Buscar

Metais e ligações metálicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metais e ligações metálicas
Lítio(Li);alumínio(Al);prata(Ag);ferro(Fe); e ouro(Au) são exemplos de substâncias metálicas. De um modo geral elas apresentam elevadas temperaturas de fusão, conduzem corrente elétrica no estado sólido e no estado líquido. A maioria das substâncias unidas por ligações metálicas também apresentam boa condutividade térmica e não são quebradiça, em vez disso,tende a sofrer deformações e não se rompem quando submetidas a um impacto com intensidade apropriada.
No modelo “mar de elétrons” para a ligação metálica, os cátions dos metais estão no máximo compactadas, formando o retículo cristalino metálico. As forças de repulsão entre cátions são equilibradas pelas forças de atração mútua que eles exercem pelo “mar de elétrons”.
Os cátions apresentam maior mobilidade no retículo cristalino por estarem “mergulhados” em um “mar” de elétrons. Isso permite que os cátions rolem sobre os outros sob ação de forças mecânicas e conferem a esses materiais grande capacidade de deformação sem que ocorram rupturas.

Outros materiais