PARTICIPA DE REUNIÕES REALIZADAS PELA CORDENADOR PEDAGOGICO? QUAIS? 
Sim. Planejamentos, formação continuada, organização de eventos, discussão sobre o cotidiano escolar.
OS ALUNOS SÃO ESTIMULADOS A PARTICIPAR DE PROJETOS?
Sim. Trabalhamos sempre com projetos.
DEIXE UMA MENSAGEM PARA ESTUDANTES DE PEDAGOGIA QUE AINDA NÃO DECIDIRAM EM QUAL ÁREA DA PEDAGOGIA IRÃO ATUAR: 
O que eu tenho a falar é que a educação infantil é apaixonante. É muito gratificante trabalhar com os pequenos. Você vê aquele bebezinho que não sabia nem andar começar a aprender a falar e a descobrir o universo com você é magico. Amo minha profissão amo meu trabalho e ao final de cada ano o que fica é a sensação de dever cumprido. Espero ter ajudado vocês.
-CONCLUSÃO
Com essa breve entrevista e com os relatos da professora Luana me trouxeram a certeza que estou no caminho certo. Conhecer o berçário e a escola fez com que eu me apaixonasse mais pela educação infantil. Ver a forma que elas cuidam, o carinho que elas possuem pelas crianças me fez querer ser uma delas.

Continue navegando