Buscar

Morfologia da Corrosão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MORFOLOGIA DA CORROSÃO 
Nomes:
Adrielly Santos
Andrezza Domingos
Narayane Fernandes
Mariane Santiago
Turma: 	Química III
Professora: Lucimara
O que é morfologia?
Morfologia é o estudo da forma, da configuração, da aparência externa da matéria. 
Como por exemplo, o estudo da morfologia bacteriana. 
O que é corrosão?
Corrosão é o desgaste gradual de um corpo qualquer que sofre transformação química e/ou física, proveniente de uma interação com o meio ambiente.
Morfologia da corrosão
No que diz respeito a morfologia, a corrosão pode ser classificada como: uniforme, pitting, intergranular, filiforme, esfoliação, grafítica, dezineificação, empolamento pelo hidrogênio e em torno do cordão de solda. As definições de cada um das classificações são apresentadas a seguir. 
Corrosão Uniforme
A corrosão uniforme consiste no ataque de toda a superfície metálica em contato com o meio corrosivo com a consequente diminuição da espessura.
Corrosão localizada
Pitting Corrosion - As publicações estrangeiras usam somente o termo pitting corrosion que engloba as 3 classificações. No Brasil, estas três classificações apresentadas causam divergências de opiniões, pois em alguns processos corrosivos é difícil caracterizar se as cavidades formadas estão sob a forma de placas, alvéolos ou pites. 
Corrosão por placas
Corrosão que se localiza em regiões da superfície metálica e não em toda extensão formando placas com escavações.
Corrosão Alveolar	
A corrosão se processa na superfície metálica produzindo sulcos ou escavações semelhantes a alvéolos apresentando fundo arredondado e profundidade geralmente menor que seu diâmetro. 
Corrosão Puntiforme 
A corrosão se processa em pontos ou em pequenas áreas localizadas na superfície metálica produzindo pites, que são cavidades que apresentam o fundo em forma angulosa e profundidade geralmente maior que o seu diâmetro. 
Corrosão Intergranular	
Processa-se nos grãos da rede cristalina do material metálico, o qual perde suas propriedades mecânicas e pode fraturar quando solicitado por esforços mecânicos, tendo-se então a corrosão sob tensão fraturante (CFT).
Corrosão Filiforme 
12
A corrosão se processa sob a forma de finos filamentos, mas não profundos que se propagam em diferentes direções. Ocorre geralmente em superfícies metálicas revestidas com tintas ou metais.
13
Esfoliação
14
	A corrosão se processa de forma paralela à superfície metálica. Ocorre em chapas ou componentes extrudados que tiveram seus grãos alongados e achatados.
15
Corrosão Grafítica
16
 
A corrosão se processa em ferro fundido cinzento em temperatura ambiente. O ferro é convertido em produtos de corrosão restando a grafite intacta.
17
Corrosão 
Dezincificação
Empolamento pelo hidrogênio
Corrosão em torno do cordão de solda
Dezincificação
 É uma forma de corrosão seletiva que ocorre nas ligas de latão com mais de 15% de zinco (ligas de Cu-Zn).
 Essa corrosão consiste na migração do zinco, ficando a liga reduzida a um material esponjoso, constituído de cobre quase puro e sem qualquer resistência mecânica.
Dezincificação
Em meios alcalinos, neutros ou ligeiramente ácidos, a dezincificação é localizada; os meios fortemente ácidos podem provocar um processo corrosivo generalizado.
 O aumento da temperatura e da velocidade relativa do fluido sempre agravam da dezincificação.
Dezincificação
As medidas mais usuais de proteção:
Emprego de latões, ou ligas de cobre, com teores não elevados de zinco.
Adicionar à liga certos elementos como estanho, arsênico, e fósforo, que agem como inibidores de dezincificação.
Dezincificação
Dezincificação em parte interna de componente de latão, apresentando uma coloração avermelhada contrastando com a amarelada do latão.
Empolamento
Nesse tipo de corrosão, o hidrogênio atômico penetra no material metálico e, como ele tem um volume atômico pequeno, ele se difunde rapidamente e em regiões com descontinuidades. 
Empolamento
 Como inclusões e vazios, ele se transforma em hidrogênio molecular H2, exercendo pressão e originando a formação de bolhas, daí o nome de empolamento.
Corrosão em torno do cordão de solda
Esse tipo de corrosão ocorre em torno de cordões de solda de aços inoxidáveis não-estabilizados ou com teores de carbono maiores que 0,03%.
A corrosão em torno da solda em aços sensibilizados são devido a precipitação de carbetos de cromo (Cr23C6). 
Para evitar esse tipo de corrosão reduz-se o teor de carbono a níveis abaixo de 0,03% ou adiciona-se aços estabilizados como titânio. 
Corrosão em torno do cordão de solda
Referências Bibliográficas
Disponível em:<http://www2.dbd.pucrio.br/pergamum/tesesabertas/0511137_09_cap_03.pdf>. Acesso em: 7 de ago. 2015. 
Disponível em:< http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20714/20714_4.PDF >. Acesso em: 7 de ago. 2015. 
Disponível em:<http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos/ifpa/tecnico_metalurgica/corrosao_tratamento_de_superficies.pdf >. Acesso em: 7 de ago. 2015. 
Disponível em:< http://www.iope.com.br/3i_corrosao_2.htm >. Acesso em: 7 de ago. 2015. 
UHLIG, Herbert H.; REVIE, R. Winston. Corrosion and Corrosion Control: An Introduction to Corrosion Sciencie and Engineering. Terceira Edição. Estados Unidos da América: John Wiley & Sons, Inc., 1985. 441 p. 
http://www.ebah.com.br/ acessado dia 10/08/2015 ás 10:37
http://www.engquimicasantossp.com.br/
http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20714/20714_4.PDF

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais