Buscar

Prova Durkheim Suicidio

Prévia do material em texto

Maria Eduarda dos Santos Prass 00289364
Dentre os países pesquisados por Durkheim, entre os indivíduos de qual religião há maior número de suicídios?
Segundo as pesquisas, os protestantes cometem o maior número de suicídios que os outros cultos religiosos.
O que os países com menores taxas de suicídio têm em comum?
Os países com menores índices de suicídio têm a religião católica como predominante (Áustria e Baviera), sendo os protestantes a minoria, suas taxas de suicídio diminuem.
Qual é a relação entre suicídio e integração social? Por que?
De acordo com a explicação de Durkheim o suicídio embora pareça um ato isolado do indivíduo é um ato coletivo, pois a sociedade em que vive o instiga a fazer isso. Ele usa o exemplo de que uma criança e um velho são menos propensos a isso por não estarem totalmente inseridos na sociedade, a criança está apenas no começo da vida social e o velho está prestes a se retirar dela (pág 267). O suicídio cometido pelas pessoas, leva a uma depressão geral, formando uma corrente que levará a vários outros suicídios, pois a própria sociedade o leva a isso. O suicídio não seria nada menos que uma consequência da vida social que o sujeito está inserido.
Qual a principal característica do suicídio egoísta?
Durkheim demonstra que o protestantismo não é uma religião com crenças e dogmas muito fortes, os indivíduos têm mais liberdade dentro da igreja, podem refletir e se questionar, ao contrário dos católicos e judeus, que desde o nascimento seguem um mesmo padrão religioso, o que os leva a ter uma comunidade unida. A capacidade de exercer mais seo livre o arbítrio das pessoas as leva a um isolamento e falta de propósito na vida, pois não tem crenças sólidas o suficiente para se apoiarem e dependem de si mesmas.
Indique afirmações do autor que refletem o pensamento machista que caracterizava a sua época. Em que você discordaria desses argumentos? 
Durkheim justifica que a mulher é menos propensa a cometer suicídio, pois consegue viver isolada da sociedade, já que interações sociais não são de seu interesse, já que uma mulher pode se contentar com uma simples ocupação, como cuidar de um animal de estimação por exemplo. Em contraponto o homem se abala mais facilmente por ser um ser social mais complexo, que anseia por respostas e interações sociais. 
Discordo do argumento de Durkheim, pois ele considera as mulheres pessoas com uma menor capacidade de pensar e refletir sobre a sociedade, reforçando o pensamento patriarcal de que homens são superiores às mulheres. Se as mulheres se contentavam a pequenas ocupações são porque os homens causaram isso a elas, a sociedade machista as restringia de quaisquer assuntos que não as considerassem aptas a falar, tornando-as suas meras escravas. Qualquer mulher que tentasse falar seria calada.
 
O que define um suicídio altruísta?
O suicídio altruísta se caracteriza pela obediência cega, o indivíduo é coagido a realizar tal ato pela sociedade que o rodeia. Ele não sente apego pela sua individualidade.
Qual a relação entre tradicionalismo, obediência passiva e suicídio?
A vida social impõe vários comportamentos para as pessoas, esse comportamentos são ditados pelos aspectos domésticos, políticos e religiosos. O indivíduo, segue que segue a tradição existente na sua sociedade a obedece passivamente, sem nenhum questionamento, ele doa a sua vida individual a sua sociedade, assim pode acabar se suicidando pelo bem da sua sociedade. Um exemplo disso é o patriotismo, que leva as pessoas se suicidarem pelo seu país.
Qual a relação entre crise e suicídio? 
A crise é um ruptura com o estado de equilíbrio de uma sociedade, essa crise pode levar a uma onda de suicídio, pois as pessoas não sabem como reagir a situações fora de seu conhecimento. Crises econômicas são conhecidas por elevar o índice de suicídios, mas não porque a miséria está instaurada, isso se prova pois o suicídio continua quando o bem estar retorna. Segundo o autor “Tanto não é o crescimento da miséria que provoca o crescimento dos suicídios que também crises favoráveis, cujo o efeito é aumentar bruscamente a prosperidade de um país, agem sobre o suicídio do mesmo modo que os desastres econômicos.” (pág 306)
O que caracteriza o suicídio anômico?
O suicídio anômico se caracteriza pelas crises de suicídios que são cometidos em meio a anomalias sociais. O desemprego por exemplo pode levar a um maior número de pessoas se suicidarem. Durkheim ainda afirma que em momentos de crise o pobre está mais protegido do suicídio por estar acostumado a essa situação, já o rico fica mais exposto a essa realidade. 
No filme A Fita branca existe uma cena de suicídio. Qual dos tipos apresentados por Durkheim poderia caracterizar o dessa personagem?
No filme se pode identificar o suicídio egoísta, praticado por um lavrador logo após a morte de sua esposa em um acidente de trabalho. Após a morte da mulher, seus filhos em um ato de protesto e indignação, destroem a plantação do barão da cidade, pois eles o culpam pela morte da mãe. Assim a família do lavrador torna-se mal falada na cidade e eles não conseguem emprego. Pego no conflito da sua crise individual, sem poder ajudar sua família o lavrador comete suicídio.

Continue navegando