Buscar

ciencias sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Um tema corrente na Sociologia, no tocante às relações trabalhistas, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Estamos nos referindo à (adaptado de UNICENTRO 2012):
		
	
	Émile Durkheim.
	
	Augusto Comte.
	
	Herbert Spencer.
	 
	Karl Marx.
	
	) Max Weber.
	
	 
	Ref.: 201605777549
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O mundo não é. O mundo está sendo. Como subjetividade curiosa, inteligente, interferidora na objetividade com que dialeticamente me relaciono, meu papel no mundo não é só o de quem constata o que ocorre mas também o de quem intervém como sujeito de ocorrências. Não sou apenas objeto da História mas seu sujeito igualmente. No mundo da História, da cultura, da política, constato não para me adaptar mas para mudar¿. (Paulo Freire: 1997:85-86) No texto acima identificamos um dos princípios básicos do materialismo histórico, metodologia de análise nos estudos sociais desenvolvidos por Marx. Assim, sobre o materialismo histórico é NÃO é correto afirmar que:
		
	 
	Consiste na importância das posições filosóficas na análise da vida das sociedades
	 
	Consiste em uma maneira de pensar as idéias que determinam natural e divinamente a consciência humana
	
	Considera que todas as coisas naturais ou históricas não são fatos estáticos, acabados, mas em movimento.
	
	Considera que todas as coisas naturais ou históricas construídos a cada momento, sempre em transformação, logo historicamente determinados.
	
	Considera que são as condições materiais instituída pela sociedade que propiciam ao ser humano sua consciência ¿ pensar desta ou daquela maneira
	
	 
	Ref.: 201605685077
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O materialismo histórico foi a corrente mais revolucionária do pensamento social, tanto no campo teórico como no da ação política. E o Materialismo histórico pode ser conceituado como
		
	 
	Filosofia formulada por Marx e Engels que desenvolve em estreita conexão com os resultados da ciência e com a prática do movimento operário revolucionário
	
	Período de transição do socialismo para o comunismo, durante o qual as condições materiais são criadas para a construção do socialismo
	
	Etapa que se segue ao socialismo, quando as classes deixam de existir e o Estado se extingue.
	
	Corrente hostil ao marxismo que defende a natureza como fonte de sobrevivência.
	 
	Doutrina marxista do desenvolvimento da sociedade humana, que vê no desenvolvimento dos bens materiais necessários á existência a força primeira que determina toda a vida social, que condiciona a transição de um regime social para outro
	
	 
	Ref.: 201605597780
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Na teoria de Karl Marx, as categorias infraestrutura e superestrutura referem-se, respectivamente:
		
	 
	à base econômica e à esfera jurídico-política e ideológica.
	 
	ao modo de produção e às ideologias dominantes.
	
	à base material e ao mundo das ideias e valores.
	
	a mais valia.
	
	à base produtiva e à esfera política.
	
	 
	Ref.: 201605019283
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque a única sentença correta. 1 - "Pela exploração do mercado mundial a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela retirou à indústria sua base nacional. As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a sê-lo diariamente. (...) Em lugar das antigas necessidades satisfeitas pelos produtos nacionais, nascem novas necessidades, que reclamam para sua satisfação os produtos das regiões mais longínquas e dos climas mais diversos. Em lugar do antigo isolamento de regiões e nações que se bastavam a si próprias, desenvolve-se um intercâmbio universal, uma universal interdependência das nações. E isso se refere tanto à produção material como à produção intelectual. (...) Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras." (MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global, 1981. p. 24-25.) Com base no texto de Karl Marx e Friedrich Engels, publicado pela primeira vez em 1848, é correta a afirmativa.
		
	
	A expansão do modo capitalista de produção em escala mundial encontrou empecilhos na mentalidade burguesa apegada aos métodos tradicionais de organização do trabalho.
	
	Na maioria dos países não europeus, a universalização do capital encontrou barreiras alfandegárias que impediram sua expansão.
	
	A dificuldade de comunicação entre os países, devido ao baixo índice de progresso tecnológico, adiou para o século XX a universalização do modo capitalista de produção.
	
	Desde o início, a expansão do modo burguês de produção fica restrita às fronteiras de cada país, pois o capitalista é conservador quanto às inovações tecnológicas.
	 
	O processo de universalização é uma tendência do capitalismo desde sua origem, já que a burguesia precisa de novos mercados, de novas mercadorias e de condições mais vantajosas de produção.
	
	 
	Ref.: 201605587833
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O homem, reduzido a gestos mecânicos, tornado esquizofrênico pelo parcelamento das tarefas, foi retratado em Tempos Modernos, filme clássico de Charles Chaplin. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social:
		
	
	Ação social
	
	Práxis
	
	Ordem social
	 
	Alienação
	
	Anomia
	
	 
	Ref.: 201605246229
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A obra do alemão Karl Marx marcou como um corte de navalha o pensamento ocidental do séc. XIX. Seu objeto de pesquisa fundamental, para não dizer o único foi à sociedade capitalista do seu tempo. (...) Ele observou que havia um processo histórico em curso que, enquanto levava a burguesia à condição de classe dominante, expropriava dos trabalhadores manuais seus instrumentos de produção e seus saberes (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 32). De acordo com Marx, ao serem submetidos a este duplo processo de expropriação, que envolvia as ferramentas e o próprio saber relacionado à produção, os trabalhadores seriam levados a um quadro de...
		
	
	coerção.
	
	espoliação.
	 
	alienação.
	
	conflito social.
	
	dominação.
	
	 
	Ref.: 201605242345
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	"A historia de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a historia das lutas de classes." A frase acima corresponde ao pensamento de qual autor?
		
	
	CHARLES DARWIN
	
	MAX WEBER
	
	AUGUSTO COMTE
	
	EMILE DURKHEIM
	 
	KARL MARX

Outros materiais