Buscar

Mora do credor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mora do credor.
 A mora do credor se caracteriza pelo não recebimento por parte do credo, nos lugares e formas acordadas no contrato, não tendo um motivo para o não recebimento.
 Para o credor entrar em mora a divida deve se positiva liquida e vencida e q o devedor tenha condições de pagar, se oferecendo realmente para efetuá-lo, e que haja recusa injustificada, expressa ou tácita, por parte do credor
Assim, se o devedor não agir com dolo frente à mora do credor, ele será isento da responsabilidade pela conservação da coisa objeto de pagamento, ficando liberado dos juros e da pena convencional.  E o credor arcara com o ressarcimento das despesas decorrentes de sua conservação. Agora, se o devedor, em virtude da mora do credor, deixar a coisa em abandono, estará agindo com dolo, já que a lei exige que se tenha um mínimo de cuidados com o objeto, assegurando o reembolso das despesas que efetuar.
Com isso o credor em mora responde ainda por eventual oscilação do preço. Pois terá de receber o objeto pela estimação mais favorável ao devedor
mora do devedor
 Conhecida como mora solvendi, debendi ou debitoris, a mora do devedor é caracterizada pelo descumprimento da prestação devida de acordo com o contrato. 
“Dois são, portanto, seus elementos: o objetivo, a não-realização do pagamento no tempo, local e modo convencionados, e o subjetivo, inexecução culposa por parte do devedor”.
De acordo com o artigo 395 do Código Civil: “Reponde o devedor pelos prejuízos a que sua mora der causa, mais juros, atualização dos valores monetários segundo índices oficiais regularmente estabelecidos, e honorários de advogado.”
+ lucro cessante e oq deixara de receber.

Continue navegando