Buscar

EXERCÍCIOS DE REVISÃO CONST. POS. II

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE REVISÃO – MONITORIA DE DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO II
DISCURSIVAS
(OAB VIII EXAME) Maria alugou um prédio comercial no centro da cidade “P”, capital do estado “K”, para que o Estado estrangeiro W ali instalasse sua representação consular. Foram estabelecidos aluguéis de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) mensais. Passados dois anos de vigência do contrato, em razão de dificuldades financeiras no continente onde se localiza o Estado W, o mesmo deixa de pagar aluguéis para Maria, que, inconformada, busca a orientação de um profissional da advocacia para melhor defender seus interesses. O advogado contratado explica que proporá a ação em Vara Cível do Município “P”, cabendo eventual recurso de apelação para o Tribunal de Justiça do Estado K. 
Responda, justificadamente, se a orientação do advogado contratado por Maria está na direção correta ao apontar os órgãos jurisdicionais competentes para a matéria em primeiro e em segundo graus de jurisdição.
Considere uma Lei Distrital do ano de 1999, com afronta material à Constituição Federal de 1988, responda de forma fundamentada:
Serão passíveis quais formas de controle de constitucionalidade? Analise os efeitos da decisão final.
Pelo princípio da simetria, existem outras formas de controle existentes da lei distrital? Fundamente. 
Maria, comerciante de tintas promove uma ação ordinária em face da União através da qual quer obter a restituição do pagamento de um determinado tributo. Neste sentido, alega que a lei que fundamentaria a mencionada exação tributária contraria à Constituição Federal.
Diante de tais dados, determine qual espécie de controle será argüida a inconstitucionalidade de Maria, bem como quais serão os efeitos da decisão final realizada pelo STF. 
Discorra sobre as garantias constitucionais do Poder Judiciário e do Ministério Público.
OBJETIVAS
(Exame da OAB)
5. João ingressa com ação individual buscando a repetição de indébito tributário, tendo como causa de pedir a inconstitucionalidade da Lei Federal “X”, que criou o tributo.
Sobre a demanda, assinale a afirmativa correta.
	a)
	João não possui legitimidade para ingressar com a demanda, questionando a constitucionalidade da Lei Federal “X”, atribuída exclusivamente às pessoas e entidades previstas no art. 103 da Constituição.
	b)
	Caso a questão seja levada ao Supremo Tribunal Federal, em sede de recurso extraordinário, e este declarar a inconstitucionalidade da Lei Federal “X” pela maioria absoluta dos seus membros, a decisão terá eficácia contra todos e efeitos vinculantes.
	c)
	O órgão colegiado, em sede de apelação, não pode declarar a inconstitucionalidade da norma, devendo submeter a questão ao Pleno do Tribunal ou ao órgão especial (quando houver), salvo se já houver prévio pronunciamento deste ou do plenário do STF sobre a sua inconstitucionalidade.
	d)
	O juiz de primeiro grau não detém competência para a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, mas somente o Tribunal de segundo grau e desde que haja prévio pronunciamento do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão.
6. A respeito de uma lei delegada e de uma medida provisória que dispõem sobre matéria reservada a lei complementar, assinale a afirmativa correta.
	a)
	São materialmente inconstitucionais.
	b)
	São formalmente inconstitucionais.
	c)
	A lei delegada é constitucional e a medida provisória é inconstitucional.
	d)
	A lei delegada é inconstitucional e a medida provisória é constitucional.
7. Suponha que o STF, no exame de um caso concreto (controle difuso), tenha reconhecido a incompatibilidade entre uma lei em vigor desde 1987 e a Constituição de 1988.
Nesse caso, é correto afirmar que
	a)
	após reiteradas decisões no mesmo sentido, o STF poderá editar súmula vinculante.
	b)
	o STF deverá encaminhar a decisão ao Senado.
	c)
	os órgãos fracionários dos tribunais, a partir de então, ficam dispensados de encaminhar a questão ao pleno.
	d)
	a eficácia da decisão é erga omnes.
8. Compete ao STF processar e julgar originariamente os litígios listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
	a)
	Entre Estado estrangeiro e Estado membro da federação.
	b)
	Entre Estado estrangeiro e município.
	c)
	Entre organismo internacional e a União.
	d)
	Entre organismo internacional e Estado membro da federação.
9. Em caso de militar da Marinha de Guerra, preso disciplinarmente por autoridade incompetente, é cabível
	a)
	habeas corpus, a ser julgado pela Justiça Federal.
	b)
	habeas corpus, a ser julgado pela Justiça Militar.
	c)
	mandado de segurança, a ser julgado pela Justiça Federal.
	d)
	mandado de segurança, a ser julgado pela Justiça Militar.
10. No intuito de garantir o regular exercício da prestação jurisdicional, a Constituição da República conferiu aos magistrados algumas prerrogativas. A respeito dessas prerrogativas, assinale a afirmativa correta.
	a)
	A inamovibilidade pode ser excepcionada no caso de relevante interesse público e desde que a remoção seja aprovada pela maioria absoluta do tribunal ou do CNJ.
	b)
	A irredutibilidade de subsídios consiste na impossibilidade de redução do poder aquisitivo do subsídio do magistrado e não somente do seu valor nominal.
	c)
	O magistrado, apesar da vitaliciedade, pode perder o cargo por decisão administrativa da maioria absoluta do tribunal ou do CNJ.
	d)
	A aposentadoria dos magistrados seguirá regime jurídico diverso daquele aplicável aos servidores públicos em geral.

Continue navegando