Buscar

governo eletronico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ref.: 201605268190
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A prestação de bons serviços públicos possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas e melhor que sejam sustentáveis. Promover o bem-estar coletivo deve ser a missão da administração pública, e isso deve ser buscado tanto em termos econômicos, como sociais e ambientais. Um marco chave para a interação com o cidadão é o governo eletrônico, que é um instrumento facilitador do controle civil sobre ações da administração pública e de atos de seus gestores, sejam políticos ou administradores. Outros benefícios gerados pelo governo eletrônico são:
		
	
	inclusão digital, já que legalmente os órgãos públicos federais possuem equipamentos informáticos e acessórios para atender necessidades de seus cidadãos.
	 
	facilidade no acesso de informações e ampliação de canal de comunicação via internet.
	
	melhor acompanhamento de performance profissional, visto que o uso de câmeras de vídeo aliada à informática, permite acompanhar o trabalho de servidores.
	
	disponibilidade de atendimento on-line e de uso de comunicação instantânea (chats) para atender questões dos cidadãos em quaisquer órgãos e esferas
	
	realização de todo tipo de compras de produtos e serviços, por meio de mecanismo de licitação, o pregão eletrônico
	
	 
	Ref.: 201605177698
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Predomínio da lógica das redes: tal lógica que caracteriza todos os tipos de relações complexas pode ser, graças às novas tecnologias, materialmente implementada em qualquer tipo de processo, esta é uma das características da:
		
	
	Sociedade Arcaica.
	 
	Sociedade da Informação.
	
	Sociedade feudal.
	
	Sociedade Computacional.
	
	Sociedade Industrial.
	
	 
	Ref.: 201605178021
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Computador, acesso à rede e domínio das ferramentas utilizadas em um computador, estes são os três instrumentos básicos para:
		
	 
	Inclusão digital.
	
	Empresas digitais.
	
	TI Verde.
	
	Sustentabilidade.
	
	Inclusão social.
	
	 
	Ref.: 201605178020
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Preencha a lacuna do texto abaixo: A ____________________, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
		
	
	informatização
	
	globalização
	
	democratização do acesso
	 
	inclusão digital
	
	inclusão social
	
	 
	Ref.: 201605652939
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sociedade da informação é um termo que também pode ser chamado de Sociedade do conhecimento ou Nova economia, surgiu no fim do Século XX vinda da expressão Globalização. Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão. As transformações que levam à sociedade da informação definem um novo paradigma que, de acordo com Manuel Castells (2000), têm suas nuances, nas sentenças abaixo. Qual das sentenças "não" é uma destas características?
		
	 
	A convergência de tecnologia não é crescente.
	
	Sua matéria-prima é a informação.
	
	A alta penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias.
	
	Predomínio da lógica das redes.
	
	Flexibilidade, pois a tecnologia favorece processos reversíveis.
	
	 
	Ref.: 201605175913
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Sociedade passou por mudanças e evoluções e podemos reconhecer quatro fases distintas que seriam a Sociedade Primitiva, Sociedade Agrícola, Sociedade Industrial e Sociedade da Informação. Como podemos definir Sociedade da Informação:
		
	 
	Visão segundo a qual a tecnologia é vista como inserida numa rede de relações, para a qual concorrem os diferentes aspectos da vida em sociedade tendo como protagonistas diferentes atores, que se movimentam em redes, movidos por interesses específicos.
	
	É a teoria filosófica de que todo acontecimento é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade (causa e efeito).
	
	Conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
	 
	São arranjos socioeconômicos pós-industriais, marcados pela preponderância da informação e do conhecimento e pela predominância da utilização do ciberespaço revolucionando a cultura.
	
	Conhecimento prático e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
	
	 
	Ref.: 201605176506
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	É uma forma de organização do conhecimento que permitirá que muitos atos e estruturas meramente burocráticas simplesmente desapareçam e a execução de tarefas que exijam uma atividade humana mais complexa seja facilitada. Esta é definição de:
		
	
	TRANSPARÊNCIA.
	
	ACCOUNTABILITY.
	
	ACESSIBILIDADE.
	
	DEMOCRACIA.
	 
	GOVERNO ELETRÔNICO.
	
	 
	Ref.: 201605701874
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As leis de acesso à informação e a sua eficácia ainda enfrentam enormes desafios, mesmo em países reconhecidos pelo sucesso de suas políticas de divulgação. Os solicitantes denunciam atrasos excessivos e intransigência governamental, enquanto os funcionários públicos se queixam de solicitações exageradas e do fardo administrativo excessivo da divulgação. Um dos princípios da Lei de acesso a informação é a da abrangência do direito de acesso, que deve ser ampla com relação aos órgãos públicos e aos tipos de informação a serem disponibilizadas, por outro lado, este direito deve ser universalizante, ou seja, deve ter como objetivo alcançar a todos os cidadãos. Nesse contexto, de qual princípio estamos falando?
		
	
	Limitação das exceções.
	
	Promoção de um governo aberto.
	
	Obrigação de publicar.
	 
	Procedimentos que facilitem o acesso.
	 
	Máxima divulgação.

Outros materiais