Buscar

penal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Periclitação da vida e da saúde.
 Os crimes são de perigo, desta forma a conduta se da em somente colocar ou tentar colocar em perigo a outra pessoa (sujeito passivo). Não admitindo a modalidade culposa, tendo o sujeito ativo estar com conduta dolosa e se consumando com somente a exposição em perigo. Estes crimes tem como objeto jurídico a vida e a saúde. 
A diferença entre o artigo 130 e 131 e 132.
-Art. 130 é necessário que seja o contágio de doença venérea somente por relação sexual ou ato libidinoso para que se qualifique o crime. O verbo é expor sendo o crime de forma vinculada pois só existe uma forma de pratica-lo. Sua ação é Ação Penal condicionada. É um crime próprio pois o sujeito ativo tem que ser um portador de doença venérea, sendo o sujeito ativo sabendo ou devendo saber sobre a existência da doença.
*No caso em que o agente ague com a intenção de transmitir a pena é mais grave sendo de reclusão de um a quatro anos.
-Art. 131 o crime se qualifica quando houver qualquer ato que possa transmitir a moléstia grave. O verbo é Praticar, sendo um crime de forma livre pois há Varias formas de praticar o crime(não podendo ser por ato sexual, porque se for qualifica-se no crime 130.) Sua ação é Ação Penal Incondicionada.
*Neste crime o ato deve ser compatível com formas de contágio, a doença contagiosa pode ser incurável ou não. 
-Art. 132 Este crime também pode ser praticado como forma de omissão. Seu verbo é expor , seu ação é Ação Penal Publica Incondicionada. A pena neste crime é aumentada a um sexto em se tratando em exposição da vida ou da saúde de outrem, a perigo decorrente do transporte de pessoas na prestação de serviço a estabelecimento é exigida a vontade de expor a vida de outrem a perigo, nisso se concentra o dolo do autor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando