Buscar

Trabalho de Informática

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
TAREFA 01
ANGICOS-RN
23/082016
 
Sistemas Monoprogramáveis / Monotarefas
Os primeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa. Qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa corrente. Os sistemas monoprogramáveis, como vieram a ser conhecidos, se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa.
Neste tipo de sistema, enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. A memória é subutilizada, caso o programa não a preencha totalmente e os periféricos, como discos e impressoras, estão dedicados a um único usuário, nem sempre utilizados de forma integral.
Sistemas Multiprogramáveis / Multitarefas
Os sistemas multiprogramáveis ou multitarefa são uma evolução dos sistemas monoprogramáveis. 
Neste tipo de sistema, por exemplo, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo. Nesse caso, podemos observar o compartilhamento da memória e do processador. O sistema operacional se preocupa em gerenciar o acesso concorrente aos seus diversos recursos, como memória, processador e periféricos, de forma ordenad e protegida, entre os diversos programas.
Batch
Os sistemas batch foram os primeiros tipos de sistemas operacionais multiprogramáveis a serem implementados na década de 1960. Os programas, também chamados de jobs, eram submetidos para execução através de cartões perfurados e armazenados em disco ou fita, onde aguardavam para ser processados. Posteriormente, em função da disponibilidade de espaço na memória principal, os jobs eram executados, produzindo uma saída em disco ou fita..
Tempo Compartilhado
Esses sistemas compartilham o tempo de uso da CPU para diversos programas, e então consegue executar diversas tarefas e operações simultaneamente, porque o tempo do processador se divide em pequenos intervalos.
Nesse tipo de sistema, diferentemente do batch, há a interação com o usuário e, consequentemente a existência de mouse, teclado, monitor e outros periféricos para auxiliar essa interação.
Tempo Real
São os sistemas que onde dispositivos físicos externos ou o computador geram estímulos para que sejam interpretados e executados em um determinado intervalo de tempo.
Sistemas com Múltiplos Processadores
Os sistemas com múltiplos processadores são caracterizados por ter duas ou mais CPUs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um só programa seja dividido em partes, para serem executadas simultaneamente em mais de um processador.
Fortemente Acoplados
Nesses sistemas, há vários processadores compartilhando uma única memória, e os dispositivos de entrada e saída são gerenciados por um só SO, por isso, são considerados como multiprocessadores.
Fracamente Acoplados
Diferentemente dos fortemente acoplados, esses sistemas contam com mais de um sistema operacional conectados por linhas de interação, trabalhando e gerenciando independentemente seus processos e recursos, sejam de software ou hardware. Também são chamados de multicomputadores.
Referência: http://forum.imasters.com.br/topic/333787-tipos-de-sistemas-operacionais/

Continue navegando